Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Piazza San Marco: A Piazzeta e as Procuradorias

Enviado por Gilberto Godoy
piazza-san-marco--a-piazzeta-e-as-procuradorias

     O coração veneto bate em Veneza e o de Veneza bate na Piazza San Marco.

     Definida por Napoleão como o mais belo salão de festas da Europa, rodeado de obras-primas, visitar San Marco é um prazer inesquecível. Vamos começar pelo “portão” que dá acesso ao salão para quem vem do mar: a Piazzeta San Marco (foto abaixo), na verdade um prolongamento da grande praça, bem na margem do Canal Grande, e que tem de um lado o Palácio dos Doges e do outro a Libreria Sansoviniana, que abriga a Biblioteca Marciana.

     Ali estão as duas colunas de granito originárias de Constantinopla: no topo de uma delas está a estátua de São Teodoro e no da outra, o leão de São Marcos.

     Mas é ao atravessar a Piazzeta que entramos na praça monumental tendo, à direita de quem entra, o Palácio dos Doges, em seguida a Basílica. Os outros três lados são fechados pelas Procuradorias Velha, a Novíssima, dita Napoleônica, e a Nova. No ângulo formado com a Piazzeta e a Nova, fica o Campanário.

     Sem discordar que a Piazza San Marco parece um belo salão de baile, gosto também de compará-la a um teatro: as três Procuradorias cercam a “platéia” que dá para o “palco” onde estão, em esplendor, o Palácio Ducal e a Basílica.

     As Procuradorias são imponentes edifícios que têm esse nome porque ali se alojavam os Procuradores de São Marcos, o mais prestigiado cargo vitalício da República de Veneza, que só deviam obediência ao Doge. O primeiro procurador foi nomeado no século IX para cuidar da construção e administração da Basílica; em 1442, já eram nove os procuradores que formavam o Conselho Maior.

     A Procuradoria Velha fica ao norte da praça; a Nova, ao sul; e a Novíssima, a oeste. A Velha mede 152 metros desde a Torre do Relógio até a Novíssima. Tem 50 arcadas que correspondem a 100 janelas nos dois andares superiores. A original, do século XII, foi destruída pelo fogo e a que vemos hoje é do século XVI.

     A Nova foi iniciada em 1582 e respeita o desenho arquitetônico da primeira, o que colabora para a harmonia da praça. Ficou pronta em 1640. Já o edifício da Novíssima tem uma origem pouco nobre... Ali ficava, entre dois prédios, a Igreja de San Geminiano, uma das mais antigas de Veneza e da qual já se tinha notícia no século VI. Pois foi por vontade de um filho de Josefina, Eugênio, que se demoliu a igreja para unir as duas construções e assim fechar o “salão mais belo” com a ala Novíssima, ou "Napoleônica".

     As três Procuradorias hoje abrigam nos andares superiores diversos museus, e a diretoria dos Museus Cívicos Italianos. Sob as belas arcadas, lojas de arte, joalherias e cafés, entre eles o inacreditável Caffè Florian, de 1720, ainda em funcionamento. Sentar numa das mesas externas do Florian e ficar olhando longamente a praça é um presente de Deus. Sente e agradeça.

     Por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa via blog Luis Nassif Online

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Comprar um imóvel não é uma tarefa simples. É preciso pesquisar muito e, principalmente, achar um que cabe no bolso. Mas agora dá para pular toda essa parte da burocracia indo diretamente no site da Amazon e comprar seu “lar, doce lar” com apenas alguns cliques.   (continua)


  •    Alguma vez você já pensou em simplificar a vida e morar numa casa pequena, aconchegante e bem projetada, livre de preocupações e de políticos pouco honestos? Então taí uma boa possibilidade! Localizada no meio de um pitoresco bosque das montanhas Blue Ridge, no estado da Carolina do Norte, nos EUA...   (continua)


  •       Para aqueles que não estão familiarizados, Whistler Blackcomb é sem dúvida o destino preferido de esqui no Canadá. Localizado a 125 km ao norte de Vancouver, possui uma descida de 1.562 metros, a maior estação de esqui na América do Norte. E é ali neste país das maravilhas do inverno está localizado um chalé de 500 metros quadrados de área construída...   (continua)


  •    O Taj Mahal foi declarado patrimônio da humanidade pela Unesco e eleito como uma das novas sete maravilhas do mundo moderno. A obra está associada à história de amor entre o imperador Shah Jahan e sua esposa favorita Aryumand Banu Begam. O monumental mausoléu foi...   (continua)


  •    A famosa Fontana di Trevi fica numa pequena praça, formada pelo cruzamento de três vias, em italiano tre vie, e é daí que vem seu nome, a fonte marca o ponto final do aqueduto Acqua Vergine, um dos mais antigos de Roma. Reza a lenda que em 19 a.C, uma virgem ajudou os Romanos a encontrar uma...   (continua)


  •      O castelo de Beaumaris é um dos castelos projetados por James of St. George, a pedido do rei Edward I, que desejava construir uma linha de castelos para garantir o poderio dos ingleses sobre o noroeste do País de Gales. Seria o que ficou conhecido como Círculo de Ferro a proteger os ingleses numa terra onde não eram bem vindos.   (continua)


  •      Por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa - Belgrado, Sérvia

         A Catedral de São Sava, em Belgrado, capital da Sérvia, é a maior igreja ortodoxa que existe. Construída no planalto Vracar, no local onde se acredita que os restos mortais de São Sava foram queimados em 1595, por ordem do Paxá Sinan do Império Otomano. De onde está, domina toda Belgrado e é talvez o edifício mais monumental da cidade.
         Na praça ao lado da igreja está a estátua de Đorđe Petrović (1752/1817), conhecido como Karadorde (Black George), fundador da moderna Servia, que ajudou a libertar o país do Império Otomano.   (continua)


  •      Realmente tem muita coisa nesse mundo... um apartamento de 1,8 bilhões de ienes (aproximadamente 40 milhões de reais)... Conhecido por The House, no exclusivo bairro Minami-Azabu de Tóquio (o bairro mais caro da capital), o apê de apenas um quarto, tem 411,93 m2, área bastante para os padrões japoneses, por incompreensíveis 90 mil reais por metro quadrado, provavelmente o apartamento de 1 dormitório mais caro à venda.   (continua)


Copyright 2011-2021
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília