Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Um dia do céu

Enviado por Gilberto Godoy
um-dia-do-ceu

 

     Vocês viram o dia que fez ontem, 28 de outubro, aqui em Brasília? Talvez seja indescritível... Como diria Artur da Távola, esse foi um típico “Diadeus”. Dificilmente “o ato de ser dia foi tão plenamente como ontem!  Talvez para homenagear os servidores públicos, tão merecedores de gratidão! A impressão foi a de que Deus se aborreceu com seus assessores e disse: - Vocês já não sabem iluminar um dia! Vejam como é. E realizou a mais linda luz possível a envolver uma cidade.

     O dia amanheceu e permaneceu lavado, azul, verde, claro, límpido. Nada desses azuis bêbados de infinito, perturbadores, bons para fotógrafos iniciantes. Não era um azul fácil. Era um azul composto de todas as doçuras da cor, sem tonalidades exaltadas. Nesse céu de estio deu-se (Deus-se?) a iluminação perfeita para o espetáculo do dia. Nenhuma luz em excesso entre o verde das árvores e o plano piloto do céu. Deu pra ver a distância entre a esplanada e os lagos, brilhantes. Até as cigarras pararam de cantar (cantar?) para observar a perfeição do dia. Manhã, tarde e começo da noite transcorreram sem qualquer nuvem, numa paz celestial.  Dia pleno da alegria de ser dia, com uma leve tradução de estar vivo sem esforço, sem se impor, sem esbarros, sem carros ...

     O dia de ontem foi aquele instante em que tudo o que tem vida consegue o seu peso exato e se equilibra na mais rara das junções, uma talvez em anos, como certas conjunções de astros ou acontecimentos decisivos na natureza,  engendrados durante séculos. Um dia assim teria que trazer missões secretas, diretamente orientadas pelo mistério... um dia de poesia que o tempo gravou na história do homem, nos templos, na contrição, no contemplar em silêncio o milagre da vida e o mistério doce de existir...

Comentários

  • por: Frennessey S. Leal em quarta-feira, 31 de outubro de 2012
    Sinceramente, não prestei a devida atenção nos detalhes aos quais vc refere, porém o domingo sempre é um dia especial, pelo menos para mim. Sempre acordo com a vontade de cantar "Pro dia nascer feliz". Fico feliz pois isso tudo significa que vc está feliz, pois segundo Augusto Cury (acho!??) “A beleza está nos olhos de quem vê”. P.S.: o meu nome ainda continua com três enes ;)
  • por: Frennessey S. Leal em quarta-feira, 31 de outubro de 2012
    Eu acho que vc me contagiou com a sua felicidade, pois exagerei na repetição do "FELIZ". :D

Também recomendo

  •      "Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.   (continua)
      * Veja sobre Psicólogo Brasília na Clínica Brasília de Psicologia ou AQUI.


  •      Um grupo de senhores, por várias noites, reuniu-se para discutir sobre os assuntos de alta transcendência – coisas metafísicas. No grupo, um dos participantes se destacava pelo silêncio. Numa das noites, incitado por um dos participantes, o casmurro usou a palavra...   (continua)


  •    Quando jovens, cultivávamos a utopia de um mundo melhor. Tenho refletido sobre isso. Tenho lido e pesquisado sobre a história do nosso comportamento através dos séculos. Parece que, apesar de toda a violência atual, fomos ficando menos violentos. Difícil acreditar, eu sei.   (continua)


  •    Rei Lear é uma das peças mais citadas em textos sobre o envelhecimento. A montagem de Juca de Oliveira é uma oportunidade para aqueles interessados em conhecer a obra, uma vez que a chance é mínima de assistirem uma encenação clássica, completa, algo distante ...   (continua)


  • “Não me deixe rezar por proteção contra os perigos,
    mas pelo destemor em enfrentá-los.
    Não me deixe implorar pelo alívio da dor,
    mas pela coragem de vencê-la...
    (continua)


  •    Quando fico angustiado com as notícias brasileiras, ligo para o Nelson Rodrigues. Ele me dá bons conselhos lá do céu de papelão, entre nuvens de algodão e estrelas de papel prateado — seu paraíso é um cenário de teatro de revistas. O telefone toca como uma trombeta suave. Ele já sabe quem é: '— Você, hein? Só me liga quando está encalacrado.'   (continua)


  •    Quem não tem namorado é alguém que tirou férias não remuneradas de si mesmo. Namorado é a mais difícil das conquistas. Difícil porque namorado de verdade é muito raro. Necessita de adivinhação, de pele, saliva, lágrima, nuvem, quindim, brisa ou filosofia...   (continua)


  •       Adaptação ao texto original de Rosemarie Urquico
       “Encontre uma pessoa que lê. Namore uma pessoa que gasta seu dinheiro em livros, em vez de roupas. Namore uma pessoa que tem uma lista de livros que quer ler e que possui seu cartão de biblioteca. Você sabe que ela lê porque ela sempre vai ter um livro não lido consigo.   (continua)


Copyright 2011-2025
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília