Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Posição do homem na história do planeta

Enviado por Gilberto Godoy
posicao-do-homem-na-historia-do-planeta

     Você já havia parado para pensar sobre isso? Sobre um vórtice de perspectiva cronológica planetária? Ainda que geralmente temos a mania soberba de pensar que somos a última cereja do bolo, na realidade não somos nem de perto a mosca do cocô do cavalo do bandido, estamos muito distantes do pico da evolução do universo. É o que todos irão notar ao ver este pequeno infográfico que demonstra que o homem é mal uma piscada na face de um planeta que transcende em muito em duração e importância a nossa espécie.

     Este relógio organizado pelo Departamento de Geologia da Universidade de Winsconsin-Madison permite que vejamos uma perspectiva de onde estamos localizados no tempo da escala geológica: próximo a meia-noite da história do planeta, para ser mais exato às 11:58:43, pouco mais de um minuto. Muito menos tempo provavelmente do que demorará em ler este artigo. Seremos talvez como aqueles desenhos que as crianças fazem na areia da praia que o mar apaga.

     Em apenas 1 minuto e 17 segundos de tempo -levando em conta um dia como unidade para significar os mais de 4 bilhões de anos da Terra- o homem cagou transformou todo o ecossistema do planeta. Alguns acham que inclusive até ao ponto de colocar em risco a sobrevivência desta esfera de vida. Mas sabe-se lá se esta não é mais uma forma do antropocentrismo que nos caracteriza e a Terra, como um ser que se auto-organiza e se auto-regula, logo nos engula. Somos talvez só uma ideia em sua consciência, um rabisco mal feito.

     Por outro lado talvez sejamos também a ideia mais sofisticada da Terra e da evolução como energia que se manifesta no corpo planetário. Ainda que uma ideia perigosa, muito perigosa.

     Fonte: Negócio Digital

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •      Um grupo de pesquisadores Universidade de Princeton, ao inspecionar os cones dentro do sistema ocular de uma galinha, terminaram encontrando com uma disposição da matéria jamais antes observada em um tecido biológico. Hiperuniformidade desordenada é o nome desta disposição de partículas, na qual estas aparecem desorganizadas...   (continua)


  •    Austrália é um país reconhecido como tendo um grande número de animais capazes de matar o ser humano. Recentemente foi descoberto um carrapato australiano, o Ixodes holocyclus que torna suas vítimas alérgicas à carne, o sonho dourado de todo vegano. E o pior é que quando o ser humano é picado por ele não nota coceira nem irritação na pele, pois o veneno é ...   (continua)


  •    A Força Aérea Brasileira (FAB) estreou na era dos caças a jato em 1953 com a chegada do Gloster Meteor, fabricado na Inglaterra. A aeronave, que nesse tempo era uma das mais avançadas no mundo, substituiu os veteranos P-47 Thunderbolt que haviam participado da Segunda Guerra Mundial com o grupo “Senta a Púa”, e estabeleceram novos parâmetros de velocidade e...   (continua)


  •  Se você deseja se curvar ao "doce charme da burguesia" e fazer compras nos Eua, então aqui vão algumas dicas boas. Washington DC tem lojas por toda cidade e a cada esquina, mas aqui está uma listinha de onde encontrar as lojas mais famosas ou onde elas se concentram. A maior parte dessas lojas faz parte de uma...   (continua)


  •    O local mais silencioso da Terra. Câmara anecóica no Laboratório Orfield de Minneapolis. Dizem que ai dentro você pode até ouvir o bombeamento de sangue através de sua cabeça.


  •    A Pepsi utilizou 2.014 armadilhas para ratos e 2.015 bolinhas de ping pong em seu novo comercial e ficou incrível. Uma bolinha para cada ratoeira e uma, que sobra evidentemente, é a detonante de uma reação em cadeia incrível, para vender a metáfora de que a bolinha de 2.015 pode desencadear uma explosão...   (continua)


  •    A gigante Amazon tem um grande número de pedidos diariamente. Não seria capaz de lidar com eficiência sem uma ajuda tecnológica de ponta. Para este efeito, bem como os trabalhadores, pode contar com 15.000 drones silenciosos que se movem através das prateleiras ao longo de uma grade invisível e podem transportar até 340 kg de mercadorias. Veja que incrível o vídeo. Este é o dito mundo moderno!


  •    A foto abaixo, conhecida como Os acrobatas do Empire State, é uma das mais famosas do Arquivo Bettmann; uma coleção de mais de 19 milhões de fotografias  que foi iniciada em 1936 por Otto Bettmann, um alemão que havia imigrado para os Estados Unidos para escapar dos nazistas.   (continua)


Copyright 2011-2018
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília