Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

A experiência do elevador

Enviado por Gilberto Godoy

   Em 1962 o famoso psicólogo social Solomon Asch juntou-se a equipe de um programa de pegadinhas chamado Candid Camera para demonstrar como as pessoas se conformam à norma. A facilidade com que uma pessoa modifica sua conduta para ajustar com um grupo  faz até pensar que se trata de um truque ou uma pegadinha. Mas isto só ocorre porque, para nós, observar como a individualidade dilui facilmente resulta cômico e francamente ridículo quando não estamos dentro desse grupo.

     Por exemplo, se vermos este vídeo em um grupo no qual ninguém ri, provavelmente também não vamos rir. Tomamos consciência ao observar nossa conduta grupal que a realidade coletiva, a do experimento, é a farsa da individualidade.

     Este mesmo experimento foi replicado na Universidade do Sul da Flórida com os mesmos resultados: uma pessoa no elevador ante a ameaça de marginalizar o grupo, passa a agir conforme à norma, ainda que a conduta que imite seja anormal.

     O poder da pressão social para transformar nossa conduta foi pesquisado por Solomon Asch em uma série de experimentos que resultaram em um paradigma conhecido como "conformidade Asch", que concluía que facilmente vemos a realidade como os demais, ainda que sua visão seja completamente errônea.

     Não é necessário ser muito perspicaz para descobrir os envolvimentos e extrapolações que isto tem sobre nossa experiência cotidiana psicossocial. A realidade que experimentamos é, em suma, mais o resultado de uma soma coletiva (de percepções e crenças) que de uma análise objetiva do mundo fenomenológico.

     O experimento do elevador repete-se em pequenas doses constantemente em nossa vida e ao longo do tempo cria uma imagem que substitui ao mundo. Vemos com os olhos do grupo em que vivemos  e movemos-nos para onde todos se movem. É parte de nosso desejo pertencer a matilha. Querendo ou não a evolução nos mostrou que para sobreviver precisamos uns dos outros e dependemos deste entrelaçamento como espécie. Mas qual seria o resultado se você fosse o único a manter o olhar para a frente quando todos dessem as costas?

     Fonte: Metamorfose Digital

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •  Se você deseja se curvar ao "doce charme da burguesia" e fazer compras nos Eua, então aqui vão algumas dicas boas. Washington DC tem lojas por toda cidade e a cada esquina, mas aqui está uma listinha de onde encontrar as lojas mais famosas ou onde elas se concentram. A maior parte dessas lojas faz parte de uma...   (continua)


  •    O local mais silencioso da Terra. Câmara anecóica no Laboratório Orfield de Minneapolis. Dizem que ai dentro você pode até ouvir o bombeamento de sangue através de sua cabeça.


  •    A Pepsi utilizou 2.014 armadilhas para ratos e 2.015 bolinhas de ping pong em seu novo comercial e ficou incrível. Uma bolinha para cada ratoeira e uma, que sobra evidentemente, é a detonante de uma reação em cadeia incrível, para vender a metáfora de que a bolinha de 2.015 pode desencadear uma explosão...   (continua)


  •    A gigante Amazon tem um grande número de pedidos diariamente. Não seria capaz de lidar com eficiência sem uma ajuda tecnológica de ponta. Para este efeito, bem como os trabalhadores, pode contar com 15.000 drones silenciosos que se movem através das prateleiras ao longo de uma grade invisível e podem transportar até 340 kg de mercadorias. Veja que incrível o vídeo. Este é o dito mundo moderno!


  •    A foto abaixo, conhecida como Os acrobatas do Empire State, é uma das mais famosas do Arquivo Bettmann; uma coleção de mais de 19 milhões de fotografias  que foi iniciada em 1936 por Otto Bettmann, um alemão que havia imigrado para os Estados Unidos para escapar dos nazistas.   (continua)


  •    Um história digna de figurar entre as mais destacadas do seriado "Acredite se quiser!"... O ator canadense Charles Francis Coghlan, nascido na Ilha do Príncipe Eduardo, fez verdadeiro sucesso representando papéis de obras de Shakespeare, o que resultou em um convite para fazer uma turnê pelos EUA.   (continua)


  •    Usando este seu computador, você nem se dá ao trabalho de lembrar como eram as coisas há cerca de 25 anos, não é? Pois, para lembrá-lo, segue uma reportagem da década de 90 que mostra o medo pela chegada do assustador vírus Michelangelo, considerado por muitos como o “pai dos vírus”.


  •    Tente responder o problema de lógica que a maioria dos alunos de Harvard errou. Um taco e uma bola de baseball custam juntos US$ 1.10.  O taco custa um dólar a mais que a bola. Quanto custa a bola?  Se você pensou em .10 US$  errou...


Copyright 2011-2020
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília