Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Por fora bela viola, por dentro pão bolorento

Enviado por Gilberto Godoy
por-fora-bela-viola--por-dentro-pao-bolorento


        Revista Piauí - Agosto 2011

     É impossível cozinhar bem se os ingredientes que vamos usar estiveram guardados em uma geladeira bagunçada, cheia de pires e pratos destampados exibindo restos misteriosos. Geladeira em desordem, além de horrível é uma coisa muito arriscada porque os resquícios de alguma meleca podem grudar nas mãos do cozinheiro (ou passar para os ingredientes!) e estragar a receita, literalmente. Dentro da geladeira convivem alimentos perecíveis em vários estágios de preparação, desde ingredientes ainda crus (carnes, verduras, frutas), comidas prontas ou semiprontas e produtos industrializados (leite, manteiga, queijos, molhos e etc), e por isso é importante saber guardar tudo com muita ordem e higiene. Imagine que pesadelo, seus convidados adoecendo porque frequentaram a sua mesa!

     Jamais, seria um pesadelo. Urge, portanto, aprender as dicas de manutenção da boa ordem na geladeira, com Julia Musa Magaldi:

     1ª - Mantenha tudo separado, e dentro de potes de plásticos ou acrílico, embalado em saquinhos próprios para alimentos ou papel alumínio. É fundamental para evitar cheiros e garantir que se conservem. Evite guardar potes, pratos, cumbucas, copos ou tigelinhas sem tampa

     2ª - Separar os alimentos em grupos facilita a limpeza, a organização e evita a chatice de fuçar a geladeira inteira cada vez que você quer achar alguma coisa:

   a) Prateleira superior: tudo o que estiver prontinho para servir. Ex: carne assada, doces, arroz cozido, frios para fazer sanduíche, feijão etc

   b) Prateleira do meio: alimentos pré-preparados ou em processamento. Ex: carnes temperadas; recheios de tortas, verduras cozidas aguardando tempero, ovos.

   c) Prateleira inferior: alimentos crus. Ex: frango e carne, saladas não lavadas, algo em descongelamento.

     Essas duas providências simples servem também para evitar a Contaminação Cruzada dos alimentos, que é a transferência de microorganismos de um alimento ou superfície para outro. Por exemplo, se você usar a mesma faca para cortar um tomate e em seguida cortar queijo, ou pão, ou torta, pode estar contaminando um ingrediente com microorganismos do outro. O mesmo pode acontecer se ao deixar um peixe na geladeira para descongelar, o pacote acabar pingando sobre o que estiver guardado na prateleira inferior. É sempre bom manter as coisas que estão descongelando dentro de recipientes que impeçam esses vazamentos

 - A questão da validade é fundamental:

- Um alimento pronto deve ser consumido em até 72h (pescados em até 24h).

- Conservas caseiras devem ser consumidas em até 10 dias.

- Ovos com a casca duram até 14 dias e devem ficar guardados no interior da geladeira porque o abre e fecha causa variação de temperatura e compromete o que estiver guardado nas prateleiras que ficam na porta

- Respeite a data de validade dos alimentos industrializados. Antes de consumir dê sempre uma olhada no rótulo.

– Alimentos "perfumados" (ex.peixes e certos queijos) devem ser guardados em containers hermeticamente fechados e devem ficar bem separados dos outros itens para evitar que o cheiro passe para outras comidas.

     FREEZER

- Deve ser descongelado sempre que a camada de gelo chegar a 1cm de espessura.

- Como a geladeira, o freezer deve ser limpo com detergente, esponjinha, muito rigor e paciência

- Os alimentos também devem ser armazenados bem embalados ou em potes plásticos.

- Congelado não é sinônimo de eterno. O ideal é que os congelados sejam consumidos em até 30 dias.

- Se sua memória é normal, é sensato colar uma etiquetinha identificando o conteúdo de cada pote, a data em que foi congelado e a de validade

ATENÇÃO: se você descongelou, não congele novamente, é um perigo.
 

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •      Veuve Clicquot Ponsardin é uma casa de champanhe de Reims, França, e uma marca de champanhe, facilmente reconhecida pelo distinto rótulo laranja em sua garrafa. Fundada em 1772 por Philippe Clicquot-Muiron, Veuve Clicquot (pronunciado grosso modo vuuv clicô [ponsardan]) desempenhou um importante papel no estabelecimento da champanhe como bebida...   (continua)


  •        Você sabe em que país se consome mais café?
          O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Por meio-termo, a nível mundial uma pessoa consome 1,3 kg de café ao ano. Mas este número decuplica se citarmos os maiores consumidores de café do mundo, os finlandeses (12 kg por pessoa ao ano), seguidos pelos noruegueses (quase 10 kg), os suecos (8,4 kg) e os holandeses (8,2).   (continua)


  •       É um conhecimento comum que o vinho é um suco de uva que foi fermentado e envelhecido. Poderíamos perguntar por isso, porque o custo dispara a céu alto? Vinhos caros não são necessariamente onerosos, devido ao tipo de uva a que pertencem. Os produtores deste vinho são creditados a fazer este vinho mais macio, maduro, velho e bem fermentado. Além de um intrincado processo de extração , fermentação e engarrafamento , há uma química complexa que deve ser implementada no processo.   (continua)


  •    Pese que o Brasil  seja um dos maiores produtores e exportadores de café do mundo, o café que tomamos é em essência um dos piores, já que quase a totalidade dos grãos nobres tem como destino a exportação. Ainda assim, a maioria dos brasileiros acorda com um boa xícara ou caneca de café quente pela manhã...   (continua)


  •    A rabanada é uma fatia de pão de trigo (pão-de-forma ou baguete) que, depois de molhada em leite, vinho ou calda de açúcar, é passada por ovos e frita. As rabanadas fazem parte de muitas mesas em Portugal, e em várias ceias do Brasil também. Servem-se polvilhadas com açúcar e canela ou regadas com calda de açúcar, xarope de bordo ou mel. Que coisa boa é comer uma rabanada! 


  •    Eliane Contreras, editora de nutrição de Boa Forma, ensina receitas rápidas de overnight oats, uma alternativa leve e saudável para o café da manhã ou lanche.


  •      Toda compra exige uma certa cautela. Se você vai comprar um carro, você conversa antes com alguém que tenha o modelo que você tem interesse; se for usado, você conversa antes com o seu mecânico de confiança. Com o vinho não poderia ser diferente. Na hora de comprar você conversa com um amigo ou vai em uma casa especializada no ramo e conversa com o atendente.   (continua)


  •    Ainda que a maioria dos brasileiros tenham como desjejum apenas uma xícara de café preto e um pão com manteiga, seguem dizendo que o pequeno-almoço ou café-da-manhã é (ou deveria ser, no nosso caso) a principal refeição do dia, para proporcionar energia depois das...   (continua)
     


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília