Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

A reinvenção do Machado - Wagner Brenner

Enviado por Gilberto Godoy
a-reinvencao-do-machado---wagner-brenner

   Não que cortar lenha com um machado faça parte da sua rotina.

   Mas vale como exemplo de inovação e prova de que até a coisa mais básica, imutável por milhares de anos, pode um dia ser questionada e reinventada.

   A “lâmina-de-cortar” foi inventada pelos homens das cavernas, que a usaram em uma versão sem o cabo por… pausa dramática… UM MILHÃO E MEIO DE ANOS!!!! (WP)

   Na verdade deve estar entre as primeiríssimas coisas que inventamos. Quiça, A primeira. E por um milhão e meio de anos a gente cutucou coisas com pedras afiadas nas mãos (tô inconformado).

   Depois deste tempo todo, alguém teve a ideia de colocar um cabo (aê!) e reinventou o machado pela primeira vez. Além de mais confortável, o machado se beneficiava agora das leis da física para se tornar mais rápido, forte e eficiente. Mas isso foi lá na antiguidade.

   E, de lá para cá, um machado foi…um machado.

O Novo Machado

   Em, 2014, o machado foi reinventado pela segunda vez. O que poderia ser reinventado em uma coisa tão básica?

   Tão simples que dói: a lâmina não é mais simétrica.

   O novo machado tem mais massa em um dos lados.

   Assim, quando ele vem no embalo em direção ao toco de madeira, além de funcionar como uma cunha que penetra no tronco, simultâneamente a lâmina também aplica uma força lateral, que “abre”  e rasga o corte para os lados.

   O machado penetrava. Agora penetra e abre.

   O machado era cunha. Agora é cunha e alavanca.

   Virou um 2 em 1.

   É, literalmente, um machado excêntrico (“aquele que desvia ou se afasta do centro”).

   A invenção do “VIPUKIRVES™” é do finlandês Heikki Kärnä, que é bom PACAS de design mas ruim de nome.

   Mas tudo bem, depois alguém ajuda ele a dar outro nome mais varejão tipo “Cut n’ Rip” (domínio disponível, já chequei. Acho que vou comprar).

     Fonte: Updataordie.com

 

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Estas são algumas coisas que muitos deles não aguentam. O amor, a paixão por mais doce que pareçam, pode chegar a pender por um fio tênue. Só bastam certos detalhezinhos, de parte a parte, para que a coisa comece a fraquejar. Por agora nos ocuparemos de alguns comportamentos...   (continua)


  •    E assim vai a vida...


  •    Não cumprir com suas obrigações na cama poderia custar muito caro para quem vive na França. Um homem de 51 anos recebeu uma multa de 10 mil euros por faltar ao código civil francês, no qual se assinala que os casados devem sempre "compartilhar uma vida comunal".   (continua)

     


  •    Alguns se sentem mais confortáveis à luz do dia, popularmente se diz que são aqueles que vão dormir e acordar com as galinhas, mas outros preferem o breu da noite e muitas vezes vão dormir quando os outros se preparam para levantar.   (continua)


  •    O sapato está apertado e a festa é hoje? O cachorro encheu sua calca de pelos e a reunião é em 30 minutos? Comprou um anel e ele deixou seu dedo verde? Cade a pinça que estava na gaveta? Com certeza você já passou por alguma dessas situações...   (continua)


  •    Uma família faz uma viagem diferente pela Itália. Pai, mãe e filhos se aventuram de bicicletas em cidadezinhas, hotéis, pousadas, casas de parentes, estradas e monumentos. Muitos animais, comidinhas e surpresas... Vídeo belo e músicas agradáveis. Isto é vida!


  •    Conquanto os implantes anticoncepcionais não sejam algo novo, a Fundação Bill & Melinda Gates quer melhorá-los significativamente respaldando em termos financeiros uma empresa de biotecnologia de Massachusetts que busca desenvolver a próxima geração de dispositivos implantáveis.   (continua)


  •    Um avião de caça F16 da Força Aérea turca voou a poucos metros sobre uma multidão enquanto pousava no espetáculo aéreo de Waddington, na Inglaterra. Por pouco!


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília