Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

A reinvenção do Machado - Wagner Brenner

Enviado por Gilberto Godoy
a-reinvencao-do-machado---wagner-brenner

   Não que cortar lenha com um machado faça parte da sua rotina.

   Mas vale como exemplo de inovação e prova de que até a coisa mais básica, imutável por milhares de anos, pode um dia ser questionada e reinventada.

   A “lâmina-de-cortar” foi inventada pelos homens das cavernas, que a usaram em uma versão sem o cabo por… pausa dramática… UM MILHÃO E MEIO DE ANOS!!!! (WP)

   Na verdade deve estar entre as primeiríssimas coisas que inventamos. Quiça, A primeira. E por um milhão e meio de anos a gente cutucou coisas com pedras afiadas nas mãos (tô inconformado).

   Depois deste tempo todo, alguém teve a ideia de colocar um cabo (aê!) e reinventou o machado pela primeira vez. Além de mais confortável, o machado se beneficiava agora das leis da física para se tornar mais rápido, forte e eficiente. Mas isso foi lá na antiguidade.

   E, de lá para cá, um machado foi…um machado.

O Novo Machado

   Em, 2014, o machado foi reinventado pela segunda vez. O que poderia ser reinventado em uma coisa tão básica?

   Tão simples que dói: a lâmina não é mais simétrica.

   O novo machado tem mais massa em um dos lados.

   Assim, quando ele vem no embalo em direção ao toco de madeira, além de funcionar como uma cunha que penetra no tronco, simultâneamente a lâmina também aplica uma força lateral, que “abre”  e rasga o corte para os lados.

   O machado penetrava. Agora penetra e abre.

   O machado era cunha. Agora é cunha e alavanca.

   Virou um 2 em 1.

   É, literalmente, um machado excêntrico (“aquele que desvia ou se afasta do centro”).

   A invenção do “VIPUKIRVES™” é do finlandês Heikki Kärnä, que é bom PACAS de design mas ruim de nome.

   Mas tudo bem, depois alguém ajuda ele a dar outro nome mais varejão tipo “Cut n’ Rip” (domínio disponível, já chequei. Acho que vou comprar).

     Fonte: Updataordie.com

 

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •      O nosso 'modelo social capitalista' é mesmo cruel e criativo. Não se pode negar a excelência na forma de alguns ao venderem sonhos, ilusões... Um tal Krill Rudenko colocou à venda esta lata de ar de Paris. Por apenas 7 euros (17,50 reais) receberemos uma lata com 'nada' dentro.   (continua)


  •    Não há como ver este vídeo sem se lembrar do comercial da Gelol que dizia "Não basta ser pai, tem que participar." Admirável o esforço deste pai para entreter e divertir a sua pequena filha para que ela possa ter uma verdadeira experiência de realidade aumentada. Realmente não basta ser pai...


  •      Como saído de um filme de ficção científica, o milionário russo Dmitry Itskov busca a imortalidade através da união da consciência humana com as máquinas, projeto que vem financiando ao menos desde 2011 com 2045 Initiative. A meta final do projeto seria poder transferir a mente de uma pessoa de um cérebro vivo para uma máquina, conservando a personalidade e a memória intactas, como se tratasse de uma transferência via nuvem.   (continua)


  •      É melhor procurar ser feliz que não sê-lo? Provavelmente sim, ao menos enquanto não se transformar em um imperativo e ao mais quando, como essas flores que nascem nos lugares menos inesperados, a vontade surge espontânea e autenticamente, um fruto imprevisto e por isso ainda mais valioso. A seguir compartilhamos uma breve lista de coisas que podemos fazer para melhorar nossas vidas...   (continua)


  •    Uma menina síria levanta os braços em sinal de rendição ao confundir a câmera com uma arma, em um campo de refugiados da Jordânia, emocionando o mundo de novo. Apesar de sua curta idade, a garotinha assustada parece ter estampada a palavra "guerra" em seu rosto, como tantos outros milhares de compatriotas que tiveram de abandonar seus lares em consequência da guerra... (continua)


  •     Alexandre Matias - O Estadao.com.br
       Wando morreu. E eis que, no dia de sua morte, em meio ao luto súbito e homenagens póstumas de toda ordem (desde versões ilustradas para o hit “Fogo e Paixão” até piadas sobre um dos temas favoritos do cantor, as calcinhas), o blog Não-Salvo – um dos maiores blogs de humor do Brasil – postou uma foto do Sidney Magal em sua página no Facebbok.   (continua)


  •        Olívia Florência da Uol/Folha.com
          O desenvolvedor de software Fabrício Buzeto, 27, conseguiu encontrar um método de gerenciamento de tempo para chamar de seu. Bastou descobrir uma técnica que fracionou seu dia de trabalho em vários períodos de concentração total.   (continua)


  •    Tem gente que parece mesmo disposto a queimar dinheiro em questões amorosas, senão como explicar que um sujeito possa contratar um especialista nas artes da sedução para diretamente flertar e seduzir a própria mulher, a fim de provar a sua traição? Não lhe parece que literalmente está procurando chifre em cabeça de jumento? Pois é, tem gente que gasta dinheiro com isso.   (continua)


Copyright 2011-2018
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília