Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Caminho da liberdade - Chicago Tribune

Enviado por Gilberto Godoy
caminho-da-liberdade---chicago-tribune


     Liberdade: sf (lat libertate) Estado de pessoa livre e isenta de restrição externa ou coação física ou moral. Condição do ser que não vive em cativeiro. Condição de pessoa não sujeita a escravidão ou servidão....

     O nascimento da ideia de Liberdade na Grécia e a história da primeira democracia em Atenas de Péricles, Sócrates e Sófocles nos mostra o início de um conceito que é buscado ainda hoje por muitos. O status e significado de Liberdade em ambas Romas Republicana e Imperial, e as novas formas de Liberdade que floresceram do legado Romano é visto nas principais leis e códigos civis da atualidade. A liga de Jesus, São Pedro, e Cristianismo que floresce a Liberdade, e o Cristão visto como um real significado para a Liberdade Humana foi um meio que proliferou-se mundo a fora, e é presente ainda nos nossos dias. As colonias Americanas que resistiram à Inglaterra, Espanha, Portugal, Holanda e França comandam a sua decisão para declarar independência, buscando a cima de tudo Liberdade. As batalhas de pessoas livres contra as injustiças domésticas e ditatoriais durante o século XX e algumas questões sobre a Liberdade ainda são discutidas na entrada do século XXI.
 
     Desde que o homem é homem, a Liberdade é buscada. A história de um homem foi contada em seu livro, e depois filme, "The Way Back". Slawomir Rawicz era um tenente Polonês que foi preso durante a Invasão Soviética na Polônia, no ano de 1939. Foi levado para um campo de trabalhos forçados, chamados de Gulag. Seu objetivo de vida a partir daquele momento era: obter Liberdade. Contando com a estatística, cerca de 1,5 milhões de pessoas foram capturadas pelo exército soviético e retidas nestes campos de trabalho forçado.

     Quanto pode durar um homem enfraquecido pela tortura física e psicológica? Malnutrido, soterrado nos próprios excrementos, dia após dia tentado pela promessa de liberdade em troca de uma falsa confissão? Preso pelos soviéticos durante a divisão russo-germânica da Polônia, ele foi brutalmente espancado para confessar seu suposto papel como espião. Após sua prisão, alianças e amizades são feitas.
 
     Com a ajuda e a companhia de mais seis prisioneiros, ele escapa, em 1941, do campo de Yakutsk. A pé, numa inacreditável jornada pelas regiões mais inóspitas do planeta, munido de apenas um machado e uma faca, o grupo deixa a Sibéria. Eles cruzam a China, o deserto de Gobi e transpõem os Himalaias, até entrar na Índia...
 
     Quantos sobreviventes? Quantos quilômetros percorridos? Com temperaturas abaixo dos -40ºC, com falta de comida, e após disto, um dos mais perigosos e inóspitos desertos do mundo deve ser atravessado. A falta de água, a morte de amigos que recém foram conhecidos e que serão lembrados para a vida inteira, o encontro de miragens e realidades. Entre desertos de neve e de areia, o Himalaia, as civilizações mais remotas e gentis do mundo, a liberdade é caçada.

     "De repente senti-me privado de amigos e de tudo, tão desolado e sozinho quanto um homem pode ser." São palavras de Slawomir. Uma história épica, mas semelhante à de muitos homens que procuram a liberdade ainda hoje. Para muitos, a Liberdade não é concedida, e para outros ela nem mesmo é procurada. O que é a liberdade hoje para você? Uma representação de ter independências pessoais? Algumas vezes podemos parar e pensar nisto, pois trabalhamos dia e noite para obter o que? Dinheiro?
 
     Talvez seja um conceito para nos manter acordados, pois muitos não saberiam o que fazer com ela.

     Fonte: Obvius Mag: olhar sociocultural - cultura social na arte, fotografia e história

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Em junho deste ano, Open Culture publicou o filme de 15 minutos "The Fallen of World War II" de Neil Halloran, que utiliza inovadoras técnicas de visualização de dados para pôr em perspectiva o custo humano da Segunda Guerra Mundial mostrando como, entre 1939 e 1945, se perderam...   (continua)


  •    O Jornal Nacional do dia 11 de setembro de 2001 mostra bem a importância do fato histórico. Veja o vídeo. (continua)


  •    A Belle Époque' (bela época em francês) foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa que começou no final do século XIX (1871) e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914. A expressão também designa o clima intelectual e artístico do período em questão.   (continua)


  •    Este vídeo com uma intenção épica tenta mostrar toda a história da civilização humana, desde o ano 5000 a.C. na Suméria até o ano 2014. Uma procissão geopolítica de "todos os impérios, nações, reinos, armadas e repúblicas" se descortina em 13 minutos.   (continua)


  •    Setenta e seis anos do Desembarque na Normandia, também conhecido como o Dia D. Na terça-feira, 6 de junho de 1944, foi o pontapé da Operação Overlord (ou Netuno), o início da invasão aliada contra a ocupação alemã. Operação essa que mudou o curso da Segunda Guerra Mundial contra os nazistas e que marcou definitivamente o começo do fim do conflito.   (continua)


  •    O Archivum Secretum Apostolicum Vaticanum foi criado pelo papa Paulo V em 1612 para resguardar os documentos pessoais dos papas. Muitos destes documentos têm valor histórico já que são evidência direta do envolvimento da Igreja em questões políticas em todo mundo, desde a correspondência com líderes mundiais e os...   (continua)


  •      Por Vaas da Obvious Mag
       O cristianismo adotou a cruz como seu símbolo máximo e, desse modo, percorreu a história, influenciando as culturas por meio de sua imagem icônica e de sua mensagem redentora. A cruz, por meio da religião, se tornou num dos mais recorrentes, poderosos e importantes temas da história da arte.   (continua)


  •    O usuário derDon1234 do YouTube fez um desses trabalhos épicos que por verdade deveria ser assistido por todos. Um inestimável vídeo compilatório de cunho histórico, com os acontecimentos mais importantes da história do mundo nos últimos cem anos (1911 a 2011) em dez minutos, com ênfase especial para os conflitos bélicos. Imperdível !


Copyright 2011-2021
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília