Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Cientistas encontram sinais da 'partícula de Deus'

Enviado por Gilberto Godoy
cientistas-encontram-sinais-da--particula-de-deus-

 

     Cientistas afirmaram ontem que encontraram sinais do bóson de Higgs, uma partícula que se acredita que tenha exercido um papel vital na criação do Universo depois do Big Bang. Cientistas do centro de pesquisas Cern, situado perto de Genebra, disseram, entretanto, que não encontraram nenhuma prova conclusiva da existência da partícula que, de acordo com as teorias prevalecentes da física, confere a todas as coisas do universo a sua massa.

     Os coordenadores de duas experiências, chamadas Atlas e CMS, revelaram seus achados em um seminário lotado no Cern, onde tentam encontrar traços de bóson ao colidir partículas em alta velocidade no Grande Colisor de Hádrons.

     "Os dois experimentos têm seus sinais apontando essencialmente para a mesma direção", disse Oliver Buchmueller, físico sênior do CMS. "Parece que tanto o Atlas como nós descobrimos que os sinais estão no mesmo nível de massa. Isso obviamente é muito importante."

     Fabiola Gianotti, a cientista encarregada pela experiência Atlas, disse que sua pesquisa afunilou a busca em um sinal centrado em torno de 126 GeV (giga elétrons-volt), que seria compatível com a força esperada de um Modelo Padrão de Higgs.

     "Acho que seria extremamente gentil da parte do bóson de Higgs de estar aqui", disse ela em um seminário para debater os achados. "Mas é muito cedo" para conclusões finais, disse ela. "São necessários mais estudos e mais dados. Os próximos meses serão muito excitantes...Não sei quais serão as conclusões."

     Na teoria, o bóson de Higgs é a partícula que dá massa a todas as outras partículas fundamentais. Enquanto sua descoberta poderá consolidar o atual conhecimento sobre partículas (como elétrons e fótons), os resultados do trabalho no Cern também podem comprovar que ele não existe. Tal resultado enfraqueceria as bases de teorias aceitas sobre a formação do universo.

     "Se os primeiros indícios do bóson de Higgs forem confirmados, então é o início da aventura de desvendar os segredos dos constituintes fundamentais do Universo", disse Stephen Haywood, líder do Grupo Atlas, do Laboratório STFC Rutherford Appleton.

     Fonte: Robert Evans - Reuters 

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Algumas descobertas científicas da humanidade são feitas sem que o descobridor tenha tido a ideia ou objetivo inicial de fazê-las. Em post completo veja 10 exemplos interessantes.


  •    Conversando com dois amigos físicos e Professores 'Pardais', descobri que há mais estrelas no Universo do que grãos de areia em todos os desertos e praias do mundo. Dificil de acreditar, mas o cálculo foi feito por astrônomos da Escola de Astronomia e Astrofísica da Austrália, em um estudo divulgado pela BBC.   (continua)


  •    Você tem medo de viajar de avião? Esta notícia pode ser positiva mas você deverá esperar algum tempo. O engenheiro ucraniano Tatarenko Vladimir apresentou o projeto de um avião que se separa em duas partes em caso de acidentes. De acordo com o inventor, o projeto poderia salvar centenas de vidas.   (continua)


  •    "Olá, meu nome é Stephen Hawking. Sou físico, cosmologista e às vezes sou um sonhador. Ainda que não consiga me mover e tenha que falar mediante um computador, dentro de minha mente sou livre..." Com esta frase começa o fantástico documentário onde Stephen Hawking nos revela...   (continua)


  •    O fim da existência é inerente à natureza, pois tudo o que existe tem um começo e um fim. É exatamente por isso que “profetas” ao longo da História têm se aproveitado dessa lógica para datar (o último estava programado para ontem) o dia do Apocalipse. Mas a Ciência só pode dar...   (continua)


  •    A Teoria das cordas (ou teoria das supercordas) é um modelo físico cujos blocos fundamentais são objetos extensos unidimensionais, semelhantes a uma corda, e não por pontos sem dimensão (partículas) que eram a base da física tradicional. Por essa razão, as teorias baseadas na...   (continua)


  •    A física moderna apóia-se em dois pilares: a teoria da relatividade geral, que explica o universo em grande escala (planetas, estrelas, galáxias), e a Mecânica quântica, que descreve-o em escala microscópica (partículas, átomos, moléculas). A primeira deve-se a Albert...   (continua)


  •      Resultados da experiência OPERA, no CERN surpreendem cientistas ao indicarem que neutrinos podem viajar mais rápido que a luz. Resultados que podem pôr em causa Teoria da Relatividade de Einstein. Caso o evento seja confirmado por outros cientistas, a física terá, praticamente, de ser reinventada.   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília