Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Nossa civilização se dirige ao colapso?

Enviado por Gilberto Godoy
nossa-civilizacao-se-dirige-ao-colapso-

     Os resultados de um estudo comissionado pela NASA sugere que nossa civilização industrial avança para um colapso global, em grande parte pelo manejo insustentável dos recursos e a enorme desigualdade na distribuição da riqueza.

     O estudo interdisciplinar baseado em um modelo dinâmico que leva em conta fatores humanos e fatores da própria natureza, cita casos anteriores nos quais civilizações avançadas colapsaram. Impérios como o romano, o mesopotâmico ou várias dinastias imperiais chinesas degradaram por causas detectadas na atualidade. A diferença talvez resida em que pela primeira vez na história a civilização tenha um caráter global.

     Os fatores que contribuem à iminente crise global são: a população, o clima, a agricultura, a água e a energia. A estes fatores interrelacionados, que se encontram em pontos críticos, devemos somar a estratificação das classes sociais, um fenômeno que antes já resultou em consequências catastróficas para algumas civilizações.

     O estudo coloca sob suspeita a noção de que a tecnologia resolverá nossos problemas de desigualdade e de manejo de recursos:  - "A mudança tecnológica pode incrementar a eficiência do uso de recursos, mas também tende a incrementar o consumo de recursos per capita e a escala de extração dos mesmos, tal qual os incrementos em consumo comumente compensam o incremento na eficiência do uso de recursos."

     Os pesquisadores prognosticam que o excesso de consumo das elites propiciará o colapso do povo e este a sua vez terminará produzindo o colapso das elites.


     Fonte: The Guardian.

 

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Gioconda Gordon - Gazeta Mercantil
       O título do livro do sociólogo polonês Zigmunt Bauman é sugestivo e, sobretudo, apropriado para um sentimento que não se submete docilmente a definições. Professor emérito de sociologia nas Universidades de Varsóvia e de Leeds, na Inglaterra...   (continua)


  •    Investigador norte-americano criou mapa animado que sintetiza manifestações de todo o mundo ao longo de mais de três décadas. Calcanhar de Aquiles: só reúne protestos noticiados. O Brasil, um dos colossos da geografia mundial, é um dos países mais...   (continua)


  •    Os brasileiros, em geral, acham que o mundo todo presta, menos o Brasil. Realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos.   (continua)


  •    José Datrino, nasceu na cidade de Cafelândia, São Paulo. Teve uma infância árdua trabalhando com a terra e com animais. Para ajudar a família, puxava carroça vendendo lenha nas proximidades. Desde cedo aprendeu a amar, respeitar e agradecer à natureza...   (continua)


  •    Existe coisa mais melancólica do que uma mesa de quatro pessoas, num restaurante, em que três estão dedilhando seus smartphones e uma está falando sozinha?   (continua)


  •    As redes sociais são a próxima fronteira das ciências sociais. Essa nova disciplina (ciências sociais aplicadas às redes sociais) já tem um nome: física social. O termo "física social" data do Iluminismo do século 18 e era um projeto de uma ciência do humano à semelhança da...   (continua)


  •    "O Banqueiro", poema de Craig-James Moncur, dito por Mike Daviot. O filme foi escrito, realizado e produzido por Craig-James Moncur.

         Fonte: https://www.youtube.com/channel/UCPum...


  •    Durante uma conferência de ciência, uma pergunta é feita por Lawrence Summers, um dos convidados e ex-presidente da Universidade de Harvard, sugere que diferenças genéticas explicariam o fato e existir poucas mulheres no campo da ciência. A resposta dada por Neil deGrasse Tyson, que é um cientista negro e famoso, é excelente. Confira.


Copyright 2011-2025
Todos os direitos reservados

Até o momento,  114016086 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília