Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Dia do Teatro

Enviado por Gilberto Godoy
dia-do-teatro

   Este post é em homenagem ao Dia do Teatro que comemora-se hoje.  Abaixo vão as descrições de algumas das melhores peças teatrais totalmente brasileiras entre muitas outras de grandes escritores.

   Teatro é um termo de origem grega que designa o conjunto de peças dramáticas para apresentações em público. O teatro é uma forma de arte na quais vários ou um ator apresenta determinada história que desperta vários sentimentos no público. A ideia de teatro que conhecemos hoje surgiu na Grécia Antiga, século IV a.C., era um lugar onde eram realizadas as cerimônias religiosas para Dionísio, o deus grego do vinho. No Brasil o teatro surgiu no século XVI com as composições teatrais escritas por padres Jesuítas nas divulgações de fé religiosas entre as tribos indígenas. Mas foi a partir no século XIX que a arte de representar começou a se desenvolver fortemente no Brasil.


   Auto da Compadecida
   A peça teatral o Auto da Compadecida foi escrita em 1955 pelo autor brasileiro Ariano Suassuna, sendo a primeira encenação em 1956, em Recife e Pernambuco, com direção de João Cândido. O Auto da Compadecida tem elementos da literatura do cordel, gênero comédia, traços do barroco católico e uma mistura da cultura popular e tradição religiosa. A peça foi apresentada pela Rede Globo de televisão no ano de 1999 em forma de filme que faz sucesso até hoje.

   O Juiz de Paz na Roça
   O Juiz de Paz na Roça também é uma das melhores peças teatrais do Brasil escrita em 1838 por Martins Pena. A peça de teatro é uma comédia com 23 atos, sendo a primeira obra de Martins Pena a ser apresentada em forma de teatro, no dia 4 de outubro de 1938, no teatro de São Pedro, pela companhia teatral de João Caetano.

   A Partilha
   A Partilha é uma peça atual e foi escrita e dirigida por Miguel Falabella em 1991, ficando em cartaz por 6 anos, sendo apresentando em 12 países. Por causa do grande sucesso que fez, Miguel Falabella escreveu no ano 2000 a continuação da peça chamada A Vida Passa, e no ano 2002 foi feito o filme do teatro.

   O Pagador de Promessas
   A peça teatral o Pagador de Promessas foi escrita pelo dramaturgo brasileiro Dias Gomes, e sua primeira encenação foi em São Paulo pelo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), no ano de 1960. O Pagador de Promessas inspirou o filme homônio de 1962, que venceu o prêmio de Ouro no Festival de Cannes.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Há quartorze anos começamos a postar neste espaço. Foram cerca de nove mil posts e mais de 400 milhões de visitas. Neste tempo tratamos de atualidades, artes, psicologia, humor, família, música, filmes, livros, curiosidades, natureza, política, Brasília, arquitetura, cidades, saúde, ciência, fotografia, boas memórias, viagens e muitas outras coisas...   (continua)


  •      Ao Dia do Amigo!

    “Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
    Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
    Amigo a gente sente!
    (continua)


  •      O rock, como movimento social, sempre foi uma forma de expressar o nosso inconformismo com uma sociedade desigual. Foi em Cleveland, em 1951, que o disc jockey Alan Freed popularizou a expressão "rock and roll".   (continua)


  • "Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio.
    Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos
    Que a vida passa, e não estamos de mãos enlaçadas...
    (continua)


  • "Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos.
    Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho
    deles. A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor,
    eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos...
    (continua)


  • MÃE... são três letras apenas
    As desse nome bendito:
    Também o céu tem três letras...
    E nelas cabe o infinito.

    Para louvar nossa mãe,
    Todo o bem que se disse
    Nunca há de ser tão grande
    Como o bem que ela nos quer...

    Palavra tão pequenina,
    Bem sabem os lábios meus
    Que és do tamanho do céu
    E apenas menor que Deus!


  • “Mãe,
    Vem ouvir a minha cabeça a contar histórias ricas que ainda não viajei!
    Traz tinta encarnada para escrever estas coisas!
    Tinta cor de sangue, sangue verdadeiro, encarnado!
    (continua)


  •    Hoje Primeiro de Maio é o Dia Internacional do Trabalhador. Diga-se bem: do Trabalhador. Esse papo de Dia do Trabalho é eufemismo pra desviar a razão da celebração. Trabalho por mais produtivo que seja é sempre dispêndio de energia, sacrifício, e luta. Não fosse nossa condição adâmica poderíamos estar todos ainda  no Paraíso sem precisar estar comendo o nosso pão no suor do nosso rosto.   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília