
Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...
"Até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda há-de zombar de nós essa tua loucura? A que extremos se há-de precipitar a tua audácia sem freio? Nem a guarda do Palatino, nem a ronda nocturna da cidade, nem os temores do povo, nem a afluência de todos os homens de bem... (continua)
A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa, e depois do Governo Provisório (Duma), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991. (continua)
Em 18 de julho de 1965, o oficial estadunidense Jeremiah Andrew Denton Jr. participava de uma missão de bombardeio no Vietnam quando seu avião foi derrubado. Ele e seu copiloto, Bill Tschudy, foram capturados. Levados a um campo de prisioneiros de guerra nos arredores de Hanói, passaram a... (continua)
O Archivum Secretum Apostolicum Vaticanum foi criado pelo papa Paulo V em 1612 para resguardar os documentos pessoais dos papas. Muitos destes documentos têm valor histórico já que são evidência direta do envolvimento da Igreja em questões políticas em todo mundo, desde a correspondência com líderes mundiais e os... (continua)
Por Vaas da Obvious Mag
O cristianismo adotou a cruz como seu símbolo máximo e, desse modo, percorreu a história, influenciando as culturas por meio de sua imagem icônica e de sua mensagem redentora. A cruz, por meio da religião, se tornou num dos mais recorrentes, poderosos e importantes temas da história da arte. (continua)
O debate sobre o golpe de 1964 está vivo porque muitas das questões daquele ano perduram 50 anos depois. Debatê-las contribui para exorcizar os fantasmas. A ditadura acabou há 35 anos. Seu legado continua presente na economia, na política, na educação, nas grandes obras.
Em 15 de novembro de 1939, 50 anos após a quartelada que derrubou o Império, a primeira página do então principal jornal do país, O Estado de S.Paulo, não publicou uma única linha a respeito das cinco décadas da República proclamada pelo marechal Deodoro da Fonseca, em 1889. No Rio de Janeiro, a capital da República, a primeira página de O Globo estampou uma foto do ditador Getúlio Vargas num ato alusivo ao cinquentenário, com uma manchete anódina: (continua)
Blog do Argemiro Ferreira
O cálculo foi atualizado pelos professores Joseph Stiglitz e Linda J. Bilmes. Segundo o novo livro deles, a estimativa do custo da guerra do Iraque eleva-se agora a US$ 3 trilhões. O título do livro, lançado esta semana, é este: “The three trillion dollar war” – ou seja, “A guerra de três trilhões de dólares”. (continua)
Liberdade: sf (lat libertate) Estado de pessoa livre e isenta de restrição externa ou coação física ou moral. Condição do ser que não vive em cativeiro. Condição de pessoa não sujeita a escravidão ou servidão....
O nascimento da ideia de Liberdade na Grécia e a história da primeira democracia em Atenas de Péricles, Sócrates e Sófocles nos mostra o início de um conceito que é buscado ainda hoje por muitos. O status e significado de Liberdade em ambas Romas Republicana e Imperial, e as novas formas de Liberdade que floresceram do legado Romano é visto nas principais leis e códigos civis da atualidade. (continua)
Fonte: Obvius Mag: olhar sociocultural - cultura social na arte, fotografia e história
O vídeo mostra o Plantão da Rede Globo que entrou no ar durante a novela Roque Santeiro - Anunciando o fim da União Soviética pois o Lider Gorbatchov que ainda resistia tinha pedido renuncia. Exibido no dia 25 de Dezembro de 1991.
Por Eduardo de Freitas
Após o término da Segunda Guerra Mundial, a Europa entrou em um processo de reconstrução, e não demorou muito para ingressar em um intenso desenvolvimento industrial e econômico, salvo os países do leste Europeu que nesse mesmo período enfrentou sucessivas crises de caráter financeiro. (continua)
Maurício Santoro - Fundação Getúlio Vargas
Entre 1989 e 1991 a História acabou, ou assim nos garantiu Francis Fukuyama. O mundo rumaria para a economia de livre mercado e para a democracia. O período dos grandes embates ideológicos havia terminado e seria substituído por variações sobre o tema do American way of life. Essa visão – otimista ou arrogante, conforme a perspectiva – ruiu ao longo dos violentos conflitos étnicos e religiosos da década de 1990, com os genocídios na Iugoslávia e em Ruanda, a vitória dos Talibãs na guerra civil do Afeganistão...
(Ver Post Completo)
Jonathan Schell - Opera Mundi, publicado originalmente no The Nation
Os ataques de 11 de setembro foram muitas coisas. Entre as mais importantes, podemos ver depois de uma década, é que eles foram um portal para um mundo de fantasmas, no qual os Estados Unidos têm vagado desde então.
O grande crime sinalizou de maneira estranha essa tendência, unindo o real ao irreal, o verdadeiro ao questionável. Ao usar aviões cheios de passageiros para jogar contra prédios gigantes lotados de trabalhadores, ele foi criado para gerar um espetáculo sangrento, dar vida a um horror digno de filmes. As torres do World Trade Center e o Pentágono foram claramente escolhidos por seu valor simbólico...
(Ver Post Completo)
Nossa sociedade é organizada, sobretudo hoje em dia, a partir das relações de consumo em grande escala. Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos. A História das Coisas é um documentário interessante que procura mostrar as relações funcionais de mercado ao qual estamos submetidos, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo. Revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um convite à reflexão para a necessidade de criarmos um mundo mais sustentável e justo.
Copyright 2011-2026
Todos os direitos reservados
Até o momento, 114358358 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília