Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

O acervo de Milton Nascimento disponível para pesquisa

Enviado por Gilberto Godoy
o-acervo-de-milton-nascimento-disponivel-para-pesquisa

     Rio de Janeiro - Desde o dia 21 deste mês, o acervo do cantor e compositor Milton Nascimento está disponível para visualização e pesquisa no portal do Instituto Antonio Carlos Jobim – www.jobim.org . São cerca de 45 mil itens, entre fotos, documentos, áudios, vídeos e álbuns. O acervo é o mais extenso já digitalizado pelo instituto, que desde 2001 desenvolve projetos de catalogação, conservação e disponibilização de acervos digitais de artistas representativos da cultura brasileira.

     São mais de 4.500 fotos do cantor, desde a infância em Minas Gerais, na década de 40, até imagens mais recentes. Os visitantes do portal também podem visualizar documentos como a caderneta escolar de Milton do ano de 1958, quando ele cursava a 4ª série do Colégio São Luís, em Três Pontas (MG); cartas do poeta Carlos Drummond de Andrade e da atriz francesa Jeanne Moreau; letras manuscritas e um cartaz do show El Gran Concerto, que Milton fez com os cantores argentinos Mercedes Sosa e León Gieco, em Buenos Aires, em 1984.

     Para marcar o lançamento do acervo digital, a Orquestra de Sopros Pró-Arte fará um show em homenagem a Milton Nascimento, às 20h30 de hoje, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Com direção de Cláudia Ernest Dias, Fernado Trocado e Raimundo Nicoli, a apresentação tem participação do instrumentista Marcelo Caldi e participação da Companhia Folclórica do Rio de Janeiro, com coreografia de Eleonora Gabriel.

     No repertório, nove canções de Milton, entre elas Nada Será como Antes, Vera Cruz, Morro Velho e Canção do Sal, cada uma com um diferente arranjador. No foyer do teatro, parte do acervo estará em exposição.

     Criado em maio de 2001 para abrigar a memória e o acervo de Antonio Carlos Jobim (1927-1994), o instituto foi instalado no Jardim Botânico, como um tributo da família e dos amigos do maestro ao amor que ele sempre demonstrou pelo parque. O primeiro acervo a ser catalogado e digitalizado  pelo instituto foi o do próprio Tom Jobim, com 9.435 itens.

     Coordenados por Georgina Staneck, outros projetos de digitalização foram implementados pelo instituto, que tem o patrocínio da Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura do governo federal. São eles os dos compositores Dorival Caymmi (4.311 itens), Chico Buarque (5.901 itens) e Gilberto Gil (17.674) e o do arquiteto Lucio Costa (3.977 itens arquivados). Atualmente, encontra-se em processo de catalogação o acervo do instrumentista, maestro e compositor Paulo Moura (1932-2010).

     Paulo Virgilio, repórter da Agência Brasil - Edição: Fábio Massalli

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    "The Long and Winding Road" é uma música composta por Paul McCartney e creditada a Lennon/McCartney, gravada pela banda britânica The Beatles no álbum Let It Be, de 1970. Nesta gravação em Londres com The Corrs ficou sublime. Uma das músicas mais bem feitas da história.


  •    Esta série de vídeos produzidos por Jeff Coffman e Epple Michael mostra Jason Mraz tocando suas músicas em todo o mundo. Neste, ele toca piano e encontra pessoas em Taipei. Atenção especial para a melodia do piano e para a vista do alto do hotel. Vale ver.


  • "Quando o segundo sol chegar
    Para realinhar as órbitas dos planetas
    Derrubando com assombro exemplar
    O que os astrônomos diriam
    Se tratar de um outro cometa...
    (continua)


  •      Nossos comportamentos emocionais são controlados por inúmeras variáveis, muitas vezes não discrimindas, e que compõe a nossa história de vida. Não saberia descrever os motivos exatos mas este vídeo do Yann Tiersen me emociona profundamente. Que coisa linda! Um quê de nostalgia, inexorabilidade, sutilezas do tempo, conquistas, perdas... "Tudo ido e lido e lindo e vindo do vivido, idade de pedra e paz."


  •      Não basta a uma música ter uma boa letra. É preciso que ela tenha uma boa melodia, que as palavras combinem com as notas etc. "Todo carnaval tem seu fim" é um bom exemplo da junção de letra e música, consistente e saborosa. A primeira música do álbum 'bloco do eu sozinho' é de uma criatividade deliciosa. Na interpetação de Maria Rita é sublime.   (continua)


  •    Uma interpretação sensacional de David Bowie & Annie Lennox num concerto em homenagem a Fred Mercury.


  •      Ao Vivo no Cine Í­ris

    "...Moça, Olha só, o que eu te escrevi
    É preciso força pra sonhar e perceber
    Que a estrada vai além do que se vê..."


  •  Uma das mais lindas músicas da Legião Urbana. 

    "É saudade, então 
    E mais uma vez 
    De você fiz o desenho mais perfeito que se fez 
    Os traços copiei do que não aconteceu...
    (continua)


Copyright 2011-2026
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília