Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

A internet e a literatura - Suely Braga

Enviado por Gilberto Godoy
a-internet-e-a-literatura---suely-braga

   No século XXI, onde impera a robótica e a informática, o mundo entra em nossas casas, através da telinha da televisão e da internet.

   O planeta torna-se uma aldeia global. Desaparecem as cartas. Em seu lugar ficaram os telefones celulares, que se multiplicam aos milhões.

    Hoje, através da internet: dos e-mails, dos sites, dos orkuts, dos  twitter podemos inteirar-nos de todas as notícias e por meio das redes sociais: facebook e outras conquistamos quantos amigos virtuais quisermos.

    A literatura acompanhando a época do corre corre,em que as pessoas são privadas de tempo, transformou-se para acompanhar a situação atual dos leitores.

   Tornou-se moda os pequenos poemas, os contos, as crônicas, os minicontos, os poetrixs , os haikais, as colunas nos diversos sites.

    É claro que continuam os romances longos, romances históricos de autores importantes, ou não.

    Livros que carregamos na bolsa e podemos lê-los no ônibus, nos bancos de praça, nos consultórios, nos laboratórios, em qualquer lugar que estejamos.

     As editoras estão também compilando os clássicos da literatura mundial em pequenos compêndios, práticos para a leitura.

     A internet que é um meio de comunicação valioso tem também algumas desvantagens. Os jovens estudantes do ensino médios e universitários, muitas vezes copiam textos inteiros, assinando-os como se fossem deles. Não é pesquisa, é cópia integral.

   Outros usam nomes de grandes escritores como: Mário Quintana, Carlos Drumonnd de Andrade Luis Fernando Veríssimo, Marta Medeiros em textos e ppss que não são de sua  autoria.Precisamos estar alertas.

    Através da internet difamam-se pessoas, especialmente políticos, se redige e-mails difamatórios usando nossos nomes.

  Difunde-se a pedofilia através da internet.

   Os pais devem ter cuidado e se interarem dos programas que seus filhos participam. Deve haver um controle para que as crianças e adolescentes não sejam enganados.

    Assim a internet pode ser usada para o bem e para o mal.

   Como excelente fonte de comunicação e pesquisa, mas também como fonte de propaganda enganosa e perniciosa, criando sérios problemas.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •      "Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.   (continua)
      * Veja sobre Psicólogo Brasília na Clínica Brasília de Psicologia ou AQUI.


  •      Um grupo de senhores, por várias noites, reuniu-se para discutir sobre os assuntos de alta transcendência – coisas metafísicas. No grupo, um dos participantes se destacava pelo silêncio. Numa das noites, incitado por um dos participantes, o casmurro usou a palavra...   (continua)


  •    Quando jovens, cultivávamos a utopia de um mundo melhor. Tenho refletido sobre isso. Tenho lido e pesquisado sobre a história do nosso comportamento através dos séculos. Parece que, apesar de toda a violência atual, fomos ficando menos violentos. Difícil acreditar, eu sei.   (continua)


  •    Rei Lear é uma das peças mais citadas em textos sobre o envelhecimento. A montagem de Juca de Oliveira é uma oportunidade para aqueles interessados em conhecer a obra, uma vez que a chance é mínima de assistirem uma encenação clássica, completa, algo distante ...   (continua)


  • “Não me deixe rezar por proteção contra os perigos,
    mas pelo destemor em enfrentá-los.
    Não me deixe implorar pelo alívio da dor,
    mas pela coragem de vencê-la...
    (continua)


  •    Quando fico angustiado com as notícias brasileiras, ligo para o Nelson Rodrigues. Ele me dá bons conselhos lá do céu de papelão, entre nuvens de algodão e estrelas de papel prateado — seu paraíso é um cenário de teatro de revistas. O telefone toca como uma trombeta suave. Ele já sabe quem é: '— Você, hein? Só me liga quando está encalacrado.'   (continua)


  •    Quem não tem namorado é alguém que tirou férias não remuneradas de si mesmo. Namorado é a mais difícil das conquistas. Difícil porque namorado de verdade é muito raro. Necessita de adivinhação, de pele, saliva, lágrima, nuvem, quindim, brisa ou filosofia...   (continua)


  •       Adaptação ao texto original de Rosemarie Urquico
       “Encontre uma pessoa que lê. Namore uma pessoa que gasta seu dinheiro em livros, em vez de roupas. Namore uma pessoa que tem uma lista de livros que quer ler e que possui seu cartão de biblioteca. Você sabe que ela lê porque ela sempre vai ter um livro não lido consigo.   (continua)


Copyright 2011-2025
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília