Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Posição do homem na história do planeta

Enviado por Gilberto Godoy
posicao-do-homem-na-historia-do-planeta

     Você já havia parado para pensar sobre isso? Sobre um vórtice de perspectiva cronológica planetária? Ainda que geralmente temos a mania soberba de pensar que somos a última cereja do bolo, na realidade não somos nem de perto a mosca do cocô do cavalo do bandido, estamos muito distantes do pico da evolução do universo. É o que todos irão notar ao ver este pequeno infográfico que demonstra que o homem é mal uma piscada na face de um planeta que transcende em muito em duração e importância a nossa espécie.

     Este relógio organizado pelo Departamento de Geologia da Universidade de Winsconsin-Madison permite que vejamos uma perspectiva de onde estamos localizados no tempo da escala geológica: próximo a meia-noite da história do planeta, para ser mais exato às 11:58:43, pouco mais de um minuto. Muito menos tempo provavelmente do que demorará em ler este artigo. Seremos talvez como aqueles desenhos que as crianças fazem na areia da praia que o mar apaga.

     Em apenas 1 minuto e 17 segundos de tempo -levando em conta um dia como unidade para significar os mais de 4 bilhões de anos da Terra- o homem cagou transformou todo o ecossistema do planeta. Alguns acham que inclusive até ao ponto de colocar em risco a sobrevivência desta esfera de vida. Mas sabe-se lá se esta não é mais uma forma do antropocentrismo que nos caracteriza e a Terra, como um ser que se auto-organiza e se auto-regula, logo nos engula. Somos talvez só uma ideia em sua consciência, um rabisco mal feito.

     Por outro lado talvez sejamos também a ideia mais sofisticada da Terra e da evolução como energia que se manifesta no corpo planetário. Ainda que uma ideia perigosa, muito perigosa.

     Fonte: Negócio Digital

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    A mídia tende a se concentrar nas coisas negativas e ignora algumas das coisas que fazem o mundo um lugar melhor. Basta ver o que as redes de TV promovem quando algo de muito ruim acontece. Basta ver que apresentadores medíocres não param de surgir na televisão. É por isso...   (continua)


  •    E quando a gente pensa que já viu tudo...


  •    Na primeira década do século XX Charles Chaplin ganhou imensa popularidade e uma infinidade de "Chaplinistas" percorriam os circos e teatros ganhando a vida ao imitar o gênio do humor do cinema mudo. Tantos imitadores levaram a vários concursos, inclusive um nacional, nos...   (continua)


  •    Paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade".  1.Paradoxo dos sentimentos (e da lógica): "O coração tem razões...   (Continua)


  •    O Renascimento marcou um ponto de inflexão nas artes, nas ciências e na cultura em geral. Foi uma época de luz em frente ao obscurantismo da Idade Média. Um dos membros destacados desta época foi o filósofo e humanista Erasmo Rotterdam que publicou em 1530 um manual de comportamento...   (continua)


  •    De onde vem a empatia e o que poderia ser feito para que aumente? Levando em conta que é um sentimento de harmonia que tem a ver com a interação com os demais, a pergunta tem várias arestas, começando em que há dois tipos de empatia:...   (continua)


  •    "Quem falou que a vida é fácil?", já dizia o Capitão Nascimento. Talvez por isso seja tão fácil decorar nossa vida cotidiana com manchetes de más notícias, energicamente propagadas por meios que querem chamar sua atenção através da morbidez e que, de maneira irresponsável...   (continua)


  •    A gente não imagina como são fabricados alguns produtos artesanais tão comuns no dia a dia. A tesoura, por exemplo. O fotógrafo Shaun Bloodworth criou um vídeo chamado "The Putter", documentando o processo de produção de uma tesoura. O vídeo mostra...   (continua)


Copyright 2011-2018
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília