Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Uma piedade árabe ganha o World Press Photo 2012

Enviado por Gilberto Godoy
uma-piedade-arabe-ganha-o-world-press-photo-2012

 

     5247 Fotógrafos, 124 países, 101.254 fotos concorrentes no World Press Photo 2012. 350 fotos de 57 fotógrafos de 24 países receberam prêmios e elogios em nove categorias. O exercício da fotografia dentro do jornalismo consegue, com certa freqüência, imagens de notável qualidade que ademais têm uma profundidade sumamente específica, síntese de um momento singular, irrepetível, de circunstâncias críticas que o fotógrafo hábil sabe condensar em uma instantânea carregada de significados.

     Neste sentido, o World Press Photo é um dos concursos mais interessantes de fotografia jornalística, pois reúne as tomadas de todo um ano e, ainda que pareça uma decisão impossível, escolhe só uma à que outorga o título de "Fotografia do Ano", entre outras categorias.

     Em 2011 os juízes escolheram o trabalho do fotógrafo espanhol Samuel Aranda, que, nas revoltas da chamada Primavera Árabe, especificamente as que aconteceram no Iêmen, retratou uma mulher que sustenta em seu colo o corpo ferido de um homem, supostamente da família, em uma mesquita que foi utilizada como hospital de campanha.

     A imagem recorda-nos, indelevelmente, a célebre escultura de Michelangelo, a Pietà, em que uma Virgem olha com estupor o cadáver de seu filho recém baixado da cruz. Na fotografia de Aranda, no entanto, a mulher, além do tradicional véu imposto pelo credo muçulmano, usa luvas de látex que contrastam grandemente com o amoroso tato de seu corpo inteiro. Muito forte!

Os vencedores do concurso World Press Photo 2012

Primeiro lugar na categoria "Problemas modernos": Tahani casou com seu marido quando ela tinha seis anos de idade, e ele tinha 25. Aqui eles posam com um colega de Gadoy e sua noiva. Quase metade das mulheres no Iêmen casam quando ainda são crianças. (Foto de Stephanie Sinclair)
 

Os vencedores do concurso World Press Photo 2012

Primeiro lugar na categoria "Vida cotidiana": Marco e Mônica saindo quarto para a sala de estar em Buenos Aires. Mônica foi diagnosticado com a doença de Alzheimer. (Foto de Alejandro Kirchuk)
 

Os vencedores do concurso World Press Photo 2012

O primeiro lugar na categoria de "Artes e entretenimento": modelo posa em frente ao estúdio no centro de Dakar, Senegal. (Foto de Vincent Boisot)
 

Os vencedores do concurso World Press Photo 2012

Primeiro lugar na categoria de "Vida cotidiana": foto do fundador da Coréia do Norte Kim Il Sung pendurada na parede de um edifício em Pyongyang, capital. (Foto de Damir Sagolj)
 

Os vencedores do concurso World Press Photo 2012

O primeiro prêmio na categoria de "Gente": Manifestantes choram, gritam após um discurso do presidente egípcio Hosni Mubarak no qual ele disse que não deixaria o cargo, no Cairo, 10 de fevereiro de 2011. (Foto de Alex Majoli)
 

Os vencedores do concurso World Press Photo 2012

O primeiro prêmio na categoria "Notícias": Chieko Matsukawa mostra um certificado de sua filha, encontrado nos destroços de casas em Hagichamitsusima, Miyagi, Japão. (Foto de Yasuyoshi Chiba)
 

Os vencedores do concurso World Press Photo 2012

O primeiro prêmio na categoria de "Natureza selvagem": urso polar macho em um penhasco na ilha de Orange tentando alcançar os ovos das aves. (Foto de Jenny E. Ross)
 

Os vencedores do concurso World Press Photo 2012

O primeiro prêmio na categoria "Natureza": essa fêmea sobreviveu, apesar do fato de que quatro meses antes ter sido fotografia com seu chifre serrado por motosserra por caçadores furtivos. (Foto de Brent Stirton)
 

Os vencedores do concurso World Press Photo 2012

O segundo lugar na categoria: "Natureza": os efeitos do tsunami no Japão. (Foto de Paolo Pellegrin)
 

Os vencedores do concurso World Press Photo 2012

O primeiro prêmio na categoria "Retratos": nascida no Irã, a atriz dinamarquesa Mellika Mehraban em Copenhague. (Foto de Laerke Posselt)
 

Os vencedores do concurso World Press Photo 2012

O segundo lugar na categoria "Retratos": policial do centro do exercício da polícia de Kunduz, Afeganistão. (Foto de Ton Koene)
 

Os vencedores do concurso World Press Photo 2012

O segundo lugar na categoria "Notícias": os rebeldes em Ras Lanuf, Líbia. (Foto de Yuri Kozyrev)
 

Os vencedores do concurso World Press Photo 2012

O segundo lugar na categoria "Notícias quentes": Anders Breivik matou 69 pessoas na ilha de Uta em Oslo, Noruega. (Foto de Niclas Hammerstrom)
 

Os vencedores do concurso World Press Photo 2012

O primeiro lugar na categoria "Esportes": jogo de rugby entre o Old Belvedere e Blackrock em Dublin, Irlanda. (Foto de Ray McManus)
 

Os vencedores do concurso World Press Photo 2012

O segundo lugar na categoria "Esportes": formação sobre o trampolim, durante o 14º Jogos Aquáticos Mundiais de Xangai. (Foto de Adam Pretty)

Fonte: World Press Photo

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Através das imagens do fotografo britânico Ben Hall podemos apreciar a inquestionável beleza que a Natureza nos oferece. Embora a maioria seja tirada nas ilhas britânicas, Ben também já esteve a fotografar na Patagónia (Argentina) e na África do Sul. Apaixonado pela...   (continua)


  •    Quando a guerra começou no final dos anos 30, a população mundial era de aproximadamente 2 bilhões. Em menos de uma década, a guerra entre as nações do Eixo e os Aliados resultou em cerca de 80 milhões de mortes, matando aproximadamente 4% de todo o mundo. Neste momento...   (continua)


  •    Em 1994, o prémio Pulitzer de Fotojornalismo foi ganho com esta fotografia chocante de uma criança sudanesa, que viria a atrair as atenções do Mundo para o drama humanitário que se vivia, e ainda vive, no Sudão e um pouco por todo o Continente Africano. Campo de ensaio do mundo dito...   (continua)


  •    Em 1938, dois meses após a ocupação nazista, a pedido de um colega de Freud, o fotógrafo Edmund Engelman, tirou por volta de 150 fotos do consultório de Freud, dos familiares e de outras dependências da residência em "Berggasse 19", Vienna.   (continua)


  • Poema de Sete Faces - Carlos Drummond de Andrade
    "Quando nasci, um anjo torto
    desses que vivem na sombra
    disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
    (continua)


  •      O marinheiro que protagoniza a famosa fotografia pós segunda-guerra mundial, em que aparece beijando uma enfermeira de nome Edith Shain, em Times Square, ganhou finalmente uma identidade. A história é conhecida e contada de uma forma simples. Um marinheiro norte-americano, assim que soube que a Segunda Guerra Mundial tinha terminado, agarrou-se a uma enfermeira que...   (continua)


  •    Todos queremos ser bons fotógrafos. Aqui vão dez pequenos truques que servem ao fotógrafo amador ou ocasional de câmera compacta e de celular. É quase certo que após estas dicas terá fotos que serão bem melhores do que as que consegue hoje.   (continua)


  •      Você gosta de fotografia? Pois não pode perder este post. O site Alafoto disponibiliza, para uso não comercial, cerca de 2 mil imagens de sete grandes fotógrafos da história. As fotografias cobrem o período de 1920 a 2010. Fazem parte da galeria, os norte-americanos Ansel Adams, um dos responsáveis pela aceitação da fotografia como forma de arte...   (continua)


Copyright 2011-2021
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília