
                Aguarde por gentileza.
                Isso pode levar alguns minutos...
            
           O debate sobre o golpe de 1964 está vivo porque muitas das questões daquele ano perduram 50 anos depois. Debatê-las contribui para exorcizar os fantasmas. A ditadura acabou há 35 anos. Seu legado continua presente na economia, na política, na educação, nas grandes obras.
     Em 15 de novembro de 1939, 50 anos após a quartelada que derrubou o Império, a primeira página do então principal jornal do país, O Estado de S.Paulo, não publicou uma única linha a respeito das cinco décadas da República proclamada pelo marechal Deodoro da Fonseca, em 1889. No Rio de Janeiro, a capital da República, a primeira página de O Globo estampou uma foto do ditador Getúlio Vargas num ato alusivo ao cinquentenário, com uma manchete anódina:   (continua)
       Liberdade: sf (lat libertate) Estado de pessoa livre e isenta de restrição externa ou coação física ou moral. Condição do ser que não vive em cativeiro. Condição de pessoa não sujeita a escravidão ou servidão....
      O nascimento da ideia de Liberdade na Grécia e a história da primeira democracia em Atenas de Péricles, Sócrates e Sófocles nos mostra o início de um conceito que é buscado ainda hoje por muitos. O status e significado de Liberdade em ambas Romas Republicana e Imperial, e as novas formas de Liberdade que floresceram do legado Romano é visto nas principais leis e códigos civis da atualidade.   (continua)
Fonte: Obvius Mag: olhar sociocultural - cultura social na arte, fotografia e história
                        Copyright 2011-2025
                        
                        Todos os direitos reservados
                        
                    
                        Até o momento,  114185852 visitas.
                        Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília