Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Viver em Portugal após aposentadoria

Enviado por Gilberto Godoy
viver-em-portugal-apos-aposentadoria

   Você sabia que é possível morar em Portugal depois de aposentado, ou viver de rendimentos próprios, como aluguel, bens propriedade intelectual, ou de aplicações financeiras?

   Portugal tem uma lei para receber cidadãos aposentados do mundo inteiro que desejam viver lá, desde que as pessoas tenham rendimentos suficientes para se manter no país.

   E Portugal dá isenção de impostos para esses novos moradores.

   Veja abaixo o que é preciso fazer e as vantagens que Portugal oferece ao estrangeiro aposentado, além da qualidade de vida e segurança, claro.

   O que fazer

   O aposentado deve solicitar um visto de Residência para reformados ou titulares de rendimentos junto ao Consulado de Portugal. Veja como pedir o visto de residência de Portugal para aposentados:

1 – Comprovante de rendimentos que possibilitem a residência em Portugal, garantidos por período superior a 12 meses, e pode ser provado de duas formas:

No caso de aposentados, é preciso do comprovante da aposentadoria, a garantia do seu recebimento, ou comprovar outros rendimentos em território nacional.
No caso de cidadãos que vivem de rendimentos de bens móveis ou imóveis, da propriedade intelectual ou de aplicações financeiras, é preciso documento comprovante da existência e montante dos rendimentos, e sua disponibilidade em Portugal.

2 – Outros documentos

Formulário de pedido de visto a preencher online
Carta justificativa da pretensão de residir em Portugal
2 fotos 3×4 a cores e fundo liso, atualizada e com boas condições de identificação
Passaporte original, com validade superior a 3 meses
Cópia autenticada do passaporte (das folhas usadas e de identificação)
Cópia autenticada da carteira de identidade (RG)
Certidões de Antecedentes Criminais, com menos de 90 dias, emitidas pela Polícia Federal e pela Polícia Civil, com a assinatura reconhecida em Cartório
Atestado Médico, com menos de 90 dias, passado por Órgão Oficial a declarar que não é portador de doença contagiosa, com a assinatura do médico reconhecida em Cartório
Seguro Saúde Internacional Privado, ou o PB-4, caso seja beneficiário do INSS, pelo tempo que durar o visto
Se casado, deve enviar cópia autenticada da certidão de casamento
Se tiver filhos menores que acompanhem, deve enviar cópias autenticadas das certidões de nascimento.
Comprovante de alojamento em Portugal que, numa primeira fase, poderá ser reserva de hotel ou carta de pessoa conhecida, legalmente residente em Portugal, que garanta o alojamento.

   Renda

   Para que seu visto de residência como aposentado em Portugal seja aprovado, é preciso preencher alguns fatores mínimos. Um deles é o valor da aposentadoria por mês. O valor mínimo varia de acordo com a quantidade de pessoas no agregado familiar que vai se candidatar para morar em Portugal.

   Os valores de aposentadoria para viver em Portugal:

1º adulto – 100% do salário mínimo vigente
2º adulto – 50% do salário mínimo vigente
Cada criança – 30% do salário mínimo vigente

   Por exemplo, um casal aposentado com uma criança menor de idade precisaria ter um rendimento mínimo de €909 – ou 3.454 reais – (180% do salário mínimo vigente) para aplicar o agregado familiar para o visto de residência, considerando o salário mínimo de €505 em 2015.

   A obtenção do visto não é automática, e quanto mais recursos financeiros você tiver, maior a probabilidade de sucesso. Para você saber se consegue viver bem Portugal com a sua aposentadoria, leia aqui o Custo de Vida em Portugal.

   Isenção de impostos

   Em 2013, Portugal criou o status de “residente não habitual”, que permite ao aposentado estrangeiro ter isenção de impostos durante dez anos.

   Para fazer parte desse programa é preciso residir pelo menos 6 meses por ano em Portugal sem exercer atividade lucrativa,  alugar apartamento em Portugal (imóvel em geral) ou comprar,  e não ter sido residente fiscal em Portugal nos cinco anos anteriores.

   Outra grande vantagem de ser aposentado em Portugal, é o sistema de Saúde Pública em Portugal, que vai custar muito menos do que qualquer plano de saúde no Brasil e oferece bons serviços.

     Fonte: EuroDicas

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Em 2013 houve um frenesi da mídia excessiva em torno dos vazamentos de Edward Snowden. O fato de que uma rede global de vigilância extensiva e avançado está em vigor há décadas parece ter escapado tanto o público ea mídia da mesma forma. Um artigo de Patrick Poole, que apareceu originalmente no Covert Action Quarterly em 1999 destaca a enormidade da espionagem.   (continua)


  •    Dezesseis milhões de adolescentes mulheres têm filhos a cada ano. Na Somália, 98% das mulheres e meninas sofrem mutilação genital. Estes são alguns dos desafios das 3,5 bilhões de mulheres no mundo atual. Confira neste video da BBC Brasil os números e os fatos sobre as mulheres no mundo de hoje.


  •    Você já imaginou um mundo ideal? Um mundo sem pobreza, guerras ou crimes? Se sim, você não está sozinho! Platão pensou em uma república governada por filósofos. Por toda a história grupos tentaram construir o paraíso na terra.   (continua)


  •    Se você tem uma tela capaz de suportar uma resolução 4K Ultra HD é uma pessoa privilegiada. A NASA TV postou um novo vídeo que oferece toda uma visita guiada ao interior da Estação Espacial Internacional, produzido em Ultra Alta Definição com qualidade 4K. O que te permite...   (continua)


  •    A equipe do astrônomo Guillem Anglada-Escudé publicou em 26/08/2016, na revista Nature, um das descobertas astronômicas mais importantes e esperadas: a existência de um planeta de tamanho similar à Terra na órbita da estrela mais próxima a nosso Sistema Solar...   (continua)


  •    As relações do homem com o ambiente tem mudado muito rapidamente. Novas contingências são inexoráveis e novos comportamentos adaptativos são necessários num mundo com tamanha quantidade de informações e tecnologias. São os novos tempos. Confira.   (continua)


  •    O Professor Hans Rosling combina enormes quantidades de dados públicos com o estilo de comentarista e revela a história do passado do mundo, o desenvolvimento presente e futuro. Ele explora estatísticas de uma maneira que ele nunca fez antes, usando uma animação bem feita.    (continua)


  •    A  maior Fake News da história foi a chamada Doação de Constantino, um documento forjado, que dizia que o Imperador de Roma, Constantino, teria dado ao Papa Silvestre, no ano de 315, partes da Itália, e territórios fora dela, para a Igreja Católica.   (continua)


Copyright 2011-2020
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília