Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Manual de comportamento de 1530

Enviado por Gilberto Godoy
manual-de-comportamento-de-1530

     O Renascimento marcou um ponto de inflexão nas artes, nas ciências e na cultura em geral. Foi uma época de luz em frente ao obscurantismo da Idade Média. Um dos membros destacados desta época foi o filósofo e humanista Erasmo Rotterdam que publicou em 1530 o "De civilitate morum puerilium", um manual de comportamento para as crianças que foi editado até o século XVIII.
      Erasmo Rotterdam realizou os votos monásticos aos 25 anos, sendo inclusive um grande crítico da vida monástica e das características que julgava negativas dentro da Igreja Católica.
      A popularidade extraordinária dos seus livros fica patente pelo número de edições e traduções que surgiram desde o século XVI, e no interesse permanente que é suscitado pela sua personalidade esquiva, porém fascinante na luta por uma sociedade mais humanizada onde o ser humano pudesse se desenvolver ao máximo.
      Estas são algumas se suas pérolas, lembrando evidentemente o ano de sua publicação (1530):
 •Se não conseguir engolir um naco de comida, vire-se discretamente e jogue em alguma parte.
 •Segure as ventosidades comprimindo o ventre.
 •Você não deve oferecer seu lenço a ninguém a não ser que esteja recém-lavado. Também não é correto, após limpar o nariz, estender o lenço e contemplá-lo, como se de seu nariz se tivessem desprendido pérolas e rubis.
 •É inadequado chupar os dedos cheios de gordura ou limpar-los na jaqueta. Aconselha-se utilizar o guardanapo.
 •Certas pessoas colocam as mãos nos pratos mal se sentam. Isso é próprio de lobos.
 
      Estas pérolas dão-nos uma ideia do que se fazia habitualmente naquela época , além de que a gente percebe que algumas coisas continuam como antes no quartel de Abrantes.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    A foto abaixo, conhecida como Os acrobatas do Empire State, é uma das mais famosas do Arquivo Bettmann; uma coleção de mais de 19 milhões de fotografias  que foi iniciada em 1936 por Otto Bettmann, um alemão que havia imigrado para os Estados Unidos para escapar dos nazistas.   (continua)


  •    Um história digna de figurar entre as mais destacadas do seriado "Acredite se quiser!"... O ator canadense Charles Francis Coghlan, nascido na Ilha do Príncipe Eduardo, fez verdadeiro sucesso representando papéis de obras de Shakespeare, o que resultou em um convite para fazer uma turnê pelos EUA.   (continua)


  •    Usando este seu computador, você nem se dá ao trabalho de lembrar como eram as coisas há cerca de 25 anos, não é? Pois, para lembrá-lo, segue uma reportagem da década de 90 que mostra o medo pela chegada do assustador vírus Michelangelo, considerado por muitos como o “pai dos vírus”.


  •    Tente responder o problema de lógica que a maioria dos alunos de Harvard errou. Um taco e uma bola de baseball custam juntos US$ 1.10.  O taco custa um dólar a mais que a bola. Quanto custa a bola?  Se você pensou em .10 US$  errou...


  •    A mídia tende a se concentrar nas coisas negativas e ignora algumas das coisas que fazem o mundo um lugar melhor. Basta ver o que as redes de TV promovem quando algo de muito ruim acontece. Basta ver que apresentadores medíocres não param de surgir na televisão. É por isso...   (continua)


  •    E quando a gente pensa que já viu tudo...


  •    Na primeira década do século XX Charles Chaplin ganhou imensa popularidade e uma infinidade de "Chaplinistas" percorriam os circos e teatros ganhando a vida ao imitar o gênio do humor do cinema mudo. Tantos imitadores levaram a vários concursos, inclusive um nacional, nos...   (continua)


  •    Paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade".  1.Paradoxo dos sentimentos (e da lógica): "O coração tem razões...   (Continua)


Copyright 2011-2019
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília