Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Empatia: por um mundo melhor

Enviado por Gilberto Godoy
empatia--por-um-mundo-melhor

     De onde vem a empatia e o que poderia ser feito para que aumente? Levando em conta que é um sentimento de harmonia que tem a ver com a interação com os demais, a pergunta tem várias arestas, começando em que há dois tipos de empatia: a cognoscitiva, que tem a ver com a capacidade de um ser humano para reconhecer as emoções dos demais, e a emocional, que envolve a verdadeira conexão com o próximo.

    Segundo Abigail Marsh da Universidade de Georgetown, aquele que não tem empatia cognoscitiva pode ser considerado um autista; não quer dizer que ele não se importe com o que alguém sente, senão que não percebe. Por outro lado quem carece de empatia emocional não tem compaixão, e portanto não está nem aí com o que o outro sente.

     A diferença entre alguém no extremo autista do espectro e alguém no extremo da psicopatia é, ao que parece, a amígdala, um conjunto de neurônios no cérebro que se encarrega de processar e armazenar reações emocionais. De alguma maneira ter amígdalas mais ativas ou maiores poderia aumentar a empatia no ser humano, no entanto não é a única coisa que importa, pois afinal de contas a empatia também pode ser uma opção. Sim, opção, já que quando quase todos aprendemos a ignorar a empatia quando queremos, como por exemplo, quando deixamos de olhar uma cena de um filme ou damos uma risada nervosa para conter uma lágrima; e da mesma maneira, pessoas que são consideradas verdadeiros psicopatas mergulham nos problemas de outros como se fossem seus se fizerem um esforço. Isto é, em grande parte dos casos é possível escolher ser empático ainda que isso implique um maior esforço.

     Outra parte é saber ou aprender a simular as emoções que alguém mais sente. A capacidade de entender que alguém está em perigo leva naturalmente ao desejo de ajudá-lo. É se colocar no lugar do outro o que torna um vínculo mais forte, por isso é mais fácil que exista empatia entre membros de um mesmo grupo social, racial ou cultural que entre membros de grupos diferentes.

     E tudo se aprende desde o berço. É mais fácil adquirir a faculdade da empatia quando se é praticada desde pequeno, então só fará aumentar. O meio familiar é um fator determinante na capacidade da empatia da criança, que evoluirá com o tempo. O mesmo acontece com o meio cultural fora de casa.

     Uma coisa que sempre noto é uma espécie de preconceito e desconhecimento dos que acham que ter empatia nos torna cândidos ou mais ingênuos, e que dessa forma alguém poderia se aproveitar de nós com maior facilidade. Mas isso não é empatia, empatia significa uma abertura para o outro a um nível mais profundo, o que também pode ser traduzido em saber se alguém quer tirar proveito de uma situação particular.

      Precisa-se um mundo com maior empatia, mas sobretudo um mundo com menor nível de antipatia e indiferença e mais comportamentos na direção dos que precisam de ajuda. Independente das categorizações, em última instância é o comportamento produtivo e altruísta que faz a diferença.

     Fonte:  io9

 

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •      Cleópatra viveu mais perto da construção da primeira Pizza Hut do que das pirâmides. A Grande Pirâmide foi construída em meados de 2.560 aC, enquanto Cleópatra viveu por volta de 30 aC. A primeira Pizza Hut abriu em 1958, cerca de 500 anos mais próximos.   (continua) 


  •    Em que momento da evolução aprendemos a cozinhar nossa refeição e deixar de comer carne crua? Segundo um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA), a capacidade de cozinhar e processar alimentos permitiu ao Homo erectus, ao Neandertal e ao Homo sapiens realizar um grande salto evolutivo que lhes diferenciou de outros chimpanzés e primatas. O Paleontólogo Frederick Kyalo apresentou...   (continua)


  •      Um grupo de pesquisadores Universidade de Princeton, ao inspecionar os cones dentro do sistema ocular de uma galinha, terminaram encontrando com uma disposição da matéria jamais antes observada em um tecido biológico. Hiperuniformidade desordenada é o nome desta disposição de partículas, na qual estas aparecem desorganizadas...   (continua)


  •    Austrália é um país reconhecido como tendo um grande número de animais capazes de matar o ser humano. Recentemente foi descoberto um carrapato australiano, o Ixodes holocyclus que torna suas vítimas alérgicas à carne, o sonho dourado de todo vegano. E o pior é que quando o ser humano é picado por ele não nota coceira nem irritação na pele, pois o veneno é ...   (continua)


  •    A Força Aérea Brasileira (FAB) estreou na era dos caças a jato em 1953 com a chegada do Gloster Meteor, fabricado na Inglaterra. A aeronave, que nesse tempo era uma das mais avançadas no mundo, substituiu os veteranos P-47 Thunderbolt que haviam participado da Segunda Guerra Mundial com o grupo “Senta a Púa”, e estabeleceram novos parâmetros de velocidade e...   (continua)


  •    Você já havia parado para pensar sobre isso? Sobre um vórtice de perspectiva cronológica planetária? Ainda que geralmente temos a mania soberba de pensar que somos a última cereja do bolo, na realidade não somos nem de perto a mosca do cocô do cavalo do bandido, estamos muito distantes do pico da evolução do universo. É o que todos irão notar ao ver este pequeno infográfico que demonstra...   (continua)


  •  Se você deseja se curvar ao "doce charme da burguesia" e fazer compras nos Eua, então aqui vão algumas dicas boas. Washington DC tem lojas por toda cidade e a cada esquina, mas aqui está uma listinha de onde encontrar as lojas mais famosas ou onde elas se concentram. A maior parte dessas lojas faz parte de uma...   (continua)


  •    O local mais silencioso da Terra. Câmara anecóica no Laboratório Orfield de Minneapolis. Dizem que ai dentro você pode até ouvir o bombeamento de sangue através de sua cabeça.


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília