Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

O horário de verão e a saúde

Enviado por Gilberto Godoy
o-horario-de-verao-e-a-saude

     Neste domingo, 20, começa mais um horário de verão e com ele os efeitos relacionados aos sintomas de uma noite mal dormida. À meia noite de sábado para domingo, os relógios devem ser adiantados em uma hora no Distrito Federal e em dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

     Dicas para enfrentar a mudança

     Em geral, especialmente no início da mudança, as pessoas passam por uma fase de adaptação de horários que reduz a quantidade de sono. “Usualmente a pessoa apresenta cansaço, queda no rendimento intelectual, alteração de humor e, em prazo maior, se mantido, predispõe-se a diversos agravos à saúde como transtornos do humor”, explica o médico do Ambulatório de Sono do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), Vitor Codeço.

     Segundo o especialista, a forma mais prática para se adaptar à mudança é acordar progressivamente mais cedo, 15 minutos, de três em três dias, antes do início do horário de verão, até atingir 60 minutos na transição do horário antigo para o novo.

     “Para ter um bom dia é fundamental ter uma boa noite de sono e por isso devemos ter uma rotina, uma educação em sono”, afirma o médico.

     As pessoas que têm dificuldades para dormir devem seguir os dez mandamentos em sono, de acordo com o especialista. São eles:

1- Manter regularidade nos horários de dormir;

2- Evitar ingerir alimentos, medicações e drogas estimulantes próximas ao horário de dormir (cafeína, descongestionantes, tabagismo);

3- Evitar consumo de álcool próximo ao horário de dormir;

4- Reservar a cama para dormir (não ler, trabalhar ou assistir TV na cama);

5- Evitar exercícios físicos vigorosos próximos ao horário de dormir;

6- Evitar mudar radicalmente os horários de dormir e acordar no final de semana;

7- Manter o ambiente do quarto com temperatura adequada e sem poluição sonora;

8- Investir em um colchão e travesseiros de qualidade, adequados para o seu corpo;

9- Cochilos diurnos devem ter no máximo 40 minutos, e não devem ser feitos por pessoas com dificuldade para dormir à noite;

10- Evitar assistir programas violentos ou excessivamente estimulantes próximo ao horário de dormir


    O horário de verão vai até o dia 16 de fevereiro de 2014, com o objetivo de aproveitar os dias mais longos, com mais tempo de iluminação solar, para diminuir o consumo de energia elétrica no horário de pico, que vai das 18h às 21h.

     Fonte: Ascom SES-DF 

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    As redes sociais são a próxima fronteira das ciências sociais. Essa nova disciplina (ciências sociais aplicadas às redes sociais) já tem um nome: física social. O termo "física social" data do Iluminismo do século 18 e era um projeto de uma ciência do humano à semelhança da...   (continua)


  •    "O Banqueiro", poema de Craig-James Moncur, dito por Mike Daviot. O filme foi escrito, realizado e produzido por Craig-James Moncur.

         Fonte: https://www.youtube.com/channel/UCPum...


  •    Durante uma conferência de ciência, uma pergunta é feita por Lawrence Summers, um dos convidados e ex-presidente da Universidade de Harvard, sugere que diferenças genéticas explicariam o fato e existir poucas mulheres no campo da ciência. A resposta dada por Neil deGrasse Tyson, que é um cientista negro e famoso, é excelente. Confira.


  •    Em 1974, durante a Conferência Mundial sobre Alimentação, as Nações Unidas estabeleceram que “todo homem, mulher, criança, tem o direito inalienável de ser livre da fome e da desnutrição...”. Portanto, a comunidade internacional deveria ter como maior objetivo a segurança alimentar, isto é, “o acesso, sempre, por parte de todos, a alimento suficiente para uma vida sadia e ativa”.   (continua)


  •      A tecnologia deve trabalhar para gente, estar lá quando você precisar dela... Uma equipe do Google começou um projeto para construir este tipo de tecnologia, que ajuda você a explorar e compartilhar o seu mundo, de forma útil. Será?!


  •       Waldez Ludwig é psicólogo, consultor em gestão empresarial e palestrante brasileiro. Formado em psicologia pela Universidade de Brasília e em artes cénicas pela Fundação Brasileira de Teatro. Trabalhou como analista de sistemas durante vinte anos para órgãos e empresas públicas e privadas e é especialista em informática educativa. Foi um dos comentaristas do programa Conta Corrente, veiculado na emissora Globo News.   (continua)


  •    Entrevista concedida por João Cláudio Todorov para Carlos Muller, da Associação Nacional de Jornais, motivada pelas manifestações de rua de 2013, publicada no jornal da ANJ em agosto do mesmo ano. (Título original: 'Sobre economia comportamental, internet, redes e movimentos sociais'). 1. A surpresa geral nos diz muito do estado das ciências humanas, especialistas em analisar o que se vê pelo...   (continua)


  •    Alguns economistas do desenvolvimento econômico sustentável, entre eles Ladislau Dowbor, no Brasil, vêm escrevendo há algum tempo sobre a necessidade de se implantar um novo indicador de riquezas, em substituição ao PIB, que, na atual conjuntura global...   (continua)


Copyright 2011-2025
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília