Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

A reinvenção do Machado - Wagner Brenner

Enviado por Gilberto Godoy
a-reinvencao-do-machado---wagner-brenner

   Não que cortar lenha com um machado faça parte da sua rotina.

   Mas vale como exemplo de inovação e prova de que até a coisa mais básica, imutável por milhares de anos, pode um dia ser questionada e reinventada.

   A “lâmina-de-cortar” foi inventada pelos homens das cavernas, que a usaram em uma versão sem o cabo por… pausa dramática… UM MILHÃO E MEIO DE ANOS!!!! (WP)

   Na verdade deve estar entre as primeiríssimas coisas que inventamos. Quiça, A primeira. E por um milhão e meio de anos a gente cutucou coisas com pedras afiadas nas mãos (tô inconformado).

   Depois deste tempo todo, alguém teve a ideia de colocar um cabo (aê!) e reinventou o machado pela primeira vez. Além de mais confortável, o machado se beneficiava agora das leis da física para se tornar mais rápido, forte e eficiente. Mas isso foi lá na antiguidade.

   E, de lá para cá, um machado foi…um machado.

O Novo Machado

   Em, 2014, o machado foi reinventado pela segunda vez. O que poderia ser reinventado em uma coisa tão básica?

   Tão simples que dói: a lâmina não é mais simétrica.

   O novo machado tem mais massa em um dos lados.

   Assim, quando ele vem no embalo em direção ao toco de madeira, além de funcionar como uma cunha que penetra no tronco, simultâneamente a lâmina também aplica uma força lateral, que “abre”  e rasga o corte para os lados.

   O machado penetrava. Agora penetra e abre.

   O machado era cunha. Agora é cunha e alavanca.

   Virou um 2 em 1.

   É, literalmente, um machado excêntrico (“aquele que desvia ou se afasta do centro”).

   A invenção do “VIPUKIRVES™” é do finlandês Heikki Kärnä, que é bom PACAS de design mas ruim de nome.

   Mas tudo bem, depois alguém ajuda ele a dar outro nome mais varejão tipo “Cut n’ Rip” (domínio disponível, já chequei. Acho que vou comprar).

     Fonte: Updataordie.com

 

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Damien Preston-Booth é, provavelmente, o mais inteligente e engenhoso mendigo do mundo. Toda semana, o homem de 37 anos, de Preston, em Lancashire, viaja até Mayfair, em Londres, para mendigar doações de turistas ricos, via cartão de débito ou crédito. Ele, na verdade, leva um leitor de cartões para se certificar de que não perca a oportunidade de esmolas de pessoas ricas que não carregam dinheiro com eles.   (continua)


  •   Querido Deus:
    " - Obrigado pelo meu irmãozinho, mas eu orei por um cachorrinho."  Joyce
      Querido Deus:
    " - Você queria mesmo que a girafa se parecesse assim ou foi um acidente?"  Norma
    ​(continua)


  •    Me chamo Natache Iamayá, tenho 32 anos, doidinha, só assim pra aguentar certas coisas, inquieta, fiel, boazinha porém não babaca, então se liga! Dramática, culpa do signo, sou virginiana, flamenguista e carioca da gema...prazer, Natache! Fui diagnosticada com ataxia de Friedrich, doença neuromuscular degenerativa que afeta coordenação motora e o tônus muscular.   (continua)


  •    Jack MacDonald passou boa parte de seus 98 anos procurando maneiras de gastar menos e reaproveitar tudo o que já tinha. Não perdia uma promoção no supermercado, usava roupas com buracos e recortava cupons de revistas, centenas deles, para fazer compras. Nunca pegava um taxi se podia...   (continua)


  •      21 de dezembro está quase ali na esquina a 20 dias de distância, mas não se desespere, há uma pequena esperança de que tudo seja apenas conspiranoia de gente tonta. De qualquer forma, antevendo o pior, uma empresa siberiana começou a vender kits de sobrevivência do fim de mundo contendo itens diversos como um bloco de notas, um lápis e um litro de vodca.   (continua)


  •    Uma estranha amostra de cortesia entre bandidos ocorreu na província central de Hunan, na China: dois homens dividiram um táxi, e ao chegar ao seu destino, o que desceu por último se deu conta de que tinha perdido seu iPhone. O sujeito então enviou um SMS para seu próprio celular com a seguinte mensagem:   (continua)


  •    Lily estava prestes a completar 6 aninhos de vida e seus pais decidiram lhe preparar uma surpresa. Alguns presentes e, por fim, uma viagem para a Disney. A reação dela ao saber do presente é linda e emociona. Emocionante! Vale a pena ver o video.


  •    Estas são algumas coisas que muitos deles não aguentam. O amor, a paixão por mais doce que pareçam, pode chegar a pender por um fio tênue. Só bastam certos detalhezinhos, de parte a parte, para que a coisa comece a fraquejar. Por agora nos ocuparemos de alguns comportamentos...   (continua)


Copyright 2011-2018
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília