Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Antônio Cícero e 10 livros da sua formação

Enviado por Gilberto Godoy

   Antônio Cicero Correia Lima nasceu no Rio de Janeiro em 1945. É um compositor, poeta, crítico literário, filósofo e escritor brasileiro. É filho dos piauienses Amélia Correia Lima e Ewaldo Correia Lima. Seu pai foi um dos intelectuais fundadores do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB). Antonio Cicero escreve poesia desde jovem, mas seus poemas só apareceram para o grande público quando sua irmã, a cantora e compositora Marina Lima, passou a musicá-los. Antes, porém, já eram suas canções como Fullgás, Para Começar e À Francesa- as duas primeiras em parceria com sua irmã, e a última com Cláudio Zoli. A partir de então, Cicero tornar-se-ia um dos mais próximos parceiros de Marina. Entre outras parcerias, destacam-se aquelas com Waly Salomão, João Bosco, Orlando Moraes,Adriana Calcanhotto e Lulu Santos (co-autor, junto com Antonio Cicero e Sérgio Souza, do hit O Último Romântico, de 1984). Um cara bacana e do bem. Admiro.

   Neste vídeo ele tem uma conversa informal sobre 10 livros fundamentais na vida do entrevistado e que não podem faltar no acervo da biblioteca. A conversa com Antonio Cicero aconteceu em 21/09/2022 no Teatro da Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio de Janeiro, dentro do projeto Parque de Ideias (@parque_de_ideias). Os livros mencionados serão doados às bibliotecas com um selo apontando quem os indicou para o acervo.

   Livros indicados por Antonio Cicero: 1. Carlos Drummond de Andrade: Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar. 2. Cecília Meireles: Obra poética. Rio de Janeiro. José Aguilar. 3. Armando Freitas Filho: Máquina de escrever. Poesia reunida e revista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003. 4. Fernando Pessoa: Obra poética. Rio de Janeiro. Nova Aguilar 5. Ferreira Gullar: Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras 6. Gonçalves Dias: Poesia e prosa completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar. 7. João Cabral de Melo Neto: Poesia completa. Lisboa: Glaciar; Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras 8. Manuel Bandeira: Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar. 9. Sophia de Mello Breyner Andresen: Obra poética. Alfragide: Editorial Caminho. 10. Vinícius de Moraes: Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Entrevista concedida ao escritor e professor Augusto Sérgio Bastos, em 6 de junho de 1871, no Palacete do Sodré, em Salvador, Bahia. Castro Alves morreria um mês depois. Augusto Sérgio Bastos - Antônio Frederico de Castro Alves foi um dos maiores poetas brasileiros. Nasceu em...   (continua)



  •      Trechos da entrevista com Marcelo Gleiser, no documentário EU MAIOR. Ele fala sobre autoconhecimento, ciência, fé, Deus, liberdade, busca da felicidade etc.


  •    Autor de obras que indagam as fontes de frustração do homem atual, filósofo e romancista Pascal Bruckner vem ao Brasil para palestras. Ele fala à Folha não só de como paixões são antídoto para a angústia diante do inatingível, como a felicidade e o amor perfeito, mas também de política, outro tema de seu interesse.   (continua)


  •    Milton Nascimento (Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1942) é um cantor e compositor brasileiro, reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da MPB. (Um dos meus preferidos). Conhecido também pelo apelido de Bituca, filho de...   (continua)


  •    Allen Frances, diz entre outras coisas que: "Não soubemos nos antecipar ao poder dos laboratórios de criar novas doenças." ... graças àqueles que lhes permitiram fazer publicidade de seus produtos, os laboratórios estão enganando o público, fazendo acreditar que os problemas se resolvem com comprimidos. Mas não é simples assim."   (continua)


  •    Uma entrevista que emocionou o Jô Soares e fez a plateia aplaudir de pé. Clóvis de Barros Filho, professor de ética na USP, conta como descobriu sua paixão profissional, aos 13 anos de idade, em uma aula na escola. Clóvis explica esse sentimento de realização quando fazemos o que amamos.   (Veja vídeo em Post Completo)


  •    No dia 5 de janeiro de 1982, Elis Regina era a convidada do programa Jogo da Verdade apresentado pelo jornalista Salomão Esper . O formato sugeria 3 entrevistadores e perguntas de outras personalidades. Um êxito em matéria de interatividade. Recurso usado até hoje.   (continua)


  •      Roberto D'Avila estreiou seu novo Programa, na Globo News, e entrevistou o Ministro Joaquim Barbosa. A estréia ocorreu ontem, 23 de março de 2014, à meia-noite, e foram quase 60 minutos de Programa. Vale a pena conferir o que disse a figura pública em maior evidência no momento. A conferir!


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília