Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

As dificuldades dos escritores do interior - Suely Braga

Enviado por Suely Braga
as-dificuldades-dos-escritores-do-interior---suely-braga

   A grande maioria dos escritores encontra dificuldades para a publicação de seus livros. A primeira é financeira. As editoras têm um alto custo, muitas vezes, fora do alcance das possibilidades econômicas do escritor. Torna-se difícil conseguir patrocínio. Outra dificuldade é a venda dos livros.

   Os escritores do interior do Estado, afastados dos grandes centros, se deparam com barreiras instransponíveis. Como são na maioria desconhecidos, ficam com seus livros abarrotando caixas nas próprias casas. Não encontram mercado para os colocarem. As editoras não assumem o compromisso de vendê-los.

   As livrarias locais dificilmente aceitam colocarem livros dos escritores das cidades e quando colocam escolhem um lugar onde o leitor não consegue vê-los. Claro que os livros dos grandes escritores que já tem os nomes conhecidos ficam expostos na frente, em lugares bem visíveis, porque são os mais procurados.

   Até os colegas escritores não compram livros de seus pares.

   Quais as opções que restam aos escritores do interior para divulgarem seus livros?

   Os escritores do interior usam as Feiras de Livros das suas cidades e Feiras de cidades dos arredores, para que seus materiais literários não fiquem engavetados e totalmente desconhecidos..Participam de Coletâneas, Concursos Literários e escrevem em sites na internet como: Recanto das Letras, Artistas Gaúchos e outros. Escrevem em jornais, revistas etc.

   Atualmente a produção literária é muito vasta, principalmente de escritores jovens que tentam se firmar no mercado.

   Embora saibamos que o brasileiro lê muito pouco, ou não lê, os escritores estão surgindo.

   Cabe às famílias e às escolas incentivarem a leitura, para que as crianças, desde muito cedo, desenvolvam o gosto pela leitura e o hábito de ler.As autoridades governamentais precisam criarem e abastecerem bibliotecas nas redes escolares.Não adianta os governos empregarem somas de dinheiros em computadores,sem que as escolas tenham professores de informática.  As salas ficam abarrotadas de computadores, fechadas sem utilidade. Outros problemas para as escolas do interior é a falta de sinal para a internet. Isto está nos noticiários diários com reclamações de pais e alunos.

   Observo que a Biblioteca Pública Municipal de minha cidade que possui um vasto e rico acervo realiza muitas atividades de incentivo à leitura tanto para adultos como para alunos das escolas: exposições de escritores,palestras, chás literários, hora do conto, maratonas literárias, saraus, rodas de poesias.Cada mês um escritor da cidade expõe os trabalhos literários e realiza palestras.

   A Biblioteca é bem freqüentada, mas os adultos lêem pouca literatura e mais livros de auto-ajuda e livros espíritas.

   As escolas de minha cidade todas possuem bibliotecas escolares.

   Nas escolas municipais são distribuídos, semanalmente, um kit de livros que os alunos levam para casa. Os familiares também têm acesso aos livros que são distribuídos em forma de rodízio semanalmente. Há também o sistema do Autor Presente, que os escritores realizam palestras para as turmas.

    Escrito em Osório-RS, 04/05/2013.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Liesel Meminger enfrenta a morte cara a cara três vezes. Sobrevive de cara lavada. De tão impressionada, a Dona Morte, ela mesma, decide contar a história da menina, que se habituou, desde cedo, a roubar livros, como forma de prosseguir a viver e a sonhar em meio a mil palavras perdidas.   (continua)


  •    Eduardo Galeano nasceu em Montevidéu, em 1940. Mais que o Galeano conhecido por qualquer um que já tenha ouvido falar de "uma américa latina de veias abertas", ele é o autor das palavras que andam, do mundo que vaga, dos mais de 30 títulos traduzidos em mais de 20 idiomas.   (continua)


  • Trecho do livro 'Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra', Mia Couto.

       "A vantagem de ser pobre é saber esperar. Esperar sem dor. Porque é espera sem esperança. Mariano sofria sem pressa. Isso, ele me ensinara: o segredo é demorar o sofrimento, cozinhá-lo em lentíssimo fogo, até que ele se espalhe, diluto, no infinito do tempo."   (continua)


  •      O livro Freakonomics - O lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta - é uma coletânea de estudos do economista Steven Levitt, Ph.D. pelo MIT, em parceria com o jornalista Stephen J. Dubner. A obra defende teses polêmicas, entre elas a de que a legalização do aborto seria a grande responsável pela redução das taxas de criminalidade nos Estados Unidos.   (continua)


  •      Em 1956, quando o presidente Juscelino Kubitschek lançou o seu Plano de Metas, destinado a modernizar o país, Guimarães Rosa (1908-1967) publicou as novelas de Corpo de baile e Grande sertão: veredas. Era embaixador e trabalhava no Itamaraty, no Rio de Janeiro.   (continua)


  •        Por Chico Lopes, do site Cronópios
         “Ave, Palavra”, deve-se dizer de início, é para fãs de Guimarães Rosa. Dificilmente alguém que não tenha freqüentado um tanto do universo do escritor e amado cada momento de, por exemplo, “Grande Sertão: Veredas”, poderá gostar do livro e aceitar as brincadeiras de Rosa com a palavra.   (continua)


  •      Autor e obra são coisas diversas e, exceto por quem gosta mais de fuxicos que de arte, o segundo é importante e o primeiro quase o não é. Talvez a contundência dessa afirmação deva-se ao paroxismo a que chegou o interesse por descobrir detalhes biográficos dos autores, numa atividade de investigação obstinada e fetichista em busca provavelmente de nada.   (continua)


  •     Por Carlos Willian Leite Da Revistas Bula 
       Escritores, jornalistas e professores foram convidados à responder a pergunta: Quais livros você levaria para uma ilha deserta? Cada participante poderia indicar entre um e dez livros de autores, de todas as épocas, brasileiros ou estrangeiros, tendo como critério principal...   (continua)


Copyright 2011-2025
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília