Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Como formar bons leitores - Suely Braga

Enviado por Suely Braga
como-formar-bons-leitores----suely-braga

   Desde o primeiro aninho, ainda no colo da mãe, a criança deve entrar em contato com o livro. É preciso que a criança toque no livro, folheio-o, cheire-o. Atualmente há milhares de livros maravilhosos, atraentes, encantadores bem ao gosto de cada etapa infantil. Estão se multiplicando também  os escritores de literatura infantil.

   A mãe ou o pai deve contar histórias ,colocar CDS com historinhas que são uma imensa variedade.Sabe-se que isto não é fácil para os pais sempre muito ocupados, com o corre-corre do dia a dia, para a própria sobrevivência.Há muitos casos em que a família se encontra só à noite.Os pais retornam já cansados por um dia estafante de trabalho.Muitas vezes os filhos ficam à mercê da babá eletrônica,a televisão, que já vai formando pequenos consumistas.

    Na escolinha ,é imprescindível que a professora coloque,entre as atividades infantis, a contação de histórias,o manuseio do livro e a visita à biblioteca para a”hora do conto “.As crianças devem interpretar o livro,através das gravuras,desenhos,pinturas,contando-as oralmente.

  Na alfabetização  ,quando o aluno já sabem ler devemos levá-los à pequenas leituras interpretando-as oralmente e até escrevendo algo sobre a história.

 

 

 

Para formarmos pequenos leitores ,na escola,devemos incentivá-los e motivá-los a entrarem em contato com a literatura e a poesia.

Apesar do progresso e o desenvolvimento acelerado da tecnologia,pois as crianças hoje,desde a tenrra idade já manuseiam com certa habilidade celulares,entrar no computador e até na internet,que abre as portas do mundo para elas. Isto é algo maravilhoso ,mas não basta.O livro se faz importante para cultivar e desenvolver a imaginação e a emoção infantil.O ato de ler ou escrever um livro é um ato solitário,onde o leitor cria as suas próprias imagens e passeia com os personagens.

  A poesia não deve faltar na sala de aula,lida interpretada oralmente,declamada ,interpretada com desenhos,pinturas pois desenvolve a sensibilidade,estimula os tímidos e se descobre talentos.Sei de casos de alunos rebeldes,desinteressados, que na sala de aula descobriu-se  seu talento e foi recuperado.

  O livro para se tornar interessante ,deve respeitar  a faixa etária do aluno e os seus interesses.

    Quando lecionava nas primeiras séries e no fundamental   Língua portuguesa e Literatura no ensino médio sempre trabalhei muito com textos e o livro na sala de  aula.Não tínhamos ainda os recursos da internet,mas tínhamos uma biblioteca muito rica,que era visitada semanalmente pelos alunos com a bibliotecária orientando-os.Eu interagia com as outras artes: música,teatro,dança.

 

 

 

 

 Não me prendia aos livros didáticos.

 Hoje os professores dispõem dos recursos da internet ,bastante usados.No entanto,muitos professores,por comodismo se abstêm de usar estas ferramentas que se encontram à sua disposição.É muito comum usarem as famosas fichas de leitura,que podem levar  o jovem a não ler ,mas

simplesmente usar a resenha do livro ,ou copiar da internet.Isto é muito comum quando o professor pede uma dissertação.

    Tive um caso na família, de um aluno , que até a terceira série do fundamental adorava ler e escrevia muito bem  .Por causa de uma ficha de leitura , que a professora da quarta série pediu e não valorizou o seu trabalho,isto criou uma barreira intransponível, com a leitura.Depois de jovem e adulto,detestou literatura.

  O que pode fazer uma professora sem tato e sensibilidade com um aluno.

  O ensino está muito desqualificado.Os professores saem das Faculdades mal preparados.É urgente que os professores recebam boa formação , conhecimento também psicológico e tenham sensibilidade para trabalharem coma literatura e ajudar a formar bons leitores e escritores.Quem não lê muito, não aprende a escrever.

 

 

 

 

 

Há vários tipos de leitura,segundo as motivações e os desejos dos leitores, ou dos objetivos atribuídos à leitura  pela escola. Todos os professores das disciplinas devem interagir com o professor de Língua Portuguesa e Literatura..Todas a disciplinas do currículo devem levar os alunos a lerem textos descritivos,narrativos e dissertativos afim de ajudar o aluno na compreensão de aspectos relacionados a dois grupos conceituais linguísticos importantes qual sejam: coerência e a coesão textuais presentes em todos os textos bem estruturados linguísticamente.

Ler textos informativos,opinativos,divulgados nos meios de comunicação social :jornais,revistas, textos políticos,divulgação científica.

   Se os professores tivessem uma formação contínua e usassem adequadamente as ferramentas da tecnologia, que têm a seu dispor e da criatividade,não teríamos tanto fracasso dos alunos em Língua Portuguesa.

  Não podemos desconhecer a safra de escritores e poetas jovens muito bons.Certamente em sua jornada escolar tiveram alguém, que os incentivou e os ajudou a se tornarem bons leitores e bons escritores.

 

          SUELY BRAGA

Professora de Língua Portuguesa, Literatura,Orientadora Educacional e escritora.  Osório RS, 03/03/2011.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Tenho um amigo jornalista que adora fazer listas de preferência: os 10 mais de todos os tempos, os 100 piores, os 1000 imperdíveis, e por aí vai. Desconfio que ele se sinta em êxtase até mesmo quando a esposa coloca em suas mãos uma reles lista de compras do supermercado.   (continua)


  • "Ser ou não ser, eis a questão.
    O que é mais nobre? Sofrer na alma
    As flechas da fortuna ultrajante
    Ou pegar em armas contra um mar de dores
    Pondo-lhes um fim? Morrer, dormir
    (continua)


  •      "Esse espanto perante a ordem é a primeira inspiração da ciência. Quando um cientista enuncia uma lei ou uma teoria, ele está contando como se processa a ordem, está oferecendo um modelo de ordem. Agora ele poderá prever como a natureza vai se comportar no futuro. É isto que significa testar uma teoria: ver se, no futuro, ela se comporta da forma como o modelo previu."   (continua)


  •    A moral política não pode proporcionar à sociedade nenhuma vantagem durável, se não for fundada sobre sentimentos indeléveis do coração do homem. Toda lei que não for estabelecida sobre essa base encontrará sempre uma resistência à qual será constrangida a ceder. Assim, a menor força, continuamente aplicada, destrói por fim um corpo que pareça sólido, porque...   (continua)


  •    "As qualidades que eu admirava no meu pai eram a sua brandura, a sua firme recusa em se desviar de qualquer decisão a que tinha chegado, a sua completa indiferença às falsas honrarias; o seu esforço, a sua perseverança e vontade de ouvir atentamente qualquer projecto para o bem comum; a sua invariável insistência em que as recompensas devem depender do mérito; o seu hábil sentido de oportunidade para puxar ou soltar as rédeas...   (continua)


  •      Muito interessante este link para os que gostam de literatura. Vale a pena!

          http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/jogoLiteratura/
     


  •    Ainda que uma lista de "melhores" em qualquer coisa sempre termine em polêmica, talvez ditos questionamentos seriam menores se a lista fosse realizada por pessoas experimentadas no tema ou no mínimo com um grau aceitável de conhecimento sobre o mesmo. E em literatura, talvez poucas pessoas sejam tão apropriadas para opinar sobre o assunto...   (continua)


  •    Em outro capítulo falei de Adolpho Bloch, não o atual, o milionário de Manchete. Não. O fundador de um império grá­fico interessa menos. O grande Adolpho é o de Pereira Nunes, de pé descalço e calça furada. Era menino e passava fome. Ho­je, ele muda de automóvel como de camisa. Todo o dia sai com um carro novo. E aqui está o suave milagre: ...   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília