Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Manual de comportamento de 1530

Enviado por Gilberto Godoy
manual-de-comportamento-de-1530

     O Renascimento marcou um ponto de inflexão nas artes, nas ciências e na cultura em geral. Foi uma época de luz em frente ao obscurantismo da Idade Média. Um dos membros destacados desta época foi o filósofo e humanista Erasmo Rotterdam que publicou em 1530 o "De civilitate morum puerilium", um manual de comportamento para as crianças que foi editado até o século XVIII.
      Erasmo Rotterdam realizou os votos monásticos aos 25 anos, sendo inclusive um grande crítico da vida monástica e das características que julgava negativas dentro da Igreja Católica.
      A popularidade extraordinária dos seus livros fica patente pelo número de edições e traduções que surgiram desde o século XVI, e no interesse permanente que é suscitado pela sua personalidade esquiva, porém fascinante na luta por uma sociedade mais humanizada onde o ser humano pudesse se desenvolver ao máximo.
      Estas são algumas se suas pérolas, lembrando evidentemente o ano de sua publicação (1530):
 •Se não conseguir engolir um naco de comida, vire-se discretamente e jogue em alguma parte.
 •Segure as ventosidades comprimindo o ventre.
 •Você não deve oferecer seu lenço a ninguém a não ser que esteja recém-lavado. Também não é correto, após limpar o nariz, estender o lenço e contemplá-lo, como se de seu nariz se tivessem desprendido pérolas e rubis.
 •É inadequado chupar os dedos cheios de gordura ou limpar-los na jaqueta. Aconselha-se utilizar o guardanapo.
 •Certas pessoas colocam as mãos nos pratos mal se sentam. Isso é próprio de lobos.
 
      Estas pérolas dão-nos uma ideia do que se fazia habitualmente naquela época , além de que a gente percebe que algumas coisas continuam como antes no quartel de Abrantes.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •      Um grupo de pesquisadores Universidade de Princeton, ao inspecionar os cones dentro do sistema ocular de uma galinha, terminaram encontrando com uma disposição da matéria jamais antes observada em um tecido biológico. Hiperuniformidade desordenada é o nome desta disposição de partículas, na qual estas aparecem desorganizadas...   (continua)


  •    Austrália é um país reconhecido como tendo um grande número de animais capazes de matar o ser humano. Recentemente foi descoberto um carrapato australiano, o Ixodes holocyclus que torna suas vítimas alérgicas à carne, o sonho dourado de todo vegano. E o pior é que quando o ser humano é picado por ele não nota coceira nem irritação na pele, pois o veneno é ...   (continua)


  •    A Força Aérea Brasileira (FAB) estreou na era dos caças a jato em 1953 com a chegada do Gloster Meteor, fabricado na Inglaterra. A aeronave, que nesse tempo era uma das mais avançadas no mundo, substituiu os veteranos P-47 Thunderbolt que haviam participado da Segunda Guerra Mundial com o grupo “Senta a Púa”, e estabeleceram novos parâmetros de velocidade e...   (continua)


  •    Você já havia parado para pensar sobre isso? Sobre um vórtice de perspectiva cronológica planetária? Ainda que geralmente temos a mania soberba de pensar que somos a última cereja do bolo, na realidade não somos nem de perto a mosca do cocô do cavalo do bandido, estamos muito distantes do pico da evolução do universo. É o que todos irão notar ao ver este pequeno infográfico que demonstra...   (continua)


  •    Hoje é uma data com capicua. Um número é capicua quando lido da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda representa sempre o mesmo valor, como por exemplo 77, 434, 6446, 82328. Para obter um número capicua a partir de outro...   (continua)


  •  Se você deseja se curvar ao "doce charme da burguesia" e fazer compras nos Eua, então aqui vão algumas dicas boas. Washington DC tem lojas por toda cidade e a cada esquina, mas aqui está uma listinha de onde encontrar as lojas mais famosas ou onde elas se concentram. A maior parte dessas lojas faz parte de uma...   (continua)


  •    O local mais silencioso da Terra. Câmara anecóica no Laboratório Orfield de Minneapolis. Dizem que ai dentro você pode até ouvir o bombeamento de sangue através de sua cabeça.


  •    A Pepsi utilizou 2.014 armadilhas para ratos e 2.015 bolinhas de ping pong em seu novo comercial e ficou incrível. Uma bolinha para cada ratoeira e uma, que sobra evidentemente, é a detonante de uma reação em cadeia incrível, para vender a metáfora de que a bolinha de 2.015 pode desencadear uma explosão...   (continua)


Copyright 2011-2020
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília