Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

O grande instrumentista Marcos Valle

Enviado por Gilberto Godoy

     Marcos Valle é um dos músicos mais completos de sua geração. Leia abaixo sua trajetória.

    Nascido no Rio de Janeiro, estudou piano clássico e teoria musical na infância, e mais tarde violão. Começou a freqüentar os bares e casas noturnas que davam espaço para grupos de jazz e jam sessions e formou em 1961 um conjunto com Edu Lobo e Dori Caymmi que chegou a se apresentar algumas vezes. Com seu irmão Paulo Sergio Valle compôs músicas de sucesso e em 1964 lançou o LP "Samba Demais".

      No ano seguinte foi para os Estados Unidos, onde Walter Wanderley gravou "Samba de Verão", com grande êxito. "Preciso Aprender a Ser Só" e "Terra de Ninguém" são outros destaques dessa época, junto com "Samba de Maria", "O Amor É Chama", "Viola Enluarada" (gravada em duo com Milton Nascimento), "Dia de Vitória", "Gente", "Seu Encanto" e "Ao Amigo Tom".

      Nos anos 70 aproximou-se mais do pop e do soul. Em seguida, compondo trilhas de novelas, sua enorme lista de sucessos passou a incluir ainda "Quarentão Simpático", "Com Mais de Trinta", "Mustang Cor de Sangue", "Os Grilos", "Freio Aerodinâmico", "Que Bandeira", "Black Is Beautiful", "O Cafona", "Não Tem Nada Não".

      Nos Estados Unidos, trabalhou com Airto Moreira. Na década de 80 deu uma guinada mais pop e teve alguns sucessos como "Bicicleta". Marcos Valle foi um compositor da chamada "segunda geração" da bossa nova.

      Seu estilo suingado e dançante, apoiado em grooves inovadores, adaptou-se à demanda das pistas de dança européias, onde foi relançado com muito sucesso na década de 90, no meio da febre do drum'n'bass, criando um novo estilo, o drum'n'bossa. Seus discos foram relançados e outros foram gravados, especialmente pela gravadora londrina Far Out Records.

      O reconhecimento de Marcos Valle é notório não só velho continente. Graças ao seu sucesso, ele tem excursionado também pelos Estados Unidos e Japão. Em 2004, a cantora Emma Bunton, ex-integrante das Spice Girls, gravou uma composição do brasileiro em seu álbum “Free Me”. A música “Crickets Sing for Anamaria”, é uma versão em inglês de “Os Grilos”, escrita pelo compositor, em 1967. A gravação foi considerada pelos críticos britânicos como um dos destaques do CD da cantora.

      Em 2005, o compositor lançou “Jet-Samba”. Gravado no Rio de Janeiro, o disco de drum´n´bossa tem como destaques as canções "Selva de Pedra", "Campina Grande" e "Esperando o Messias". O êxito de Jet-Samba” junto a crítica foi confirmado com a sua premiação pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), em 2005. Além disso, o show de lançamento do CD ficou entre os melhores do ano na lista do jornal O Globo.

     Nesse show, Marcos Valle apresenta músicas com arranjos especiais feitos para sua banda, com repertório onde predomina sua fase dos anos 70. Com Marcos Valle (teclados); Jessé Sadoc (trompete e flugel horn); Marcelo Martins (sax e flauta); Mazinho Ventura (baixo elétrico) e Renato "Massa" Calmon (bateria).

     Fonte: cliquemusic/uol

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    As músicas de Djavan são conhecidas pelas suas "cores". Ele retrata muito bem em suas composições a riqueza das cores do dia-a-dia e se utiliza de seus elementos em construções metafóricas que nenhum outro compositor consegue nem mesmo ousar. As músicas são amplas, confortáveis chegando ao...   (continua)


  • "Tem sempre presente que a pele se enruga,
    o cabelo embranquece, os dias se convertem em anos…
    Mas o que é mais importante não muda;
    A tua força e convicção não têm idade.
    (continua)


  •    Belíssima interpretação para esta música de um gênio. Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 5 de março de 1887 – Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1959) foi um maestro e compositor brasileiro. Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente...   (continua)

     


  • “Já não te vejo, deslumbrante como outrora, 
    Já não te sinto, luz do meu encantamento, 
    Com a cerimonia, que te chamam de senhora, 
    Tu podes crer, que já mudou meu sentimento...
    (continua)


  • "Eu quero chegar antes
    Pra sinalizar o estar de cada coisa
    Filtrar seus graus
    Eu ando pelo mundo divertindo gente
    Chorando ao telefone
    E vendo doer a fome nos meninos que têm fome..."


  • "Stay with me, my love I hope you'll always
    Be right here by my side
    If ever I need you Oh my love
    In your arms,I feel so safe and so secure..."
    (continua)



  •            Official hq Video ,L.A.Woman by The Doors


  •       E lá se vão 26 anos sem Tom Jobim. Ele tinha uma capacidade incrível para um bate-papo, com seu jeito peculiar de dar opiniões.
       Essa música é uma 'obra de arte', sublime! Inspirada nos escritos do filósofo grego Hipócrates (460 a.C.), Vita brevis, ars longa!

    "Longa é a tarde, longa é a vida
    De tristes flores, longa ferida
    Longa é a dor do pecador, querida
    Breve é o dia, breve é a vida...   (continua)


Copyright 2011-2025
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília