Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

O acervo de Milton Nascimento disponível para pesquisa

Enviado por Gilberto Godoy
o-acervo-de-milton-nascimento-disponivel-para-pesquisa

     Rio de Janeiro - Desde o dia 21 deste mês, o acervo do cantor e compositor Milton Nascimento está disponível para visualização e pesquisa no portal do Instituto Antonio Carlos Jobim – www.jobim.org . São cerca de 45 mil itens, entre fotos, documentos, áudios, vídeos e álbuns. O acervo é o mais extenso já digitalizado pelo instituto, que desde 2001 desenvolve projetos de catalogação, conservação e disponibilização de acervos digitais de artistas representativos da cultura brasileira.

     São mais de 4.500 fotos do cantor, desde a infância em Minas Gerais, na década de 40, até imagens mais recentes. Os visitantes do portal também podem visualizar documentos como a caderneta escolar de Milton do ano de 1958, quando ele cursava a 4ª série do Colégio São Luís, em Três Pontas (MG); cartas do poeta Carlos Drummond de Andrade e da atriz francesa Jeanne Moreau; letras manuscritas e um cartaz do show El Gran Concerto, que Milton fez com os cantores argentinos Mercedes Sosa e León Gieco, em Buenos Aires, em 1984.

     Para marcar o lançamento do acervo digital, a Orquestra de Sopros Pró-Arte fará um show em homenagem a Milton Nascimento, às 20h30 de hoje, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Com direção de Cláudia Ernest Dias, Fernado Trocado e Raimundo Nicoli, a apresentação tem participação do instrumentista Marcelo Caldi e participação da Companhia Folclórica do Rio de Janeiro, com coreografia de Eleonora Gabriel.

     No repertório, nove canções de Milton, entre elas Nada Será como Antes, Vera Cruz, Morro Velho e Canção do Sal, cada uma com um diferente arranjador. No foyer do teatro, parte do acervo estará em exposição.

     Criado em maio de 2001 para abrigar a memória e o acervo de Antonio Carlos Jobim (1927-1994), o instituto foi instalado no Jardim Botânico, como um tributo da família e dos amigos do maestro ao amor que ele sempre demonstrou pelo parque. O primeiro acervo a ser catalogado e digitalizado  pelo instituto foi o do próprio Tom Jobim, com 9.435 itens.

     Coordenados por Georgina Staneck, outros projetos de digitalização foram implementados pelo instituto, que tem o patrocínio da Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura do governo federal. São eles os dos compositores Dorival Caymmi (4.311 itens), Chico Buarque (5.901 itens) e Gilberto Gil (17.674) e o do arquiteto Lucio Costa (3.977 itens arquivados). Atualmente, encontra-se em processo de catalogação o acervo do instrumentista, maestro e compositor Paulo Moura (1932-2010).

     Paulo Virgilio, repórter da Agência Brasil - Edição: Fábio Massalli

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Joanna Newsom (Nevada City, 1982) é uma harpista, pianista, cantora e compositora norte-americana. Estudou composição e teoria musical no Mills College, Califórnia. Após uma série de apresentações com o cantor e ator Will Oldham, ela logo conseguiu assinar um contrato com a gravadora Drag City e produziu o seu primeiro álbum...   (continua)


  •      Isabel "Bebel" Gilberto de Oliveira (Nova Iorque, 12 de maio de 1966) é uma cantora brasileira nascida nos Estados Unidos. Muitas vezes associada à bossa nova, Bebel Gilberto é filha de João Gilberto e da cantora Miúcha, e sobrinha de Chico Buarque. Isto por si só já bastaria pra ela nascer encantando! Não é à toa que a moça é um fenômeno no exterior. Recomendo assistirem o vídeo do post.  (continua)


  •      "The Piano / Lezioni di Piano" soundtrack

    “Ainda que tudo seja engano e ilusão
    E a verdade sempre indizível,
    E a montanha me observa
    (continua)

     



  •      Erika Miklosa
         Leo Delibes: Lakmé
         Ou va la jeune Hindoue


  •    Toda música tem a sua história. A história que inspirou a letra desta música se passa no Rio e é sobre um casal de velhinhos, amantes há mais de 30 anos. Eles sempre se encontravam no hotel 'Estrela de Copacabana' que ficava na avenida 1º de março. O hotel era muito velho e a defesa civil já havia dito que era necessária uma reforma, que nunca foi feita...   (continua)


  •      The Doors é uma das bandas mais complexas e interessantes de toda a história do rock. Canibais em uma época de vegetarianos. Na Guerra do Vietnã, era a banda predileta dos soldados americanos. Esta música 'The End' é o símbolo de uma geração.


  •    Ao ouvir esta música fico pensando como é grande e bela a capacidade humana de produzir 'encantamentos'... Tem muita gente boa por aí fazendo coisas que deixam pessoas felizes de serem gente. Dá vontade de pedir um tempo extra nessa terra só pra ouvir estas obras de arte, sem parar.


  •    Jorge Drexler tem muitas músicas lindas. Melodia, arranjo, letra... Um show imperdível!

    "O que há numa estrela? Nós mesmos!
    Todos os elementos do nosso corpo e do planeta
    estão nas entranhas de uma estrela.
    Somos pó de estrelas...
    (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília