Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

As dificuldades dos escritores do interior - Suely Braga

Enviado por Suely Braga
as-dificuldades-dos-escritores-do-interior---suely-braga

   A grande maioria dos escritores encontra dificuldades para a publicação de seus livros. A primeira é financeira. As editoras têm um alto custo, muitas vezes, fora do alcance das possibilidades econômicas do escritor. Torna-se difícil conseguir patrocínio. Outra dificuldade é a venda dos livros.

   Os escritores do interior do Estado, afastados dos grandes centros, se deparam com barreiras instransponíveis. Como são na maioria desconhecidos, ficam com seus livros abarrotando caixas nas próprias casas. Não encontram mercado para os colocarem. As editoras não assumem o compromisso de vendê-los.

   As livrarias locais dificilmente aceitam colocarem livros dos escritores das cidades e quando colocam escolhem um lugar onde o leitor não consegue vê-los. Claro que os livros dos grandes escritores que já tem os nomes conhecidos ficam expostos na frente, em lugares bem visíveis, porque são os mais procurados.

   Até os colegas escritores não compram livros de seus pares.

   Quais as opções que restam aos escritores do interior para divulgarem seus livros?

   Os escritores do interior usam as Feiras de Livros das suas cidades e Feiras de cidades dos arredores, para que seus materiais literários não fiquem engavetados e totalmente desconhecidos..Participam de Coletâneas, Concursos Literários e escrevem em sites na internet como: Recanto das Letras, Artistas Gaúchos e outros. Escrevem em jornais, revistas etc.

   Atualmente a produção literária é muito vasta, principalmente de escritores jovens que tentam se firmar no mercado.

   Embora saibamos que o brasileiro lê muito pouco, ou não lê, os escritores estão surgindo.

   Cabe às famílias e às escolas incentivarem a leitura, para que as crianças, desde muito cedo, desenvolvam o gosto pela leitura e o hábito de ler.As autoridades governamentais precisam criarem e abastecerem bibliotecas nas redes escolares.Não adianta os governos empregarem somas de dinheiros em computadores,sem que as escolas tenham professores de informática.  As salas ficam abarrotadas de computadores, fechadas sem utilidade. Outros problemas para as escolas do interior é a falta de sinal para a internet. Isto está nos noticiários diários com reclamações de pais e alunos.

   Observo que a Biblioteca Pública Municipal de minha cidade que possui um vasto e rico acervo realiza muitas atividades de incentivo à leitura tanto para adultos como para alunos das escolas: exposições de escritores,palestras, chás literários, hora do conto, maratonas literárias, saraus, rodas de poesias.Cada mês um escritor da cidade expõe os trabalhos literários e realiza palestras.

   A Biblioteca é bem freqüentada, mas os adultos lêem pouca literatura e mais livros de auto-ajuda e livros espíritas.

   As escolas de minha cidade todas possuem bibliotecas escolares.

   Nas escolas municipais são distribuídos, semanalmente, um kit de livros que os alunos levam para casa. Os familiares também têm acesso aos livros que são distribuídos em forma de rodízio semanalmente. Há também o sistema do Autor Presente, que os escritores realizam palestras para as turmas.

    Escrito em Osório-RS, 04/05/2013.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Conhecida como 'A Nostradamus do Marketing', a nova-iorquina Faith Popcorn analisa neste livro o comportamento do consumidor e suas influências no mercado de consumo. Especialista em fazer previsões de marketing, Popcorn, através de pesquisas permanentes, consegue prever tendências de comportamento, produtos que podem virar sucesso, e como as empresas devem se comportar no mercado.   (continua)


  •    Seis escritorores consagrados que não enxergavam direito: 1)Homero
       O autor grego dos poemas épicos Ilíada e Odisseia é muito controverso. Nem mesmo o século de seu nascimento é muito preciso. O século 8 a.C. é conhecido como a “data de Homero”, a época em que supostamente os poemas...   (continua)


  •    Sapiens fez 10 anos em 2022 e é um livro impactante. De fato, questiona nossas ideias preconcebidas a respeito do universo. Um relato eletrizante sobre a aventura de nossa extraordinária espécie – de primatas insignificantes a senhores do mundo. O que possibilitou ao Homo sapiens dominar as demais espécies?   (continua)


  •    O site espanhol Que Leer disponibilizou uma matéria associando os principais livros lançados entre 1911 e 1999 à suas respectivas datas de publicação. Como a internet faz estas matérias viajarem sem fronteiras, o Homo Literatus traz a lista de títulos já lançados no Brasil, em português e poucos ainda não...   (continua)


  •    "Raimund Gregorius é um homem culto, professor de línguas clássicas. Um dia se levanta durante uma aula e sai da sala. Assustado com a súbita consciência do tempo que se esvai, deixa para trás sua rotina bem organizada e pega o trem noturno para Lisboa. Na bagagem, leva um livro do português...   (continua)


  •    Os 100 melhores livros da literatura mundial, em todos os gêneros e de todos os tempos. As obras foram escolhidas a partir da importância para a humanidade e para a literatura mundial. Muitas, de semelhante valor literário e histórico, foram deixadas de lado neste momento mas serão contempladas...   (continua)


  •    Sabe-se muito pouco sobre a vida de Shakespeare, e ninguém pode dizer ao certo o que é verdade ou invenção no pouco que se sabe. Encontrei o livro numa livraria de língua inglesa em Munich. O título era irresistível: “Nabokov’s Shakespeare”. O William Shakespeare de Vladimir Nabokov!   (continua)


  •    O livro Todos os homens são mortais, de Simone de Beauvoir, conta a história de Fosca, rei de Carmona, personagem nascido no ano de 1279 (séc. XIII), que em uma situação de angustia - seu reino estava sendo ameaçado pelos genoveses - bebe o remédio da imortalidade, que, ao contrário do que...   (continua)


Copyright 2011-2026
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília