Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Tratamento Clínico da Depressão - Gilberto Godoy

Enviado por Gilberto Godoy
tratamento-clinico-da-depressao---gilberto-godoy

   TRATAMENTO CLÍNICO DA DEPRESSÃO

                                                                                                 CLÍNICA BRASILIA DE PSICOLOGIA

   Depressão é a denominação atribuída a um transtorno de humor que se caracteriza por um conjunto de somatizações e alterações de comportamentos, sentimentos, percepção, emoções entre outros e que podem comprometer a adaptação da pessoa à vida pessoal e social. Pode comprometer além da saúde, trabalho, família, estudos e relacionamentos.

   Assista o VÍDEO sobre DEPRESSÃO  AQUI.

   A depressão tem SINTOMAS diferentes dependendo da pessoa. Pode envolver diversos sintomas tais como a perda de interesses em atividades habitualmente agradáveis, inapetência sexual, baixa auto estima, desesperança, falta de apetite, sono alterado, dificuldade de concentração, diminuição da energia, sensação de vazio, dificuldade de estar em ambiente com muita claridade, dores sem explicação, sentimentos de culpa, sensação de estar fora do seu normal entre outros.
 

   Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde, a Depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo, de todas as idades, sendo crescente a sua incidência. (fonte: OPAS Brasil / OMS – 2019). Geralmente mulheres são mais afetadas do que homens. Os obstáculos ao tratamento eficaz incluem a falta de recursos, a falta de profissionais treinados e o estigma social. Outra barreira ao atendimento é a avaliação imprecisa. Em países de todos os níveis de renda, pessoas com depressão frequentemente não são diagnosticadas corretamente e outras que não têm o transtorno são muitas vezes diagnosticadas de forma inadequada, com intervenções desnecessárias.


   Costuma-se classificar a depressão em tipos, níveis e intensidades. Casos mais graves de depressão podem levar ao suicídio. A compreensão dos sintomas a partir de uma visão sistêmica, levando em consideração os aspectos orgânicos envolvidos, e, sobretudo, uma consistente análise funcional da vida atual da pessoa para compreender as variáveis que podem estar por trás dos sintomas.
 

   A depressão não tem uma CAUSA única. Dentre as possibilidades de explicação para sua causalidade estão fatores genéticos como a falta de neurotransmissores e alterações comportamentais e somáticas decorrentes da história de vida do indivíduo. Perdas significativas, sobretudo afetivas e financeiras estruturais geralmente estão relacionadas a depressão.

   Assim, o TRATAMENTO ideal para as pessoas com depressão é multidisciplinar e deve contar com a ajuda do médico e do psicólogo. Uma pessoa com depressão geralmente precisa ter assistência de alguns medicamentos mas sobretudo maior compressão de si mesma para que mude de atitudes, produzindo comportamentos que produzam consequências mais reforçadoras e amplas.
 

   Há algumas DICAS para ajudar a sair de um quadro de depressão tais como exercícios físicos leves, se expor moderadamente ao sol, mudança de estilo de vida, reeducação alimentar etc. Mas ressaltamos que engajar-se num processo psicoterápico com um psicólogo competente ajuda de forma decisiva na mudança que a pessoa precisa para mudar a vida. Uma família colaborativa, amigos, novas atividades, medicamentos receitados pelo médico tomados com regularidade e auto conhecimento produzido por uma boa Terapia Comportamental para depressão ajudam a pessoa a sair deste quadro cada vez mais comum na atualidade. O diagnóstico deve ser feito por um profissional da saúde, com qualificação e experiência na área. Muitas vezes ocorre da pessoa ser diagnosticada com depressão sem ter realmente um quadro depressivo. As chateações comuns num mundo confuso e competitivo como o atual muitas vezes são confundidas com depressão em casos mais leves. Portanto, procure um bom psicólogo ou médico.

   Acredite: tudo pode mudar, depende do que você faz e não apenas do que você sente!
 

Na Clínica Brasília de Psicologia temos psicólogos especializados e capacitados a atender pessoas com depressão.

Agende uma consulta ou fale conosco  AQUI  ou pelo WhatsApp: 61.99885.5556

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    A terapia de casal objetiva favorecer mudanças e o desenvolvimento de comportamentos que produzam um melhor relacionamento interpessoal entre duas pessoas, independente do sexo. Para isto, o psicólogo que atende casais ajuda a entender a história de vida dos dois e a história do relacionamento para que possa atuar efetivamente no sentido de melhorar a relação cujo fundamento básico é a comunicação e as trocas humanas.   (continua)


  •    Esta lista de livros e artigos é uma sugestão organizada a partir da experiência de 20 anos como professor no ensino superior nos cursos de Psicologia, Administração, Pedagogia, Nutrição, Jornalismo, Direito supervisão clínica e outros. Constam livros categorizados por...   (Confira)


  •    Quanto valemos? Quanto valem nossos comportamentos? "Um dia um jovem rapaz desanimado com a vida e com as pessoas, procurou um filósofo para ajudá-lo e disse: - Venho aqui professor porque me sinto inútil, não tenho ânimo. Dizem que...   (continua)
     


  •    Comunicamos com muito pesar o falecimento do querido Professor João Cláudio Todorov ocorrido hoje. Em homenagem a ele fiz uma entrevista no ano passado onde ele fala sobre a psicologia, análise do comportamento e sua vida pessoal.
       Clique AQUI


  •    Entre as preciosidades encontradas na biblioteca da Sociedade Sigmund Freud está essa entrevista. Foi concedida ao jornalista americano George Sylvester Viereck, em 1926. Deve ter sido publicada na imprensa americana da época.   (continua)


  •    “Todo comportamento, acredito, é modelado por contingências. Atendemos a conselhos e seguimos regras por causa das conseqüências reforçadoras que se seguiram quando assim agimos no passado. Mas o comportamento indicado pelo conselho ou pelas regras tem outras conseqüências.   (continua)


  •    Em 2004 uma equipe de médicos de Taiwan informou sobre o caso de uma mulher de 41 anos que atingia o orgasmo a cada vez que escovava os dentes. Nenhuma outra atividade ou variante, como escovar sem pasta ou tocar os dentes com a mão, disparava o efeito. Os médicos descobriram que a causa estava em...   (continua)


  •    Lista de duzentos filmes com temas e histórias relacionados a psicologia.
       10 horas até o Paraíso:
       O fisiculturista Dennis, de 38 anos, gostaria de encontrar o verdadeiro amor. Ele nunca teve uma namorada e vive sozinho com sua mãe em um subúrbio de Copenhagen. Quando seu tio casa com uma moça da Tailândia...   (continua)
      * Veja sobre Psicólogo Brasília na Clínica Brasília de Psicologia ou AQUI.


Copyright 2011-2021
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília