Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

A luz já pode ser congelada

Enviado por Gilberto Godoy
a-luz-ja-pode-ser-congelada

     Pesquisadores alemães recém anunciaram um importante êxito no campo da informação: conseguiram congelar luz durante um minuto. Para dimensionar grandiosidade desta conquista, basta saber que geraram as condições específicas para deter à entidade mais veloz do universo, enquanto em um plano mais técnico, isto poderia ter importantes repercussões para o armazenamento de memória quântica e no processamento de informação.

     Ao suspender a trajetória da luz, assegura-se que mantenha suas propriedades de coerência quântica, tornando possível a construção da memória quântica baseada na luz. O caso é que quanto mais tempo a luz for mantida estática, melhor será o poder de processamento para a computação quântica. Dessa forma, a técnica poderia permitir comunicações quânticas mais seguras e mais rápidas em longas distâncias.

     O congelamento e controle da luz pode ser também ser utilizado para formar o núcleo, ou CPU, de um computador óptico, que, por sua vez, poderia transportar informações dez vezes mais rapidamente do que os dispositivos eletrônicos atuais, resolvendo o problema da velocidade máxima intrínseca da atual tecnologia do silício. Isto poderia significar um avanço real na busca pela criação de computadores super-rápidos, que utilizam luz ao invés de elétrons para processar a informação.

     Anteriormente já tinham conseguido congelar a luz durante 16 segundos, mas agora a marca foi superada em muito, o que facilitou o trabalho dos cientistas.Se quiser se aprofundar mais no assunto recomendo que consultes a descrição completa, publicada na revista Physics Review Letters, "Stopped Light and Image Storage by Electromagnetically Induced Transparency up to the Regime of One Minute".


    Fonte: negóciodigital

 

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Desde que foi possível à humanidade saber mais sobre a existência de outros planetas e galáxias, sempre quisemos responder a esta questão. Sabemos que há muitos planetas no Universo, mas poucos com propriedades similares às que temos na Terra.   (continua)


  •    Uma amostra de DNA encontrada em Sima de los Huesos, uma sítio geológico localizado na serra de Atapuerca, no norte de Espanha, foi analisada por pesquisadores que determinaram que se trata do material genético mais antigo desta classe ao que tivemos acesso, pois data de 430.000 anos.   (continua)


  •    Algumas descobertas científicas da humanidade são feitas sem que o descobridor tenha tido a ideia ou objetivo inicial de fazê-las. Em post completo veja 10 exemplos interessantes.


  •    Conversando com dois amigos físicos e Professores 'Pardais', descobri que há mais estrelas no Universo do que grãos de areia em todos os desertos e praias do mundo. Dificil de acreditar, mas o cálculo foi feito por astrônomos da Escola de Astronomia e Astrofísica da Austrália, em um estudo divulgado pela BBC.   (continua)


  •    Você tem medo de viajar de avião? Esta notícia pode ser positiva mas você deverá esperar algum tempo. O engenheiro ucraniano Tatarenko Vladimir apresentou o projeto de um avião que se separa em duas partes em caso de acidentes. De acordo com o inventor, o projeto poderia salvar centenas de vidas.   (continua)


  •    "Olá, meu nome é Stephen Hawking. Sou físico, cosmologista e às vezes sou um sonhador. Ainda que não consiga me mover e tenha que falar mediante um computador, dentro de minha mente sou livre..." Com esta frase começa o fantástico documentário onde Stephen Hawking nos revela...   (continua)


  •    O fim da existência é inerente à natureza, pois tudo o que existe tem um começo e um fim. É exatamente por isso que “profetas” ao longo da História têm se aproveitado dessa lógica para datar (o último estava programado para ontem) o dia do Apocalipse. Mas a Ciência só pode dar...   (continua)


  •    A Teoria das cordas (ou teoria das supercordas) é um modelo físico cujos blocos fundamentais são objetos extensos unidimensionais, semelhantes a uma corda, e não por pontos sem dimensão (partículas) que eram a base da física tradicional. Por essa razão, as teorias baseadas na...   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília