Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Petros Chrisostomou: a fotografia da ilusão

Enviado por Gilberto Godoy
petros-chrisostomou--a-fotografia-da-ilusao

 

     O fotógrafo grego Petros Chrisostomou desafia o espectador a questionar-se sobre a realidade do que vê. É que ao observarmos as suas imagens, pensamos que estas retratam objectos enormes em cenários de tamanho natural. Só que, na verdade, isto é apenas uma ilusão criada pelo artista com o propósito de “baralhar” os nossos sentidos.

     Um ovo gigante? Um sapato capaz de alcançar o tecto? Sim, à primeira vista é isto que as imagens de Petros Chrisostomou mostram. O fotógrafo grego, nascido em 1981, transporta para este projecto um cenário surrealista que podia ter saído de “Alice no País das Maravilhas”. É que os objectos retratados parecem assumir dimensões próprias num mundo rodeado de construções fantasiosas.
 
     Só que, na verdade, o seu objectivo é mesmo esse: “baralhar” os sentidos dos espectadores, levando-os a crer que aquilo que vêem é real. Petros utiliza objectos comuns do dia-a-dia, como um sapato, uma caneta ou um ovo, e joga com o seu tamanho. Para conseguir o efeito pretendido, fotografa-os em miniaturas de cenários e junta-lhes a iluminação e o ângulo correcto, iludindo assim qualquer um.
 
     Nas suas imagens, os objectos passam de um tamanho normal a gigantes, tal como Alice - mas sem beber nenhuma porção mágica para os fazer crescer. Tornam-se desproporcionalmente grandes para os espaços que ocupam. Petros atribui a sua criatividade, em adulto, a uma infância “(…)antes do mundo dos jogos de computador. Nesse tempo, tínhamos de inventar os nossos próprios mundos imaginários, pondo um cobertor num par de cadeiras, coisas assim tão simples”.

     Atualmente, Petros vive em Nova Iorque. Em 2009 ganhou o Royal Academy/ Land Securities Awards, que lhe deu acesso a um espaço seu no 48 Oxford Street por um ano e uma exposição individual. Os seus projectos já passaram também por outros locais importantes como as “Galerie Xippas”, em Paris e Atenas, ou a “Ceri Hand Gallery”, em Liverpool.

     Fonte: http://obviousmag.org/archives/2011/11/petros_chrisostomou_a_fotografia_da_ilusao.html

     Veja o site do artista.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Através das imagens do fotografo britânico Ben Hall podemos apreciar a inquestionável beleza que a Natureza nos oferece. Embora a maioria seja tirada nas ilhas britânicas, Ben também já esteve a fotografar na Patagónia (Argentina) e na África do Sul. Apaixonado pela...   (continua)


  •    Quando a guerra começou no final dos anos 30, a população mundial era de aproximadamente 2 bilhões. Em menos de uma década, a guerra entre as nações do Eixo e os Aliados resultou em cerca de 80 milhões de mortes, matando aproximadamente 4% de todo o mundo. Neste momento...   (continua)


  •    Em 1994, o prémio Pulitzer de Fotojornalismo foi ganho com esta fotografia chocante de uma criança sudanesa, que viria a atrair as atenções do Mundo para o drama humanitário que se vivia, e ainda vive, no Sudão e um pouco por todo o Continente Africano. Campo de ensaio do mundo dito...   (continua)


  •    Em 1938, dois meses após a ocupação nazista, a pedido de um colega de Freud, o fotógrafo Edmund Engelman, tirou por volta de 150 fotos do consultório de Freud, dos familiares e de outras dependências da residência em "Berggasse 19", Vienna.   (continua)


  • Poema de Sete Faces - Carlos Drummond de Andrade
    "Quando nasci, um anjo torto
    desses que vivem na sombra
    disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
    (continua)


  •      O marinheiro que protagoniza a famosa fotografia pós segunda-guerra mundial, em que aparece beijando uma enfermeira de nome Edith Shain, em Times Square, ganhou finalmente uma identidade. A história é conhecida e contada de uma forma simples. Um marinheiro norte-americano, assim que soube que a Segunda Guerra Mundial tinha terminado, agarrou-se a uma enfermeira que...   (continua)


  •    Todos queremos ser bons fotógrafos. Aqui vão dez pequenos truques que servem ao fotógrafo amador ou ocasional de câmera compacta e de celular. É quase certo que após estas dicas terá fotos que serão bem melhores do que as que consegue hoje.   (continua)


  •      Você gosta de fotografia? Pois não pode perder este post. O site Alafoto disponibiliza, para uso não comercial, cerca de 2 mil imagens de sete grandes fotógrafos da história. As fotografias cobrem o período de 1920 a 2010. Fazem parte da galeria, os norte-americanos Ansel Adams, um dos responsáveis pela aceitação da fotografia como forma de arte...   (continua)


Copyright 2011-2021
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília