Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Quando o ser humano aprendeu a cozinhar?

Enviado por Gilberto Godoy
quando-o-ser-humano-aprendeu-a-cozinhar-

    Em que momento da evolução aprendemos a cozinhar nossa refeição e deixar de comer carne crua?  Segundo um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA), a capacidade de cozinhar e processar alimentos permitiu ao Homo erectus, ao Neandertal e ao Homo sapiens realizar um grande salto evolutivo que lhes diferenciou de outros chimpanzés e primatas.

     O Paleontólogo Frederick Kyalo apresentou no Museu Nacional do Quênia, os restos de um Homo erectus descoberto no ano 2000, próximo do lago Turkana, no Quênia. O primeiro antepassado dos humanos modernos que dominaram a arte da cozinha há uns 1,9 milhões de anos.

       A partir da análise de DNA, o tamanho dos molares e a massa corporal de diferentes primatas, seres humanos e 14 hominídeos extintos, a Academia Nacional de Ciências creditou este estudo, sugerindo que o Homo erectus pode ter aprendido a cozinhar.

     Este estudo baseia-se no fato de que cozinhar ao fogo e o uso de ferramentas implica um maior número de calorias consumidas e menos tempo necessário para caçar e comer. Além de uma redução no tamanho dos molares e um aumento da massa corporal.

     Dentro dos primatas, os animais com um maior tamanho corporal possuem molares maiores e passam mais tempo comendo. Desta forma, os grandes símios de tamanho similar aos humanos passam cerca de 50% do dia consumindo calorias enquanto o Homo erectus e o Homo neandertalensis só 7% (os seres humanos empregamos 4.7% do dia).

     De fato, suspeita-se que a habilidade para cozinhar pode ter sua origem em outras espécies que também viveram na África antes do Homo erectus, como por exemplo o Homo habilis ou o Homo rudolfensis.

     Em qualquer caso, o estudo confirma que a arte de cozinhar e o emprego de suas ferramentas originou-se na época do Homo erectus, e antes de que nossa linhagem abandonasse a África.
 
Fonte: Science News Daily.

 

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    O Renascimento marcou um ponto de inflexão nas artes, nas ciências e na cultura em geral. Foi uma época de luz em frente ao obscurantismo da Idade Média. Um dos membros destacados desta época foi o filósofo e humanista Erasmo Rotterdam que publicou em 1530 um manual de comportamento...   (continua)


  •    De onde vem a empatia e o que poderia ser feito para que aumente? Levando em conta que é um sentimento de harmonia que tem a ver com a interação com os demais, a pergunta tem várias arestas, começando em que há dois tipos de empatia:...   (continua)


  •    "Quem falou que a vida é fácil?", já dizia o Capitão Nascimento. Talvez por isso seja tão fácil decorar nossa vida cotidiana com manchetes de más notícias, energicamente propagadas por meios que querem chamar sua atenção através da morbidez e que, de maneira irresponsável...   (continua)


  •    A gente não imagina como são fabricados alguns produtos artesanais tão comuns no dia a dia. A tesoura, por exemplo. O fotógrafo Shaun Bloodworth criou um vídeo chamado "The Putter", documentando o processo de produção de uma tesoura. O vídeo mostra...   (continua)


  •    Em 1962 o famoso psicólogo social Solomon Asch juntou-se a equipe de um programa de pegadinhas chamado Candid Camera para demonstrar como as pessoas se conformam à norma. A facilidade com que uma pessoa modifica sua conduta para ajustar com um grupo faz...   (continua)


  •    Uma pimenta 1000 vezes mais ardida que a dedo-de-moça. Muita gente "insana" reunida na Dinamarca só para provar da delícia. Nada encontrado em estado natural pode superar a quantidade de capsaicina da Bhut Jolokia, também conhecida como pimenta fantasma, por isso...   (continua)


  •    Há uma frase que diz: “Não são todos os que estão, nem estão todos os que são”. Quer dizer que, nem todos os que estão em um hospital psiquiátrico são loucos e nem todos os loucos estão em um hospital psiquiátrico. Há psicopatas em todas as partes: dirigindo um transporte público, administrando uma empresa ou governando um país.   (continua)


  •    O barulho que ouvimos quando colocamos uma concha junto ao nosso ouvido não é o oceano, mas sim o som do sangue correndo nas veias da orelha;  - O ouro é o único metal que não enferruja, mesmo estando enterrado no solo por milhares de anos; A língua é o único músculo do corpo que está ligado apenas a uma extremidade...   (continua)


Copyright 2011-2020
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília