Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Grupo de Estudos sobre 'Autoconhecimento e Finanças'

Enviado por Gilberto Godoy
grupo-de-estudos-sobre--autoconhecimento-e-financas-

 

     O Instituto Godoy & Casa da Cultura promovem um Grupo de Estudo sobre "A importância do autoconhecimento para o gerenciamento profissional e financeiro".

      A constatação da existência de um grupo de pessoas, cada vez maior, com falta de habilidade e competência para gerir sua vida profissional e financeira de forma satisfatória, me fez organizar este Grupo de Estudos, para psicólogos e estudantes de psicologia, com o objetivo de entender melhor as necessidades humanas, o consumo e as possibilidades de satisfação que as contingências de cada um permite.

      Assim, vamos discutir a natureza humana, suas características, necessidades, limitações; as relações sociais do capitalismo e nossa capacidade de adaptação a elas; as formas de melhorar a compreensão do nosso papel no mundo, nossas limitações e potencialidades; técnicas úteis na maximização de ganhos financeiros etc.  O enfoque a identificação e o planejamento de contingências para alcançar melhores resultados, seja na vida estudantil ou profissional.

      Pretendemos responder e aprofundar as seguintes questões:

- Quais conhecimentos relativos ao homem são relevantes na compreensão das leis do consumo?
- Qual a função do dinheiro no mundo moderno?
- Como e porque economizar dinheiro?
- Qual a relação entre seus comportamentos e sua vida financeira?
- O que são ‘ativos’ e ‘passivos’ e como transformar ‘passivos’ em ‘ativos’?
- Como se organizar para ser mais efetivo na vida profissional e financeira?
- Porque você consome o que consome?
- Como aumentar o valor do que você consome?
- Qual a relação entre autoconceito e o dinheiro?
- Quais as armadilhas das contingências sociais do capitalismo?
- Porque o capitalismo não é bom nem ruim, apenas consequente!?
- Porque consumir é tão reforçador?
- Como equilibrar economia X gastos efetivamente importantes?
- Qual o papel do autoconhecimento no consumismo?
- Existem técnicas para melhorar a relação entre gastos X economia?
- Como a psicologia pode ajudar a construção de uma sociedade mais justa e consciente?


      Objetivo

      Promover uma melhor compreensão a respeito da natureza humana, suas necessidades e características e sua relação com as contingências sociais de consumo, dando ênfase para a importância do autoconhecimento no processo de estruturação de uma vida profissional e financeira mais efetiva e consciente.


     Tópicos Gerais do Programa:

A natureza humana: história e características

Aprendizagem: conceitos, esquemas, regras e implicações

Autoconhecimento: autoconceito e autocontrole

Economia e comportamento: consequências para a vida diária

Relações entre autoconceito e "comportamento econômico" inadequado

Questões sociais: contingências complexas de determinação e controle

Técnicas pragmáticas de economia pessoal: regras, planilhas e disciplina


     Mais informações: contato@gilbertogodoy.com.br

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    A CNN fez uma matéria sobre um novo fenômeno no Vale do Silício: pais que trabalham na indústria da tecnologia estão colocando seus filhos em escolas criadas para evitar a tecnologia. Na escola mostrada na reportagem, a escola Waldorf da Peninsula, não há nenhum computador por lá. Pais, como o executivo do eBay que aparece na matéria, acreditam que há tempo para tecnologia fora da escola, e que...   (continua)


  •      Muitos pais estabelecem, desde a infância, uma quantia de dinheiro que dão aos filhos, para que estes possam aprender a administrar seu próprio "salário". Entretanto, é preciso saber dosar o "benefício" dos filhos, mostrando a eles que é preciso cumprir algumas normas e que o dinheiro não vem de forma gratuita. É essa linha de pensamento que Vitor Yamada, juiz do trabalho de Rondônia, usa com seus dois filhos, Giullia e Vitor.   (continua)


  •    No meu tempo de criança, os pais eram pessoas esforçadas pelo sustento da família. Com ostentação ou sem, as pessoas eram mais preocupadas com o trabalho do que com ser feliz. Talvez por isso, já que filhos querem sempre fazer tudo diferente dos pais, agora todo mundo quer fazer o filho feliz...   (continua)


  •    À primeira vista, a educação doméstica ou domiciliar, conhecida nos Estados Unidos como home school, causa estranheza. Como um pai ou uma mãe podem ser capazes de substituir a escola, mesmo sem terem experiência como professores? Parece loucura, mas além de eleger Trump, nos Estados Unidos...   (continua)


  •    Em 1946 George Orwel dizia: “Escrevo porque há uma mentira qualquer que quero denunciar…” “O Grande Irmão está de olho em você” é o famoso slogan do não menos famoso livro “1984” de George Orwell. Não preciso chover no molhado de apontar o lado visionário desse livro...   (continua)


  •    Inspire-se nestes doze princípios básicos para educar o seu filho com carinho e firmeza. Ser exemplar na educação dos meus filhos! Provavelmente, este sempre foi, é e continuará a ser o desejo de qualquer pai ou mãe. Possível de realizar? Confira em Post completo o texto do Manual de Lídia Weber, Analista do Comportamento.   (continua)


  •    Você já pensou em por que nós nunca esquecemos coisas que aprendemos quando criança? O ser humano aprende, preferencialmente, pela repetição. A criança repete o que os pais falam, o que os pais fazem, as músicas e os gestos. Mas na hora do estudo...   (continua)


  •    ​Dá pra acreditar que um professor possa ganhar 4 milhões de dólares por ano, honestamente, apenas dando aulas? No Brasil não, mas na Coreia do Sul isso é possível!  Lá existe a chamada hagwon, uma espécie de escola noturna de reforço escolar, para os ensinos fundamental e médio, onde...   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília