Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Petros Chrisostomou: a fotografia da ilusão

Enviado por Gilberto Godoy
petros-chrisostomou--a-fotografia-da-ilusao

 

     O fotógrafo grego Petros Chrisostomou desafia o espectador a questionar-se sobre a realidade do que vê. É que ao observarmos as suas imagens, pensamos que estas retratam objectos enormes em cenários de tamanho natural. Só que, na verdade, isto é apenas uma ilusão criada pelo artista com o propósito de “baralhar” os nossos sentidos.

     Um ovo gigante? Um sapato capaz de alcançar o tecto? Sim, à primeira vista é isto que as imagens de Petros Chrisostomou mostram. O fotógrafo grego, nascido em 1981, transporta para este projecto um cenário surrealista que podia ter saído de “Alice no País das Maravilhas”. É que os objectos retratados parecem assumir dimensões próprias num mundo rodeado de construções fantasiosas.
 
     Só que, na verdade, o seu objectivo é mesmo esse: “baralhar” os sentidos dos espectadores, levando-os a crer que aquilo que vêem é real. Petros utiliza objectos comuns do dia-a-dia, como um sapato, uma caneta ou um ovo, e joga com o seu tamanho. Para conseguir o efeito pretendido, fotografa-os em miniaturas de cenários e junta-lhes a iluminação e o ângulo correcto, iludindo assim qualquer um.
 
     Nas suas imagens, os objectos passam de um tamanho normal a gigantes, tal como Alice - mas sem beber nenhuma porção mágica para os fazer crescer. Tornam-se desproporcionalmente grandes para os espaços que ocupam. Petros atribui a sua criatividade, em adulto, a uma infância “(…)antes do mundo dos jogos de computador. Nesse tempo, tínhamos de inventar os nossos próprios mundos imaginários, pondo um cobertor num par de cadeiras, coisas assim tão simples”.

     Atualmente, Petros vive em Nova Iorque. Em 2009 ganhou o Royal Academy/ Land Securities Awards, que lhe deu acesso a um espaço seu no 48 Oxford Street por um ano e uma exposição individual. Os seus projectos já passaram também por outros locais importantes como as “Galerie Xippas”, em Paris e Atenas, ou a “Ceri Hand Gallery”, em Liverpool.

     Fonte: http://obviousmag.org/archives/2011/11/petros_chrisostomou_a_fotografia_da_ilusao.html

     Veja o site do artista.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    O Getty Images, um dos maiores bancos de imagens do mundo, disponibiliza 35 milhões de imagens para uso gratuito na internet. A ferramenta que permite a internautas incorporar e compartilhar suas imagens em sites, blogs e mídias sociais de maneira similar que os vídeos do YouTube podem ser incorporados, disse a empresa.   (continua)


  •    A melhor coisa sobre fotografia de estradas e rodovias é que ao final o espectador pode ter novas impressões ainda não captadas pelo próprio fotógrafo original. Este tipo de fotografia nos permite congelar um desses momentos únicos e sonhar de olhos abertos focalizando a atenção em onde e para onde vão os sonhos e dramas das pessoas que cruzam estas estradas.   (continua)


  •      Qual a beleza de um olhar? Através de um conjunto de fotografias macro, podemos admirar a verdadeira beleza e complexidade do olho humano. O padrão aparentemente simples e uniforme, quando observado mais de perto, transforma-se e revela-nos uma complexidade de cores e formatos verdadeiramente extraordinários.

         Fonte: rankin portfolio


  •    Esta imagem corresponde à nova versão da Blue Marble que acaba de ser lançada pela NASA. Segundo eles, trata-se da "imagem mais surpreendente e com maior resolução jamais feita da Terra", superando com sobras a edição de 2010 e a original, aquela que podem ter visto uma e outra vez como o fundo de tela padrão do iPhone.    (continua)


  •    Através das imagens do fotografo britânico Ben Hall podemos apreciar a inquestionável beleza que a Natureza nos oferece. Embora a maioria seja tirada nas ilhas britânicas, Ben também já esteve a fotografar na Patagónia (Argentina) e na África do Sul. Apaixonado pela...   (continua)


  •    Quando a guerra começou no final dos anos 30, a população mundial era de aproximadamente 2 bilhões. Em menos de uma década, a guerra entre as nações do Eixo e os Aliados resultou em cerca de 80 milhões de mortes, matando aproximadamente 4% de todo o mundo. Neste momento...   (continua)


  •    Em 1994, o prémio Pulitzer de Fotojornalismo foi ganho com esta fotografia chocante de uma criança sudanesa, que viria a atrair as atenções do Mundo para o drama humanitário que se vivia, e ainda vive, no Sudão e um pouco por todo o Continente Africano. Campo de ensaio do mundo dito...   (continua)


  •    Em 1938, dois meses após a ocupação nazista, a pedido de um colega de Freud, o fotógrafo Edmund Engelman, tirou por volta de 150 fotos do consultório de Freud, dos familiares e de outras dependências da residência em "Berggasse 19", Vienna.   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília