Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

O grande instrumentista Marcos Valle

Enviado por Gilberto Godoy

     Marcos Valle é um dos músicos mais completos de sua geração. Leia abaixo sua trajetória.

    Nascido no Rio de Janeiro, estudou piano clássico e teoria musical na infância, e mais tarde violão. Começou a freqüentar os bares e casas noturnas que davam espaço para grupos de jazz e jam sessions e formou em 1961 um conjunto com Edu Lobo e Dori Caymmi que chegou a se apresentar algumas vezes. Com seu irmão Paulo Sergio Valle compôs músicas de sucesso e em 1964 lançou o LP "Samba Demais".

      No ano seguinte foi para os Estados Unidos, onde Walter Wanderley gravou "Samba de Verão", com grande êxito. "Preciso Aprender a Ser Só" e "Terra de Ninguém" são outros destaques dessa época, junto com "Samba de Maria", "O Amor É Chama", "Viola Enluarada" (gravada em duo com Milton Nascimento), "Dia de Vitória", "Gente", "Seu Encanto" e "Ao Amigo Tom".

      Nos anos 70 aproximou-se mais do pop e do soul. Em seguida, compondo trilhas de novelas, sua enorme lista de sucessos passou a incluir ainda "Quarentão Simpático", "Com Mais de Trinta", "Mustang Cor de Sangue", "Os Grilos", "Freio Aerodinâmico", "Que Bandeira", "Black Is Beautiful", "O Cafona", "Não Tem Nada Não".

      Nos Estados Unidos, trabalhou com Airto Moreira. Na década de 80 deu uma guinada mais pop e teve alguns sucessos como "Bicicleta". Marcos Valle foi um compositor da chamada "segunda geração" da bossa nova.

      Seu estilo suingado e dançante, apoiado em grooves inovadores, adaptou-se à demanda das pistas de dança européias, onde foi relançado com muito sucesso na década de 90, no meio da febre do drum'n'bass, criando um novo estilo, o drum'n'bossa. Seus discos foram relançados e outros foram gravados, especialmente pela gravadora londrina Far Out Records.

      O reconhecimento de Marcos Valle é notório não só velho continente. Graças ao seu sucesso, ele tem excursionado também pelos Estados Unidos e Japão. Em 2004, a cantora Emma Bunton, ex-integrante das Spice Girls, gravou uma composição do brasileiro em seu álbum “Free Me”. A música “Crickets Sing for Anamaria”, é uma versão em inglês de “Os Grilos”, escrita pelo compositor, em 1967. A gravação foi considerada pelos críticos britânicos como um dos destaques do CD da cantora.

      Em 2005, o compositor lançou “Jet-Samba”. Gravado no Rio de Janeiro, o disco de drum´n´bossa tem como destaques as canções "Selva de Pedra", "Campina Grande" e "Esperando o Messias". O êxito de Jet-Samba” junto a crítica foi confirmado com a sua premiação pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), em 2005. Além disso, o show de lançamento do CD ficou entre os melhores do ano na lista do jornal O Globo.

     Nesse show, Marcos Valle apresenta músicas com arranjos especiais feitos para sua banda, com repertório onde predomina sua fase dos anos 70. Com Marcos Valle (teclados); Jessé Sadoc (trompete e flugel horn); Marcelo Martins (sax e flauta); Mazinho Ventura (baixo elétrico) e Renato "Massa" Calmon (bateria).

     Fonte: cliquemusic/uol

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •        Sempre ótimas escolhas de repertório e interpretação com uma energia diferenciada.
    "Agora vamos ter os girassóis do fim do ano
    E o calor vem desumano, tudo irá se expandir..."


  •       Lá se vão mais de 31 anos que ele nos deixou. Faleceu em um acidente de carro após um show no estado do Paraná. Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, filho de Luiz Gonzaga, era um homem de hábitos simples, inteligente, poeta, compositor e um dos nomes fundamentais do Clube da Esquina. Um dos meus comporsitores preferidos. (continua)


  •    Uma roda de samba no Rio de Janeiro não tem preço. Com esta música e estas feras então... A querida Zélia Duncan, Hamilton de Holanda e Nilze Carvalho.  A música que todo filho vai lembrar do seu pai! DVD Samba Social Clube 4 - Direção: Darcy Burger - Edição: Maurício Leal/Daniel Saturnino.


  •      Uma das mais belas criações humanas. Atinge a alma. Astor Piazolla. Phonograph Jazz Band. Produção: Honoured Artist of Russia Sergey Zhilin. Solistas: Yuri Medyanik (bandoneon), Rodion Petrov (violin). Dançarinos: Inna Svechnikova, Dmitry Chernysh. Moscow International House of Music, Svetlanov Hall


  •    Grande sensibilidade, Oswaldo! Boas lembranças dos shows na Sala Funarte, Teatro da Escola Parque, Sala Villa Lobos... 

    "Olhe bem nos meus olhos
    Olhe bem pra você
    O fato é que a gente perdeu toda aquela magia..."


  • "... tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo..."


  •    Esta linda música de Milton Nascimento e Telo Borges fica ainda mais emocionante na interpretação da Maria Rita. A genética não falha, como diria meu amigo Marco Aurélio MA. A gente sente a sua mãe, Elis Regina, em cada gesto e nuances de voz. Alcança o fundo do coração. Vale abrir um vinho para ouvi-la.   (continua)


  •      A música é um dos hinos da humanidade. Esta gravação não é recente, em verdade é uma homenagem ao Led Zeppelin que aconteceu em 02/12/12 na Kennedy Center Opera House em Washington (DC). O trio remanescente da banda, Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones, assistiu com uma grande emoção a uma versão do clássico "Stairway to Heaven"...   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília