Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Os melhores estados para se viver

Enviado por Gilberto Godoy
os-melhores-estados-para-se-viver

   Segundo o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o desenvolvimento de um lugar nem sempre se mede pela quantidade de pessoas, mercado de trabalho ou número de ruas. O Distrito Federal é o primeiro colocado no ranking de unidades da federação, seguido por São Paulo e Santa Catarina.

   Em verdade, esta lista revela alguns novos números de um velho problema: a desigualdade. Conquanto tenha sido a região Nordeste a que mais cresceu nos último dez anos, entre as 500 cidades do Brasil consideradas com as melhores condições para viver, mais de 90% estão nas regiões Sul e Sudeste. Por outro lado, entre as 500 piores, mais de 95% estão no Norte e Nordeste.

   Ainda que o IDHM seja um índice que permite conhecer grande parte da realidade do desenvolvimento humano dos municípios brasileiros, ele não abrange todos os aspectos do desenvolvimento humano. O que eu quero dizer é que não é uma classe de representação da "felicidade" das pessoas e nem indica realmente "qual o melhor lugar no mundo para se viver"; afinal o melhor local sempre será aquele que escolhemos viver. Ainda assim ele sim sintetiza 3 das mais importantes dimensões do desenvolvimento humano, que são a longevidade, o nível de educação e a percepção de renda. Ademais o IDHM é acompanhado por mais de 150 outros indicadores socioeconômicos, que dão suporte à análise.

   Confira abaixo o ranking dos melhores estados para se viver:

1º   Distrito Federal   0,824
2º   São Paulo   0,783
3º   Santa Catarina   0,774
4º   Rio de Janeiro   0,761
5º   Paraná   0,749
6º   Rio Grande do Sul   0,746
7º   Espírito Santo   0,740
8º   Goiás   0,735
9º   Minas Gerais   0,731
10º   Mato Grosso do Sul   0,729
11º   Mato Grosso   0,725
12º   Amapá   0,708
13º   Roraima   0,707
14º   Tocantins   0,699
15º   Rondônia   0,690
16º   Rio Grande do Norte   0,684
17º   Ceará   0,682
18º   Amazonas   0,674
19º   Pernambuco   0,673
20º   Sergipe   0,665
21º   Acre   0,663
22º   Bahia   0,660
23º   Paraíba   0,658
24º   Piauí   0,646
24º   Pará   0,646
26º   Maranhão   0,639
27º   Alagoas   0,631


   Faixas de desenvolvimento humano:

Muito Alto:   0,800 - 1,000
Alto:   0,700 - 0,799
Médio:   0,600 - 0,699
Baixo:   0,500 - 0,599
Muito Baixo:   0,000 - 0,499

     Fonte: Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. via Metamorfose Digital

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •      A tecnologia deve trabalhar para gente, estar lá quando você precisar dela... Uma equipe do Google começou um projeto para construir este tipo de tecnologia, que ajuda você a explorar e compartilhar o seu mundo, de forma útil. Será?!


  •       Waldez Ludwig é psicólogo, consultor em gestão empresarial e palestrante brasileiro. Formado em psicologia pela Universidade de Brasília e em artes cénicas pela Fundação Brasileira de Teatro. Trabalhou como analista de sistemas durante vinte anos para órgãos e empresas públicas e privadas e é especialista em informática educativa. Foi um dos comentaristas do programa Conta Corrente, veiculado na emissora Globo News.   (continua)


  •    Entrevista concedida por João Cláudio Todorov para Carlos Muller, da Associação Nacional de Jornais, motivada pelas manifestações de rua de 2013, publicada no jornal da ANJ em agosto do mesmo ano. (Título original: 'Sobre economia comportamental, internet, redes e movimentos sociais'). 1. A surpresa geral nos diz muito do estado das ciências humanas, especialistas em analisar o que se vê pelo...   (continua)


  •    Alguns economistas do desenvolvimento econômico sustentável, entre eles Ladislau Dowbor, no Brasil, vêm escrevendo há algum tempo sobre a necessidade de se implantar um novo indicador de riquezas, em substituição ao PIB, que, na atual conjuntura global...   (continua)


  •     Os resultados de um estudo comissionado pela NASA sugere que nossa civilização industrial avança para um colapso global, em grande parte pelo manejo insustentável dos recursos e a enorme desigualdade na distribuição da riqueza. O estudo interdisciplinar baseado em um modelo dinâmico que leva em conta fatores humanos e fatores da própria natureza, cita casos anteriores nos quais civilizações avançadas...   (continua)


  •    Alguém tem dúvida quanto a influência que os estímulos (exemplos) têm sobre o comportamento humano? Sobretudo quando este ser está na maior fase de formação e aprendizagem de conceitos? O chamado 'mundo moderno' do capital não se preocupa com valores familiares, estrutura social ou coisas parecidas... quer vender! Este exemplo a seguir demonstra a crueldade das sutilezas comerciais que estão fazendo com nossas crianças! Senão vejamos:    (continua)


  •       A BBC compilou uma interessante lista de 20 possíveis acontecimentos notáveis para os próximos 100 anos baseando-se na contribuição de seus leitores e na curadoria editorial do genial futurista Ian Pearson. Se acreditarmos, como o escritor Wallace Stevens, que "a imaginação é a vontade das coisas", então talvez este exercício seja também uma espécie de profecia ou uma construção à distância temporal.   (continua)


  •    Era uma vez um jovem honesto e idealista que, um dia, descontente com o rumo do país, resolveu entrar para a política. Seu objetivo: mudá-lo para melhor. Em sua terceira campanha eleitoral, finalmente se elegeu vereador. Eleito, ele começou a enfrentar dificuldades na Câmara Legislativa Municipal. Três anos depois, nada do que propôs havia sequer sido votado, quanto mais aprovado.   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília