Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Descoberta pode mudar a história evolutiva do ser humano

Enviado por Gilberto Godoy
descoberta-pode-mudar-a-historia-evolutiva-do-ser-humano

   Uma amostra de DNA encontrada em Sima de los Huesos, uma sítio geológico localizado na serra de Atapuerca, no norte de Espanha, foi analisada por pesquisadores que determinaram que se trata do material genético mais antigo desta classe ao que tivemos acesso, pois data de 430.000 anos. A grande árvore genealógica da humanidade e as espécies que a precederam poderia ser modificada a partir deste achado.

   Desde 1997 escavaram 28 esqueletos nesta gruta. Seus crânios têm formas similares às apresentadas pelo Neandertal. No entanto, nova evidência encontrada nos fósseis sugere que não se tratava de ancestrais, senão do próprio Neardental.

   Isto não só muda a posição do Neardental na linha de tempo, ao enviá-lo 100.000 anos atrás, senão que também deixa claro que o momento em que esta espécie se separou por completo do hominídeo de Denisova ocorreu muito antes do que se pensava.

   Os envolvimentos na origem do ser humano são maiúsculas. Significaria que a espécie da qual supostamente descendemos, o Homo heidelbergensis, não seria nosso ancestral, pois toda a árvore evolutiva mudaria sua estrutura.

   Um dos detalhes que mais chamou a atenção dos pesquisadores foi o fato de que os fósseis da  Sima de los Huesos correspondem à estrutura de um Neardental, enquanto o DNA mitocondrial de ao menos um dos 28 indivíduos seria o de um hominídeo de Denisova. Assim eles propõem a questão em o relatório:

   - "Uma pergunta interessante é como estes hominídeos do Pleistoceno Médio estavam relacionados com aqueles que viviam no Pleistoceno tardio, em particular com os Neandertais no oeste da Eurásia e com os hominídeos de Denisova, um grupo relacionado com os Neandertais até agora conhecido só no sul da Sibéria".

   Por enquanto, especulam que se trata de uma espécie desconhecida, que estava migrando da África para a Eurásia.

     Fonte: Science Daily

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •      Resultados da experiência OPERA, no CERN surpreendem cientistas ao indicarem que neutrinos podem viajar mais rápido que a luz. Resultados que podem pôr em causa Teoria da Relatividade de Einstein. Caso o evento seja confirmado por outros cientistas, a física terá, praticamente, de ser reinventada.   (continua)


  • "... Que milagre é o homem?
    Que sonho, que sombra?
    Mas existe o homem?"
    ...
    C.D. Andrade


  •    A bordo de um avião da United Airlines para Nova York, o matemático Welington de Melo pediu um copo de vinho. Seu companheiro de viagem, Artur Avila, pediu outro. A aeromoça desconfiou: “Que idade você tem?” Artur tinha 19 anos, com jeito de menos, e ficou sem o vinho. Era...   (continua)


  •    Em busca de nossas origens cósmicas. Sensacional! O filme leva você a uma viagem para a 5000 metros de altura Planalto Chajnantor, onde ALMA está, no ambiente único do Deserto de Atacama do Chile.   (continua)


  •    Ivan Oliveira - Folha de S.Paulo / Tendências/Debates: Ciência, tecnologia, inovação.
       A relação entre ciência, tecnologia e inovação segue uma ordem de causa e efeito que não pode ser invertida. Não se retira uma vaca de um copo de leite. É um grave equívoco pensar que...   (continua)


  •    Uma série de experimentos em temperaturas ultra frias demonstraram um fenômeno conhecido como "perda de nêutrons", no qual por alguma razão estas partículas subatômicas desaparecem por curtos períodos. Ainda que considerem diversas possíveis explicações...   (continua)


  •      Stephen Hawking fala sobre questões do universo. Mistérios...


  •      Até agora as ecografias nos proporcionavam uma informação limitada sobre o sexo do feto, pois nas primeiras semanas de gravidez os órgãos sexuais do feto ainda não estão desenvolvidos. Isto pode mudar graças a um teste desenvolvido por uma equipe de cientistas da empresa espanhola MyGEN.   (continua)


Copyright 2011-2018
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília