Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

O encantamento do entusiasmo

Enviado por Gilberto Godoy
o-encantamento-do-entusiasmo

     Gosto muito da palavra "entusiasmo". Estar entusiasmado com alguma coisa implica em se comprometer com esta coisa, se entregar de coração, ser coerente, enfim, estar inteiro na contingência. A palavra entusiasmo vem do grego e significa "sopro divino" ou "ter os deuses dentro de si". Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela que era possuída por um dos deuses. Por causa disso, poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se você fosse "entusiasmado" por Ceres (deusa da agricultura), você seria capaz de produzir a melhor colheita. Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano. Era preciso, portanto, entusiasmar-se.

    No mundo de hoje, nas relações amorosas, nas amizades, no trabalho, é preciso ser entusiasmado. A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade.

     Só há uma maneira de ser entusiasmado: é se comportar entusiasticamente! Se esperarmos as condições ideais primeiro para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos. Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso. Há pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem. A verdade é que jamais se entusiasmarão com coisa alguma. O entusiasmo é que traz a nova vida e a nova visão da vida. Só o comportamento do entusiasmado muda os sentimentos humanos.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Quando se trata de carreira, deixar de investir em autoconhecimento é arriscar 20% das chances de sucesso. Quem diz isso é Jorge Matos, fundador e presidente da Etalent, empresa de tecnologia especializada na gestão da mudança pessoa e educação do comportamento.   (continua)


  •    "Esquece, calmo e forte. O destino que impera um recíproco amor às almas todas deu. Em vez de desejar o olhar que te exaspera, procura esse outro olhar que te espreita e te espera, que há, por certo, um olhar que espera pelo teu..."  Menotti Del Picchia


  • “O correr da vida embrulha tudo.
    A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta.
    ​O que ela quer da gente é coragem.”
    João Guimarães Rosa


  • "Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. 
    Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. 
    Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos...
    (continua)


  •          “Só somos verdadeiramente destruídos por aquilo que não controlamos quando alimentamos em nós a ilusão de que tudo controlamos.”  João Pereira Coutinho, Folha Ilustrada.


  • "É ao pé do fogo que tais palavras deves dizer, no inverno, deitado em cama macia, saciado, bebendo doce vinho, lambiscando grão-de-bico: quem és, afinal, entre os homens? Quantos anos tens, meu caro? Que idade tinhas quando o medo chegou?” Ateneu
    (continua)


  •      "De repente, tudo vai ficando tão simples que assusta. A gente vai perdendo as necessidades, vai reduzindo a bagagem. A opinião dos outros, são realmente dos outros, e mesmo que seja sobre nós, não tem tanta importância. Vamos abrindo mão das certezas, pois já não temos certeza de quase nada. E isso já não faz a menor falta.   (continua)


  •    Peter Drucker, em 1969, escreveu o livro “Uma era de descontinuidade”. Nele, registra a seguinte reflexão: “O ‘empregado com conhecimento’ e que se tenha realizado aos 45 ou 50 anos de idade está em seu auge físico e mental. Se está fatigado e entediado é porque atingiu o limite de contribuição e progresso em sua carreira inicial (ou no que vem fazendo) – e porque sabe disso. É provável que...   (continua)


Copyright 2011-2020
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília