Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Empresa prepara viagem a Marte... só de ida

Enviado por Gilberto Godoy
empresa-prepara-viagem-a-marte----so-de-ida

      Nicolas Delaunay, em Haia, via UOL Notícias/ciência

     A partir de 2023 turistas poderão viajar a Marte com passagem de ida simples, que será financiada com a cobertura da aventura, divulgou uma empresa holandesa, enquanto o veículo-robô Curiosity da Nasa faz suas primeiras explorações no planeta vermelho.
 
     "A conquista de Marte é a etapa mais importante da história da humanidade", disse à AFP Bas Lansdorp, engenheiro mecânico de 35 anos que criou a empresa "Mars One", decidido a prosseguir com sua ideia, apesar do ceticismo dos especialistas.

     Uma particularidade do projeto é que, por enquanto, não haverá viagem de volta, impossível do ponto de vista técnico, explicou Bas Lansdorp.
 
     O empresário avalia o custo da viagem em 6 bilhões de dólares, mais de duas vezes os 2,5 bilhões da missão do robô americano Curiosity, que posou em Marte em 5 de agosto para investigar se o entorno do planeta foi propício à vida microbiana no passado.
 
     A seleção de astronautas, sua vida diária em Marte e a viagem de sete meses serão material para programas de televisão destinados a financiar a aventura.
 
     Bas Lansdorp explicou ter tido a ideia do financiamento do projeto ao conversar com o compatriota Paul Römer, um dos criadores do 'reality show' Big Brother, exibido pela primeira vez na Holanda, em 1999.
 
     Alguns especialistas se questionam sobre a ética do projeto ou sua possibilidade técnica, embora outro holandês, Gerard't Hoofd, prêmio Nobel de Física em 1999, apóie a empresa holandesa e seja um de seus embaixadores.
 
     "Sempre houve aventureiros para lançar viagens ao desconhecido. Pensemos nos vikings que foram para a América, em Cristóvão Colombo", argumentou, em declarações à AFP.
 
     O engenheiro Lansdorp, que trabalhou com energia eólica, admite que falta concretizar vários aspectos do projeto.
 
     Só a metade das missões das grandes agências espaciais lançadas desde 1960 para pousar em Marte teve sucesso. Mas a "Mars One" prevê criar no planeta uma colônia a partir de 2023. O presidente americano, Barack Obama, estabeleceu como meta enviar homens a Marte antes de 2030.
 
     Bas Lansdorp e sua equipe, formada por um físico, um desenhista industrial e um especialista de comunicação empresarial, contam em manter o controle sobre a "coordenação geral" do projeto. A realização técnica ficará a cargo de empresas privadas especializadas.
 
     Possível... em teoria
 
     A seleção e o treinamento dos candidatos astronautas deveriam começar, em 2013, e o envio dos módulos habitacionais, das provisões e dos veículos robotizados estão previstos entre 2016 e 2022.Em abril de 2023, os quatro primeiros homens e mulheres pousarão em Marte. Outros astronautas (21 no total em 2033) se somarão. A temperatura média no planeta é de 55 graus abaixo de zero e a atmosfera é composta em 95% de dióxido de carbono.
 
     Os astronautas instalarão a colônia e realizarão pesquisas científicas. Seu oxigênio será produzido a partir da água presente sob a forma de gelo no subsolo.
 
     "Penso que restam perguntas que não têm sido examinadas em profundidade", avalia Chris Welch, professor de engenharia espacial da Universidade Internacional para o Espaço (ISU), sediada em Estrasburgo (nordeste da França).
 
     "De um ponto de vista técnico, diria que é metade/metade", acrescentou Welch, explicando que a produção de oxigênio a partir do gelo é "possível em teoria", embora extremamente incerta.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Para quem gosta de lugares verdadeiramente únicos, este é um lugar paradisíaco, envolto pelas montanhas da Indonésia, localizado a 100 metros de altura, com uma vista estonteante do Oceano Índico e das montanhas da Indonésia, o Alila Villas Uluwatu oferece uma experiência serena, sensual, surpreendentemente diferente em Bali.   (continua)
     


  •    A arte de um cruzeiro personalizado encontra com o coração da história a bordo dos cruzeiros Tauck. Experiências culturais em terra e ao longo de vias navegáveis europeias - o Reno, Danúbio, principal, Rhône e Mosela são sempre sensacionais.   (continua)


  •    Entrar numa boa livraria e pesquisar por guias de viagem é uma experiência. Hoje em dia, além dos clássicos ao estilo “Frommer’s” e “Lonely Planet” (que cumprem bem o papel didático, com mapas e pontos históricos) é possível encontrar uma diversidade sem fim, para todo e qualquer gosto: são guias de luxo, de gastronomia, de arquitetura, compras, esportes, enfim, tão específicos quanto se possa imaginar e querer.    (continua)


  •    Em breve, você poderá curtir a experiência de hospedar-se num hotel no meio da floresta! O Cristalino Jungle Lodge é o mais novo parceiro da UpYou e seu padrão de qualidade é reconhecido internacionalmente. O Cristalino Lodge foi eleito um dos melhores hotéis do Brasil pela National Geographic Traveler devido à experiência autêntica na Amazônia, ao comprometimento sócio-ambiental e à realização de turismo responsável.   (continua)


  •    Continuando nossa seção "Mundo Vasto Mundo", hoje vamos até a Grécia. Em Santorini, a legenda é praticamente indistinguível da realidade. E ali, na ilha com a fama de ter sido a terra de Atlântida, as cinco casas da Coleção Tsitouras são empoleiradas num penhasco de mil metros com vista para uma das vistas mais espetaculares do Mediterrâneo...   (continua)


  •    Medo de voar? Um novo aplicativo promete acalmar quem tem insegurança de viajar de avião usando dados estatísticos. Chamado “Am I going down?” (“Eu vou cair?”), o sistema promete aos viajantes mostrar a probabilidade de que seu voo sofra um acidente. Para isso, o usuário precisa digitar os aeroportos de saída e de destino, o nome da companhia aérea e o modelo da aeronave.   (continua)


  •      Inauguramos hoje a sessão "Mundo Vasto Mundo".  Sugestões de viagens, com diversas possibilidades, por este nosso planeta maravilhoso. Para iniciar vamos a um antigo Monastério, o Villa San Michele, em Fiesole, que é hoje um hotel boutique localizado no alto de uma montanha sobre a cidade de Florença, de onde se vê a cidade (ta) vibrando ali embaixo. Ver fotos e site.

         http://www.visaluxuryhotelcollection.com.br/hotel-detail/villa-san-michele


  •  

         Ricardo Freire dá boas dicas para montar uma viagem de carro pela Europa.
     


Copyright 2011-2026
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília