Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

40 livros para ler antes de morrer

Enviado por Carmelino Filho
40-livros-para-ler-antes-de-morrer

        Por Carlos Willian Leite Da Revistas Bula 

     Escritores, jornalistas e professores foram convidados à responder a pergunta: Quais livros você levaria para uma ilha deserta? Cada participante poderia indicar entre um e dez livros de autores, de todas as épocas, brasileiros ou estrangeiros, tendo como critério principal o gosto pessoal, não importando se um determinado livro era canonizado ou desconhecido, descartável ou duradouro. Discutível como todas as listas de melhores, esta também não pretende ser abrangente e provavelmente se tivesse sido, ou for feita em outra ocasião,  o resultado seria diferente. Ela apenas reflete a opinião, do momento, dos participantes convidados. E os livros citados por eles, bons ou ruins, trazem em comum o fato de tê-los inspirado. E como escreveu Harold Bloom: “Todo mundo tem ou deveria ter uma lista de obras que lhe serviriam de companhia numa ilha deserta.” Abaixo, em ordem aleatória, os 40 livros escolhidos, sem repetir autores. 

Guerra e Paz - Liev Tolstói 

Ciência e Comportamento Humano - BF Skinner 

Grande Sertão: Veredas - Guimarães Rosa  

As Viagens de Gulliver - Jonathan Swift  

Dom Quixote - Miguel de Cervantes  

Robinson Crusoé - Daniel Defoe  

Em Busca do Tempo Perdido - Marcel Proust  

Moby Dick - Herman Melville  

O Processo - Franz Kafka  

Livro do Desassossego - Fernando Pessoa  

Os Irmãos Karamázov - Fiódor Dostoiévski           

Coração das Trevas - Joseph Conrad  

A Divina Comédia - Dante Alighieri  

Hamlet - William Shakespeare

Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis  

Pergunte ao Pó - John Fante  

Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez             

A Montanha Mágica - Thomas Mann  

O Complexo de Portnoy - Philip Roth  

O Som e a Fúria - William Faulkner  

Folhas de Relva - Walt Whitman  

Os Miseráveis - Victor Hugo 

1984 - George Orwell             

Desonra - J. M. Coetzee  

O Homem Sem Qualidades - Robert Musil  

Orgulho e Preconceito - Jane Austen  

Ulisses - James Joyce  

A Terra Devastada - T.S. Eliot  

Apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger 

O Príncipe - Maquiavel  

Os Sertões - Euclides da Cunha       

O Velho e o Mar - Ernest Hemingway  

Ficções - Jorge Luís Borges  

Histórias de Cronópios e de Famas - Julio Cortázar  

Madame Bovary - Gustave Flaubert             

Odisseia - Homero  

Meridiano de Sangue - Cormac McCarthy 

Fausto -  Goethe  

Lolita - Vladimir Nabókov             

O Tempo e o Vento - Erico Verissimo 

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Mais de 500 obras literárias estão disponíveis para download gratuito no portal Universia Brasil. As obras são dos mais variados estilos: há desde biografias de cineastas até textos científicos sobre comunicação, passando, claro, por grandes clássicos da literatura.   (continua)


  •    Era uma vez uma andorinha que ficou para trás durante a migração anual por conta de um amor que não deu certo. Ela encontrou a estátua do príncipe feliz, coberta de ouro, com olhos de safira e um grande rubi enfeitando sua espada. A estátua encerrava a alma de um príncipe taciturno e um...   (continua)


  •    Conta a lenda que Cronos se viu atraído fortemente pela bela Filira e, para tê-la, precisou se transformar em um cavalo para fugir da desconfiança de sua mulher, a deusa Réia. Da união desse amor proibido nasceu um menino, metade homem, metade cavalo.   (continua)


  •    A solidão tem muito com a vida e muito com a morte. Os mortos estão sós e são abandonados. Devem estar dormindo profundamente, como disse Manuel Bandeira. Por algum tempo eles detêm toda a nossa atenção, mas são em seguida abandonados. E esquecidos.   (continua)


  •    Em um mundo que passa por uma crise econômica e algumas rachaduras no capitalismo, o historiador Eric Hobsbawm, um dos maiores defensores do socialismo, apresenta uma série de ensaios autorais sobre o marxismo, escritos ao longo dos últimos 50 anos, constituindo um...   (continua)


  •    O homem nasce para atingir a vida, mas tudo depende dele. Ele pode perdê-la. Ele pode seguir respirando, ele pode seguir comendo, ele pode seguir envelhecendo, ele pode seguir se movendo em direção ao túmulo - mas isso não é vida. Isso é...   (continua)


  •    Incivilizado, bárbaro, órfão de sensibilidade e pobre de palavra, ignorante e grave, alheio à paixão e ao erotismo - um mundo sem literatura teria como traço principal o conformismo, a submissão dos seres humanos ao estabelecido. Seria um mundo animal. Muitas vezes me ocorre...   (continua)


  •    "Na vida de cada homem existem duas faces: a vida pessoal, que é tanto mais livre quanto mais abstratos forem seus interesses, e a vida geral, social, na qual o homem obedece, inevitavelmente, as leis que lhe são prescritas. Por si próprio, o homem...   (continua)


Copyright 2011-2025
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília