Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

O acervo de Milton Nascimento disponível para pesquisa

Enviado por Gilberto Godoy
o-acervo-de-milton-nascimento-disponivel-para-pesquisa

     Rio de Janeiro - Desde o dia 21 deste mês, o acervo do cantor e compositor Milton Nascimento está disponível para visualização e pesquisa no portal do Instituto Antonio Carlos Jobim – www.jobim.org . São cerca de 45 mil itens, entre fotos, documentos, áudios, vídeos e álbuns. O acervo é o mais extenso já digitalizado pelo instituto, que desde 2001 desenvolve projetos de catalogação, conservação e disponibilização de acervos digitais de artistas representativos da cultura brasileira.

     São mais de 4.500 fotos do cantor, desde a infância em Minas Gerais, na década de 40, até imagens mais recentes. Os visitantes do portal também podem visualizar documentos como a caderneta escolar de Milton do ano de 1958, quando ele cursava a 4ª série do Colégio São Luís, em Três Pontas (MG); cartas do poeta Carlos Drummond de Andrade e da atriz francesa Jeanne Moreau; letras manuscritas e um cartaz do show El Gran Concerto, que Milton fez com os cantores argentinos Mercedes Sosa e León Gieco, em Buenos Aires, em 1984.

     Para marcar o lançamento do acervo digital, a Orquestra de Sopros Pró-Arte fará um show em homenagem a Milton Nascimento, às 20h30 de hoje, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Com direção de Cláudia Ernest Dias, Fernado Trocado e Raimundo Nicoli, a apresentação tem participação do instrumentista Marcelo Caldi e participação da Companhia Folclórica do Rio de Janeiro, com coreografia de Eleonora Gabriel.

     No repertório, nove canções de Milton, entre elas Nada Será como Antes, Vera Cruz, Morro Velho e Canção do Sal, cada uma com um diferente arranjador. No foyer do teatro, parte do acervo estará em exposição.

     Criado em maio de 2001 para abrigar a memória e o acervo de Antonio Carlos Jobim (1927-1994), o instituto foi instalado no Jardim Botânico, como um tributo da família e dos amigos do maestro ao amor que ele sempre demonstrou pelo parque. O primeiro acervo a ser catalogado e digitalizado  pelo instituto foi o do próprio Tom Jobim, com 9.435 itens.

     Coordenados por Georgina Staneck, outros projetos de digitalização foram implementados pelo instituto, que tem o patrocínio da Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura do governo federal. São eles os dos compositores Dorival Caymmi (4.311 itens), Chico Buarque (5.901 itens) e Gilberto Gil (17.674) e o do arquiteto Lucio Costa (3.977 itens arquivados). Atualmente, encontra-se em processo de catalogação o acervo do instrumentista, maestro e compositor Paulo Moura (1932-2010).

     Paulo Virgilio, repórter da Agência Brasil - Edição: Fábio Massalli

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •        Sempre ótimas escolhas de repertório e interpretação com uma energia diferenciada.
    "Agora vamos ter os girassóis do fim do ano
    E o calor vem desumano, tudo irá se expandir..."


  •       Lá se vão mais de 31 anos que ele nos deixou. Faleceu em um acidente de carro após um show no estado do Paraná. Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, filho de Luiz Gonzaga, era um homem de hábitos simples, inteligente, poeta, compositor e um dos nomes fundamentais do Clube da Esquina. Um dos meus comporsitores preferidos. (continua)


  •    Uma roda de samba no Rio de Janeiro não tem preço. Com esta música e estas feras então... A querida Zélia Duncan, Hamilton de Holanda e Nilze Carvalho.  A música que todo filho vai lembrar do seu pai! DVD Samba Social Clube 4 - Direção: Darcy Burger - Edição: Maurício Leal/Daniel Saturnino.


  •      Uma das mais belas criações humanas. Atinge a alma. Astor Piazolla. Phonograph Jazz Band. Produção: Honoured Artist of Russia Sergey Zhilin. Solistas: Yuri Medyanik (bandoneon), Rodion Petrov (violin). Dançarinos: Inna Svechnikova, Dmitry Chernysh. Moscow International House of Music, Svetlanov Hall


  •    Grande sensibilidade, Oswaldo! Boas lembranças dos shows na Sala Funarte, Teatro da Escola Parque, Sala Villa Lobos... 

    "Olhe bem nos meus olhos
    Olhe bem pra você
    O fato é que a gente perdeu toda aquela magia..."


  • "... tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo..."


  •    Esta linda música de Milton Nascimento e Telo Borges fica ainda mais emocionante na interpretação da Maria Rita. A genética não falha, como diria meu amigo Marco Aurélio MA. A gente sente a sua mãe, Elis Regina, em cada gesto e nuances de voz. Alcança o fundo do coração. Vale abrir um vinho para ouvi-la.   (continua)


  •      A música é um dos hinos da humanidade. Esta gravação não é recente, em verdade é uma homenagem ao Led Zeppelin que aconteceu em 02/12/12 na Kennedy Center Opera House em Washington (DC). O trio remanescente da banda, Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones, assistiu com uma grande emoção a uma versão do clássico "Stairway to Heaven"...   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília