Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

A origem dos nomes de bandas de rock

Enviado por Gilberto Godoy
a-origem-dos-nomes-de-bandas-de-rock

   Muitas bandas que gostamos tem a origem de seus nomes em hostórias que a gente nem imagina. Confira a seguir algumas delas.

Beatles
Tanta gente perguntava a origem do nome para John Lennon que cada vez ele inventava uma história diferente. A mais aceita é que o primeiro nome, The Beetles ("Os Besouros"), foi inspirado na banda The Crickets ("Os Grilos"). O "a" veio depois, por idéia de Lennon, que gostou do trocadilho com beat (ritmo, batida).

 
Guns n'Roses
Axl Rose teve uma banda chamada Hollywood Rose até 1985, quando formou outra com o guitarrista Tracii Guns, do L.A. Guns. O nome escolhido para o novo time foi uma mistura dos dois anteriores. Tracii só serviu para batizar a banda, pois logo deixou o grupo para dar lugar ao cabeludo Slash.
 
AC/DC
Angus e Malcolm Young se inspiraram na máquina de costura da irmã deles, que tinha a inscrição AC/DC(corrente alternada/corrente contínua, que indica que o aparelho funciona tanto na tomada quanto com bateria). Eles não sabiam que a sigla também é uma gíria para bissexuais.
 
Rolling Stones
Rollin’ Stone era o nome de um blues de Muddy Waters, ídolo do guitarrista Brian Jones, que decidiu botar o nome da música (cuja letra dizia que "pedra que rola não cria musgo") na banda. O "g" veio anos depois, dada a insistência de um empresário em prol do inglês correto.
 
Led Zeppelin
Keith Moon, baterista do The Who, disse a Jimmy Page que a banda dele iria voar como um balão de chumbo. Daí o nome "zepelim de chumbo", lead zeppelin. Depois Page tirou o "a" para que os fãs do grupo não pronunciassem "lid" - som que lead tem quando significa liderança.
 
Foo Fighters
Na 2ª Guerra, os pilotos americanos freqüentemente viam bolas de fogo e objetos não identificados enquanto sobrevoavam a Europa. Eles chamaram aquelas coisas de foo fighters: foo era o jeito americano de dizer as palavras francesas feu ("fogo") ou fou ("louco").
 
Ramones
Pura inspiração nos Beatles. Paul McCartney usava o nome Paul Ramon para evitar a imprensa quando dava entrada em hotéis. O baixista Douglas Colvin gostou da idéia, mudou seu nome para Dee Dee Ramone e convenceu os colegas a fazer o mesmo.
 
Limp Bizkit
Há duas teorias não confirmadas, cada uma com um significado da palavra limp. Na primeira, ela significa "mole", e o biscoito mole seria o cérebro do vocalista Fred Durst sob efeito da maconha. Mas a palavra também significa "manco", como um cachorro de Durst que se chamava Biscuit – a outra possível inspiração.
 
Sex Pistols
O nome da banda punk inglesa foi idéia do seu empresário. Malcolm McLaren se inspirou na sua butique de roupas, a Sex, e pensou que ficaria legal estender a marca para o nome da banda, acrescentando a palavra "pistola" para dar uma conotação ainda mais fálica àquele sexo punk.
 
Legião Urbana
Depois do fim da banda Aborto Elétrico, Renato Russo começou a tocar com o baterista Marcelo Bonfá. Antes de Dado Villa-Lobos aparecer, a idéia dos dois era revezar guitarristas e tecladistas para completar a banda. Uma legião de músicos, no caso. ( fala Manwel! )
 
Os Replicantes
No filme Blade Runner (1982), replicantes eram os andróides criados como réplicas dos humanos que acabavam se revoltando contra seus criadores. História perfeita para a banda punk gaúcha, numa época em que o filme com Harrison Ford era a coisa mais modernosa do mundo.
 
Paralamas do Sucesso
A banda de Herbert Vianna poderia se chamar As Plantinhas da Mamãe ou As Cadeirinhas da Vovó – o grupo ensaiava na casa da avó do baixista Bi Ribeiro. Foi ele que teve a ideia de mudar para Paralamas, que todos acharam curioso e ridículo o suficiente.
 
Capital Inicial
O nome da banda de Brasília não tem nada a ver com a capital federal. É que, como os músicos do grupo cantavam em festas e baladas só de brincadeira, não tinham dinheiro pra começar uma carreira profissional. Ou seja, faltava o "capital inicial".
 
Biquíni Cavadão
Quando tocavam músicas de Kid Abelha e Paralamas do Sucesso, o grupo de estudantes adolescentes recebeu uma visita do ilustre Herbert Vianna, que comentou: "Se eu tivesse essa idade, só pensaria em mulher, carros e biquíni cavadão". Daí pegou.
 
     Por Tarso Araújo.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Sarah Blackwood e um grupo chamado Walk Off the Earth, tocam apenas um violão. A virtuosidade reside exatamente na capacidade do grupo partilhar o mesmo intrumento tocando uma versão de "Somebody That I Used To Know" de Gotye e Kimbr. Belo!

     


  • "Uma casinha qualquer no colo da serra,
    Um palmo de terra pra se plantar.
    Um colo de uma mulher, uma companheira,
    Uma brasileira pra se amar.
    Se eu tiver que lutar, vou é lutar por ela.
    Se eu tiver que morrer, vou é morrer por ela...."
    (continua)


  •    Que qualidade de música! Letra (magnífica), melodia, show, edição do vídeo etc. Sensacional!  Realizado na Concha Acústica do Teatro Castro Alves - Salvador. Realização e Produção: Esquisito Cultura e Quizumba. Parabéns rapazes.

    "Olha lá, quem vem do lado oposto
    Vem sem gosto de viver... (continua)


  •       Uma das grandes composições de Marcelo Camelo. Não é tão claramente romântica como o resto do álbum, se relaciona com a atual “fase paulista” da sua vida, dando um adeus (ou um ‘até logo’) ao seu passado com uma certa nostalgia. O arranjo de metais climatiza a canção, construindo um ambiente muito próprio para um final de álbum, aquela sensação de dever cumprido… Excelente música!


  •    Que interpretação sensacional da Maria Rita! Uma das mais belas músicas... e a letra tem tudo a ver com o momento de 'tanta chuva'. Recomendo enfaticamente.   

    "... Quem é você pra me chamar aqui se nada aconteceu?
    Me diz, foi só amor ou medo de ficar sozinho outra vez?   (continua)


  •    Erik Satie's Gymnopedie No.1 accompanied by beautiful scenes of Autumn. From the ABC Classics DVD Swoon - a visual and musical odyssey.
       Esta música rima com este poema:   (continua)


  •    Toquinho interpreta um medley 'Eu sei que vou te amar / Onde anda você', de Tom Jobim e Vinicius de Moraes acompanhado pela Orquestra Sinfônica Arte Viva sob regência do Maestro Amilson Godoy. Este canal foi criado para divulgar trabalhos realizados pela TV Godoy Filmes e e pela Orquestra Sinfônica Arte Viva. (continua)


  •     Este video foi extraído de um show feito na "Toca", onde foi gravado o cd "Segundo", e que está na íntegra no DVD com o mesmo nome, ao vivo, da Maria Rita.   Linda letra, música e interpretação que emociona. Recomendo.

    "...Canta que é no canto que eu vou chegar
    Canta o teu encanto que é pra me encantar
    Canta para mim  qualquer coisa assim sobre você... (continua)


Copyright 2011-2018
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília