Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Terapia Comportamental: quando, como e para quê?

Enviado por Gilberto Godoy
terapia-comportamental--quando--como-e-para-que-

   Terapia Comportamental: quando, como e para quê?

   A vida é udinâmica e exige de nós uma constante adaptação às circunstâncias por meio de nossos comportamentos. Dificuldades e problemas são parte do nosso cotidiano, em diversos níveis. Muitas vezes, damos conta de lidar com nossas questões sem ajuda profissional, porém, quando nos deparamos com uma condição na qual não temos as respostas ou soluções para o que precisamos, ou ainda, queremos nos conhecer melhor para atingir um alto nível de crescimento pessoal (autoconhecimento), é necessária a ajuda de quem pode ter alternativas para o nosso problema ou questão existencial, a partir de uma análise isenta que levará o indivíduo a compreender suas questões, razões e causas, levando a uma capacidade de fazer escolhas mais conscientes, entendendo as consequências de cada contexto ao qual estará submetido. A pessoa indicada para ajudar é o profissional preparado a partir de uma formação científica, sólida e criteriosa: o psicólogo comportamental.

   Enfim, são muitas as razões pelas quais uma pessoa pode ir em busca de um psicólogo, desde questões existenciais que remetem ao auto conhecimento como fundamento do processo terapêutico até problemas de natureza familiar, sexual, relacionamentos com o trabalho ou pessoas, dificuldades de auto organização financeira, crise no casamento, dificuldades em tomar decisões, traumas emocionais, dificuldades em lidar com pessoas, irritabilidades, dificuldade em namorar, dificuldade em decidir qual carreira seguir, medo de falar em publico, medo de dirigir, explosões de raiva, timidez, ou até problemas que envolvem somatizações como compulsão por comida, bebida ou drogas, depressão ou pensamentos depressivos, sensação de estar sendo perseguido, ansiedade, síndromes, fobias, questões psiquiátricas e outros.

   O trabalho do psicólogo é muito eficaz desde que seja feito por um profissional capacitado e reconhecido pelo órgão que fiscaliza e regulamenta a profissão, o Conselho Regional de Psicologia, CRP 01, onde os clientes ou pacientes podem encontrar referências a respeito do profissional escolhido. Este aspecto é muito importante pois, como em toda profissão, há pessoas que se intitulam ‘terapeutas’ sem a devida formação profissional.

   A Terapia Comportamental

  A Terapia Comportamental é uma forma efetiva de modificar os problemas psicológicos que possui um consistente conjunto de procedimentos e técnicas descritas e testadas em situações e problemas abordados pela psicologia aplicada. Basea-se na filosofia do comportamentalismo e na análise experimental do comportamento.

   Para o terapeuta comportamental, pensamentos e sentimentos são considerados comportamentos encobertos, diferentes pela forma como se pode ter acesso a eles, pois este se dá por meio do relato verbal do indivíduo. Sendo assim, pensamentos e sentimentos, também, são levados em consideração, analisados e passíveis das intervenções no processo terapêutico. 

   O trabalho do terapeuta comportamental basea-se na análise funcional do comportamento, no levantamento criterioso dos acontecimentos que estejam funcionalmente relacionados aos comportamentos desejáveis ou indesejáveis do cliente. 

 Esta  abordagem é focada na vida presente do indivíduo, entendendo que o que nós somos hoje é a soma de variáveis genéticas com as aprendizagens surgidas a partir da nossa história de vida. O trabalho é orientado para o alívio dos sintomas e para a obtenção de resultados num prazo relativamente curto, tendo a compexidade das queixas apresentadas como diretriz de prognóstico.

   A Terapia Comportamental é especialmente útil para casos de: depressão, ansiedade (ansiedade generalizada, perturbação de pânico, fobias, agorafobia, ansiedade social, ansiedade de desempenho), perturbação obsessiva-compulsiva, problemas conjugais, problemas de natureza sexual, luto, problemas de sono, consumos excessivos, perturbações alimentares e muitas outras.

   Psicologia em Brasília de qualidade você pode encontrar na Clínica Brasília de Psicologia.

    Fonte: Clínica Brasília de Psicologia Ltda

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    A terapia de casal objetiva favorecer mudanças e o desenvolvimento de comportamentos que produzam um melhor relacionamento interpessoal entre duas pessoas, independente do sexo. Para isto, o psicólogo que atende casais ajuda a entender a história de vida dos dois e a história do relacionamento para que possa atuar efetivamente no sentido de melhorar a relação cujo fundamento básico é a comunicação e as trocas humanas.   (continua)


  •    Esta lista de livros e artigos é uma sugestão organizada a partir da experiência de 20 anos como professor no ensino superior nos cursos de Psicologia, Administração, Pedagogia, Nutrição, Jornalismo, Direito supervisão clínica e outros. Constam livros categorizados por...   (Confira)


  •    Quanto valemos? Quanto valem nossos comportamentos? "Um dia um jovem rapaz desanimado com a vida e com as pessoas, procurou um filósofo para ajudá-lo e disse: - Venho aqui professor porque me sinto inútil, não tenho ânimo. Dizem que...   (continua)
     


  •    Entre as preciosidades encontradas na biblioteca da Sociedade Sigmund Freud está essa entrevista. Foi concedida ao jornalista americano George Sylvester Viereck, em 1926. Deve ter sido publicada na imprensa americana da época.   (continua)


  •    “Todo comportamento, acredito, é modelado por contingências. Atendemos a conselhos e seguimos regras por causa das conseqüências reforçadoras que se seguiram quando assim agimos no passado. Mas o comportamento indicado pelo conselho ou pelas regras tem outras conseqüências.   (continua)


  •    Em 2004 uma equipe de médicos de Taiwan informou sobre o caso de uma mulher de 41 anos que atingia o orgasmo a cada vez que escovava os dentes. Nenhuma outra atividade ou variante, como escovar sem pasta ou tocar os dentes com a mão, disparava o efeito. Os médicos descobriram que a causa estava em...   (continua)


  •    Lista de duzentos filmes com temas e histórias relacionados a psicologia.
       10 horas até o Paraíso:
       O fisiculturista Dennis, de 38 anos, gostaria de encontrar o verdadeiro amor. Ele nunca teve uma namorada e vive sozinho com sua mãe em um subúrbio de Copenhagen. Quando seu tio casa com uma moça da Tailândia...   (continua)
      * Veja sobre Psicólogo Brasília na Clínica Brasília de Psicologia ou AQUI.


  •    Construímos o que chamamos de autoconceito baseados em uma aprendizagem social-familiar nem sempre muito "conscientes" e, geralmente, recheada de controle avesivo. A autopercepção negativa não é fácil ser mudada mas é preciso se comportar na direção de ampliar nosso conhecimento de nós mesmos e do mundo. Autoconhecimento é a chave da muitas portas, entre elas a da autonomia e da 'liberdade'.   (continua)


Copyright 2011-2020
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília