Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Dia do Teatro

Enviado por Gilberto Godoy
dia-do-teatro

   Este post é em homenagem ao Dia do Teatro que comemora-se hoje.  Abaixo vão as descrições de algumas das melhores peças teatrais totalmente brasileiras entre muitas outras de grandes escritores.

   Teatro é um termo de origem grega que designa o conjunto de peças dramáticas para apresentações em público. O teatro é uma forma de arte na quais vários ou um ator apresenta determinada história que desperta vários sentimentos no público. A ideia de teatro que conhecemos hoje surgiu na Grécia Antiga, século IV a.C., era um lugar onde eram realizadas as cerimônias religiosas para Dionísio, o deus grego do vinho. No Brasil o teatro surgiu no século XVI com as composições teatrais escritas por padres Jesuítas nas divulgações de fé religiosas entre as tribos indígenas. Mas foi a partir no século XIX que a arte de representar começou a se desenvolver fortemente no Brasil.


   Auto da Compadecida
   A peça teatral o Auto da Compadecida foi escrita em 1955 pelo autor brasileiro Ariano Suassuna, sendo a primeira encenação em 1956, em Recife e Pernambuco, com direção de João Cândido. O Auto da Compadecida tem elementos da literatura do cordel, gênero comédia, traços do barroco católico e uma mistura da cultura popular e tradição religiosa. A peça foi apresentada pela Rede Globo de televisão no ano de 1999 em forma de filme que faz sucesso até hoje.

   O Juiz de Paz na Roça
   O Juiz de Paz na Roça também é uma das melhores peças teatrais do Brasil escrita em 1838 por Martins Pena. A peça de teatro é uma comédia com 23 atos, sendo a primeira obra de Martins Pena a ser apresentada em forma de teatro, no dia 4 de outubro de 1938, no teatro de São Pedro, pela companhia teatral de João Caetano.

   A Partilha
   A Partilha é uma peça atual e foi escrita e dirigida por Miguel Falabella em 1991, ficando em cartaz por 6 anos, sendo apresentando em 12 países. Por causa do grande sucesso que fez, Miguel Falabella escreveu no ano 2000 a continuação da peça chamada A Vida Passa, e no ano 2002 foi feito o filme do teatro.

   O Pagador de Promessas
   A peça teatral o Pagador de Promessas foi escrita pelo dramaturgo brasileiro Dias Gomes, e sua primeira encenação foi em São Paulo pelo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), no ano de 1960. O Pagador de Promessas inspirou o filme homônio de 1962, que venceu o prêmio de Ouro no Festival de Cannes.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  • "Para isso fomos feitos:
    Para lembrar e ser lembrados
    Para chorar e fazer chorar
    Para enterrar os nossos mortos —
    Por isso temos braços longos para os adeuses...
    (continua)


  •    Criado pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) em 2012, o Dia Internacional da Felicidade é comemorado no dia 20 de março. De acordo com a resolução estabelecida pela organização, “a busca pela felicidade é um objetivo humano fundamental". Hoje também é a data em que B.F. Skinner faria aniversário. E para comemorar a felicidade de ter aprendido com os conceitos e com a existência dele...   (continua)


  • Hoje, dia 14 de março, noosa homenagem ao Dia Nacional da Poesia.

    “Um homem demora muito tempo a fazer-se.
    Não somos como aqueles passaritos que se soltam na imensidão dos céus
    Pouco tempo depois de terem visto a luz.
    Trazemos em nós uma semente que demora a germinar,
    Que se gasta nessa tarefa muitos anos de agitação e silêncio.
    (continua)


  •    Homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
      “No princípio eu era a Eva criada para a felicidade de Adão. Mais tarde fui Maria, dando à luz aquele que traria a salvação. Mas isso não bastaria para eu encontrar perdão. Passei a ser Amélia, a mulher de verdade para a sociedade, não tinha a menor vaidade mas sonhava com a igualdade. Muito tempo depois decidi: não dá mais! Quero minha dignidade, tenho meus ideais! Hoje não sou...   (continua)


  •    Pela oportunidade de ter tido sonhos, saúde, trabalho, amigos, de andar, de respirar, de fazer acontecer... Pela oportunidade dos enganos que aprimoraram escolhas, pela fé e pela certeza da força dos comportamentos, agradeço a este ano que finda. Que o próximo ano traga novos desafios e realizações para todos nós. Feliz Ano Novo.


  •    O último dia do ano não é o último dia do tempo. Outros dias virão e novas coxas e ventres te comunicarão o calor da vida. Beijarás bocas, rasgarás papéis, farás viagens e tantas celebrações de aniversário, formatura, promoção, glória, doce morte com sinfonia e coral, que o tempo ficará repleto e não ouvirás o clamor, os irreparáveis uivos do lobo, na solidão. O último dia do tempo não é o último dia de tudo.   (continua)


  •    Meu amigo, não te esqueças. Pelo Natal do Senhor, abre as portas da bondade, ao chamamento do amor. Reparte os bens que puderes às luzes da devoção. Veste os nus. Consola os tristes, na festa do coração. Mas, não te esqueças de ti no banquete de Jesus: segue-lhe o exemplo divino de paz, de verdade e luz. Toma um novo compromisso...   (continua)


  •    Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília