Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Os cuidados com as compras na internet

Enviado por Gilberto Godoy
os-cuidados-com-as-compras-na-internet

Caso o consumidor decida adquirir algum produto pela internet, alguns cuidados devem ser observados:

1. Preços muito baixos

Todos conhecemos o ditado, “que quando a esmola é grande, o santo desconfie”. A internet está cheia de casos em que o ditado popular é útil... Claro que os preços no comércio eletrônico costumam ser mais baixos, devido a menores custos e, até mesmo, por conta da concorrência acirrada. Nesses casos, confira se a loja tem uma boa reputação, usando os vários sites de avaliação disponíveis e evite pagar por transferência bancária ou boleto.

2. Verificar a empresa

Vale a pena conferir se o site de e-commerce que você está acessando não está na lista feita pelos órgãos de defesa do consumidor dos sites a serem evitados.

3. Use seu cartão de crédito

Como é o meio mais comum nas compras pela internet, você pode desconfiar de qualquer loja que não aceite essa modalidade de pagamento. Muitas lojas utilizam-se de parceiros para realizar o pagamento, portanto, nesses casos, certifique-se de que o site que recebe o pagamento é seguro (há um ícone de um cadeado na parte inferior direita de seu navegador avisando isso!) e conhecido. Normalmente, esses sites somente liberam o pagamento após a confirmação da entrega do produto. Usando o cartão de crédito, a própria operadora concede um prazo ao consumidor para reconhecimento da compra e solicitação do estorno.

4. Contato das empresas

Ao fazer uma compra em uma loja virtual, o procedimento é que o resumo de sua compra, contendo os itens adquiridos, número do pedido, endereço e prazo de entrega e modo de pagamento sejam enviados para o consumidor pelo e-mail cadastrado. Quando o produto possui um valor alto, é possível que o próprio estabelecimento comercial ligue para seu telefone buscando conferir seus dados. Se isso ocorrer, confirme também as informações da compra que você está efetuando, de modo a certificar-se de que você está falando mesmo com a empresa.

5. Conferir as faturas

Além de cercar-se de todos os cuidados com relação ao pagamento e desconfiar de ofertas mirabolantes, vale a pena conferir se as compras listadas em seu cartão de crédito foram realmente feitas por você. Caso não reconheça alguma delas ou tenha dúvidas, entre em contato imediatamente com sua operadora de crédito.

Por fim, se não conseguir resolver o problema pelas vias administrativas, consulte um advogado!


     Fonte: Ildecer Amorim, Advogada via blog do Sombra

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Por Webster Franklin Da Carta Maior via blog Luis Nassif Online
      Para Samir Amin, estamos entrando em uma nova fase do capitalismo, uma etapa qualitativamente nova, caracterizada pela extraordinária centralização do capital, chegando a tal ponto que, hoje em dia, o capital monopólico controla absolutamente tudo.   (continua)


  •    O livro “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, é um sucesso de vendas no mundo todo. Muitos o classificam como um livro de “auto-ajuda” e, embora eu mesmo considere desnecessários muitos dos ensinamentos...   (continua)


  •    Digamos que você queira diminuir seus gastos mensais, seja para estancar um desequilíbrio financeiro, seja simplesmente para aumentar a poupança em busca de um desejado objetivo de consumo.   (continua)


  •    Segundo especialista, brasileiros geralmente não entendem a diferença entre poupar e investir, o que é essencial para quem quer ter as finanças saudáveis. Você sabe qual é a diferença entre poupar e investir? Para o planejador financeiro certificado (CFP) Janser Rojo, da Soma Invest, o brasileiro usa esses dois conceitos como se fossem sinônimos, e com isso acaba cometendo grandes erros na sua vida financeira.   (continua)


  •    A concentração no setor bancário americano chegou a níveis extremos. Há hoje 33% mais grandes bancos do que em 2000. De acordo com a Federal Deposit Insurance Corporation, foram 182 fusões e 107 consolidações por ano de 2001 a 2011. O resultado é que os cerca de 37 bancos importantes que existiam em 1990 hoje se resumem a quatro grandes: ...   (continua)


  •    Direitos sociais e trabalhistas duramente conquistados desde o início do século XX, especialmente depois do final do salazarismo e da ditadura militar grega estão sendo tragados a canetada. Estamos assistindo uma gigantesca regressão social. E agora na Espanha também. Seria cômico se não fosse trágico: o chamado "bom senso dos mercados financeiros"...   (continua)


  •    Chegar ao fim do ano com dívidas pode gerar angústia com a aproximação das festas e das pesadas despesas de início de ano. Veja a seguir o que fazer para se livrar das dívidas ou melhorar suas economias.   1. Forme uma reserva financeira se você é um “endividado controlado” - Ter dívida não é um problema. O crédito possibilita a ...   (continua)


  •    O grito “Ocupem Wall Street”, antes de ser um protesto contra a economia de mercado, exprime o profundo sentimento de injustiça social derivado da incapacidade dos governos que permitiram a destruição do emprego e do patrimônio de milhões de honestos cidadãos assaltados, de forma...   (continua)


Copyright 2011-2020
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília