Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

O maior vexame da história do nosso futebol

Enviado por Gilberto Godoy
o-maior-vexame-da-historia-do-nosso-futebol

   O que vimos hoje no Mineirão tem explicação. Aliás, nada acontece mesmo por acaso. Hoje assistimos uma vitória da competência sobre a malandragem. O que vimos hoje foi uma lição doída, uma aula de futebol que deve servir pra vida, para a sociedade, para o povo. Serve de exemplo para gerações de crianças que saberão que para vencer na vida tem que estudar, treinar, repetir e evoluir. Temos que acabar com a noção de que brasileiro é sempre melhor, especial, esperto, tem gingado como ninguém. A Pátria tem que ensinar aos seus filhos que futebol não é tudo, futebol é um jogo, um esporte que merece respeito mas que a sociedade é muito maior que isto.

   Futebolísticamente fomos fracos, sem estrutura, com uma comissão técnica incompetente, desatualizada, ultrapassada. Pode uma equipe profissional de futebol viver com um técnico supersticioso e que trabalha 'a mente dos atletas', com sua psicóloga chegando na equipe durante a competição, numa crise? 

   Hoje foi a "morte anunciada" do modelo de gestão e administração do nosso futebol. Precisamos mudar na raíz as estruturas, não só as do esporte mas as do modelo de gestão da nossa sociedade. O futebol é um instrumento que pode servir a isto. Se o futebol é a 'Pátria de chuteiras', ou 'a guerra moderna', fomos humilhados e temos que curar as feridas. Precismos mais que nunca de mudanças! Em todos os níveis.

   Não podemos continuar a ser o país do jeitinho, onde o importante é vencer a qualquer custo, onde a simulação de faltas serve para esconder nossas fraquezas. Não podemos continuar a dar exemplo do mal feito. Não podemos aceitar políticos fichas-sujas, caras de pau voltarem a vida pública sob a égide da Justiça. Precisamos de um país que se orgulhe do seu futebol mas também se orgulhe da educação de seu povo. Que país é este?

   Que as lições deste vexame histórico seja nosso maior legado e que não seja apenas no futebol. Se não mudarmos já, corremos o risco deste esporte tão belo e alegre pagar o preço de uma sociedade falida e desestruturada. 

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •       “Aconteceu da mísera e mesquinha, que depois de ser morta foi rainha” - Luís de Camões
          A expressão vem de uma história na qual um nobre quer se casar com Inês, porém, já era tarde demais, pois ela já estava morta. Inês de Castro (1320 ou 1325 - 7 de Janeiro de 1355), uma nobre castelhana, foi...   (continua)


  •    É isto, nada além: um dia as pessoas morrem na gente. Pode ser um amigo que parece não se importar mais ou então aquele que telefona só quando quer ajuda, um amor que gastou todas as chances que tinha e nem toda dedicação do mundo comoveu, um primo de longe, qualquer um.   (continua)


  •    A alma só acolhe o que lhe pertence; de certo modo, ela já sabe de antemão tudo aquilo por que vai passar. Os amantes não contam nada de novo uns aos outros, e para eles também não existe reconhecimento. De fato, o amante não reconhece no ser que ama nada a não ser que...   (continua)


  •    A vida… e a gente põe-se a pensar em quantas maravilhosas teorias os filósofos arquitectaram na severidade das bibliotecas, em quantos belos poemas os poetas rimaram na pobreza das mansardas, ou em quantos fechados dogmas os teólogos não entenderam na solidão das celas.   (continua)


  •    George Carlin, cidadão americano que usou de sua expêriencia de vida para escrever textos ousados, com uma grande dose de irônia. O comediante, escritor e ator fez grande sucesso no mundo, por se apresentar de forma parecida ao StandUp comedy, abordando temas que...   (continua)


  •    Meu maior defeito, nos despreocupados dias da infância, consistia em desanimar com demasiada facilidade, quando uma tarefa qualquer me parecia difícil. Eu podia ser tudo, menos um menino persistente. Foi quando, certa noite, meu pai me chamou para conversarmos.   (continua)


  •    "Como a mulher e o homem confrontam os 60 anos? O filme da diretora Julie Gavras, exibido na mostra internacional de São Paulo, trata de envelhecimento. De como esconder ou assumir a idade. Aos 60 você se sente maduro, curioso e sábio ou velho, amargo e ultrapassado?   (continua)


  •    "A amizade é um amor que nunca morre. A amizade é uma virtude que muitos sabem que existe, alguns descobrem, mas poucos reconhecem. A amizade quando é sincera o esquecimento é impossível. A confiança, tal como a arte, não deriva de termos resposta para tudo, mas... (continua)


Copyright 2011-2025
Todos os direitos reservados

Até o momento,  114016045 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília