Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

O mundo em seis contatos

Enviado por Gilberto Godoy
o-mundo-em-seis-contatos

     Por Bruna Cortez - Valor Econômico

     Yahoo usa Facebook para comprovar tese de 1967.

     Conhecer alguém e, algum tempo depois, descobrir um amigo em comum é uma situação bastante usual e que costuma deixar muitas pessoas com a sensação de que "o mundo é pequeno". Essa impressão já deu origem, inclusive, a estudos científicos, mas a escala em que os experimentos foram realizados sempre deu margem a contestações. Agora, no entanto, cientistas do Yahoo Research, braço de pesquisas do Yahoo, encontraram no Facebook o ambiente que consideram quase perfeito para comprovar a teoria dos seis graus de separação - segundo a qual, há apenas seis pessoas entre você e qualquer outro ser humano no mundo.

     Não por acaso, a experiência foi batizada de "Small World Experiment" (experiência do pequeno mundo, em tradução livre). Esse também foi o nome dado pelo professor de psicologia americano Stanley Milgram, que publicou um estudo sobre o fenômeno em 1967.

     Decorridos tantos anos, a principal diferença entre o estudo mais antigo e a experiência do Yahoo Research é o número de participantes. Enquanto o primeiro considerava um pequeno grupo de participantes e uma única pessoa-alvo (aquela que deveria ser alcançada pelo demais), o atual tem planos mais ambiciosos.

     A nova versão do "Small World Experiment" pretende ter aproximadamente 30 mil participantes, que deverão alcançar 15 pessoas-alvo. Na página do experimento na web, qualquer pessoa pode se inscrever como participante comum e, posteriormente, também se candidatar a ser uma pessoa-alvo. Os primeiros targets - como também são chamadas as pessoas que deverão ser alcançadas - foram indicados por funcionários do Yahoo Research. Para tanto, foram levados em consideração três critérios principais: a localização geográfica, ocupação e local onde estudam. Essas são as únicas informações dadas sobre a pessoa-alvo.

     Segundo Duncan Watts, cientista que lidera o experimento em parceria com o pesquisador Sharad Goel, usar o Facebook será um diferencial por permitir que o estudo seja realizado em uma escala muito maior.

     Em 2003, Watts realizou uma experiência com e-mails para tentar comprovar a teoria dos seis graus de separação. O número de pessoas que conseguiu completar a cadeia, no entanto, foi pequeno quando comparado ao total de participantes. A experiência de Milgram também foi contestada em 2002, quando descobriu-se que apenas uma pequena parcela dos participantes conseguiu alcançar a pessoa-alvo. A duração dessa nova experiência vai depender da adesão dos usuários do Facebook, mas Watts diz esperar conclui-lá em poucos meses.

     De acordo com o pesquisador, além da parceria com o Yahoo Research para o estudo, o Facebook também vai ajudar na análise dos resultados obtidos. Na avaliação de Watts, o maior desafio da experiência é levar as pessoas a dar continuidade à cadeia e fazer com que um amigo alcance a pessoa-alvo. "Não sabemos por que o ciclo não é completado e poderemos entender isso no Facebook", disse.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Os americanos usam uma abreviatura para explicar o mundo de hoje. Eles dizem que o mundo é VUCA (em inglês) ou VICA (em português). E eles tem razão! O mundo muda em velocidade muito acelerada e com destino incerto, proporcionando várias respostas para uma mesma questão.   (continua)


  •    Embora os Estados Unidos não estejam em crise econômica, mais de 3.200 lojas físicas já fecharam neste ano. Muitas outras deverão fechar até o fim do ano – o Credit Suisse estima que serão 8.600 no total, batendo o recorde de 6.163 lojas fechadas em 2008, o auge da crise econômica por lá.   (continua)


  •    Crédito ou débito? À vista ou parcelado? Inclui o CPF? Faz parte do programa vale-ponto? Vai levar sacolinha? Quantas vai precisar? Se para prevenir o Alzheimer o cérebro precisar mesmo de exercício (algo de que duvido, uma vez que não é músculo), acho que a simples compra de duas garrafas de água e de uma barra de cereais no supermercado já seria suficiente para me livrar dessa ameaça.   (continua)


  •      
         Vejam que interessante esse vídeo brilhante divulgado pela NASA, onde podemos ver o tráfego aéreo no mundo. Eles usam uma câmera especial que capta a frequência da turbina dos aviões. O tempo deste clip é de 1min30seg e representa as 24 horas de um dia inteiro de viagens de avião, internas e entre os continentes.   (continua)


  •    Quantas vezes você já recebeu uma informação via um aplicativo de troca de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, ou leu uma notícia circulando pela internet e gostaria de checar a veracidade do conteúdo? Agora, já é possível fazer essa verificação usando uma ferramenta piloto criada por um grupo de pesquisadores...   (continua)


  •    Original: Por menos festa infantil espetáculo e mais festa afetiva - Lidiane Vasconcelos, via blog Trololó de Mulher.
       Festa infantil em bufê da moda… e bem caro! Quem nunca foi a um evento assim? O ambiente a gente conhece: brinquedos com luzes piscando e emitindo sons os mais diversos, e as crianças enlouquecidas correndo de um lado para o outro. De repente, uma parada:   (continua)


  •    Estamos perdendo nossa intimidade a passos largos. E não de uma forma clandestina, senão que nós mesmos estamos dispostos a perder porque, em troca, recebemos maior visibilidade, interagimos com mais pessoas, nos beneficiamos com mais vantagens. Por exemplo, à hora de...   (continua)


  •    Um dos acontecimentos mais relevantes da Internet na atualidade é o crescimento exponencial do número de blogs. Inicialmente avaliado como um fenômeno passageiro e restrito a uma minoria de utilizadores, rapidamente se verificou o contrário e os blogs começaram a proliferar a um ritmo vertiginoso.   (continua)


Copyright 2011-2020
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília