Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

As maiores gafes em um casamento

Enviado por Gilberto Godoy
as-maiores-gafes-em-um-casamento

   Gafes podem acontecer em qualquer tipo de evento, inclusive em casamentos. Noivos e convidados estão sujeitos a erros de etiqueta que costumam ofuscar o brilho da data. O atraso da noiva é fundamental ou um grande erro? Posso cortar a gravata e passar sapato da noiva para arrecadar dinheiro? Devo confirmar presença? Devo levar crianças no evento? Essas são algumas das muitas dúvidas. Confira as maiores gafes e maneiras de evitá-las, segundo a consultora de etiqueta social Célia Leão.

1. Atraso da noiva
   Atraso é indelicado em qualquer situação. Hoje, os celebrantes até costumam encurtar o casamento quando a noiva chega depois do horário. "Pior que atraso é achar que os convidados são mal-educados e colocar no convite que a cerimônia começa 15 minutos antes do horário real", diz Célia.

2. Levar crianças no casamento
   Pense muito antes de levar crianças e pré-adolescentes num casamento. Além de possíveis comportamentos deseducados que elas podem apresentar, como mexer na mesa do bolo, correr pelo salão ou mesmo procurar algo pra fazer que não esteja ao alcance dos olhos dos pais, se as crianças forem muito pequenas, um choro na hora errada também pega muito mal. Os pequenos é que fazem mas a vergonha é dos pais. E para evitar, basta deixar com avós ou babás previamente avisadas;

3. Pedir dinheiro para viagem ou outros planos, quando os noivos já moram juntos
   Presente não se pede. "Se já moram juntos, que sejam generosos. Pedir ajuda para terceiros, é um gesto de caridade", sugeriu a consultora de etiqueta.

4. Colocar só presentes caros na lista 
   A atitude dá a impressão de que só quer se aproveitar dos convidados, como observou Célia. Escolha itens para todos os bolsos.

5. Pedir presente específico para padrinhos 
   A situação é constrangedora, nunca se sabe o que está dentro do orçamento do padrinho. Fora que presente não se pede. Os padrinhos é que devem perguntar, segundo Célia, mas já colocando o seu limite de valor: "- Já ganharam geladeira? Televisão? Samovar?"

6. Cortar a gravata ou passar sapato da noiva
   Pedir dinheiro é tão cafona quanto o atraso da noiva, opinou Célia. "Acho uma sacanagem. Já gastou com maquiagem, roupa, presente e ainda vem pedir dinheiro?" Bom senso não vende em loja, infelizmente!

7. Beber em excesso 
   Qualquer tipo de excesso é deselegante. Fora que os noivos acabam não aproveitando bem o momento que tanto planejaram e esperaram. Talvez esta seja uma das piores! Por isto é tão importante ser bem seletivo na hora de fazer a lista de convites. Pense bem.

8. Levar pessoas que não foram convidadas 
   Muito invasivo. O convidado não tem o direito de interferir na organização da festa do outro. Fora isso, o bufê cobra por pessoa. Se o convite diz "Fulano e Família", é permitido levar os membros da família. Quando está escrito "Sr. e Sra.", são só eles os convidados, nada de filhos, netos ou amigos. Os noivos devem ser bem firmes para responder os pedidos "caras-de-pau" com a mesma petulância do pedido: não!

9. Briga de mulheres pelo buquê 
   Na hora de a noiva jogar o buquê, é sempre a mesma situação. As solteiras (e até as mal casadas... sick!!) se aglomeram e começa o empurra-empurra. E não é difícil acontecer disputa quando mais de uma pega o objeto cobiçado. Sem dúvidas, lamentável. "Mulheres que brigam pelo buquê têm que parar para perceber qual é o problema delas. Não é o buquê que vai fazer milagre", comentou Célia.

10. Usar roupa inadequada 
   Homens devem investir em terno e mulheres em vestidos que não sejam muito curtos e nem tenham decotes exagerados. "No convite, não precisa dizer o tipo de roupa, apenas se o evento for muito formal. Casamento tem regras de etiquetas simples e os noivos merecem respeito",  completou Célia.

11. Mulher com roupa branca ou afins
   Gente, quem tem de aparecer é a noiva! Madrinhas e convidadas, esqueçam a ideia de chamar a atenção com um modelito branco ou muito claro. Os muitos olhares vão ser de reprovação, com certeza. Mães dos noivos e madrinhas, não queiram brilhar mais que a noiva. Moderação é a palavra-chave. Decote merece muito cuidado, mesmo nas costas. Aparecer neste caso é cafona!

12. Não confirmar presença quando solicitado 
   O bufê cobra por pessoa. Portanto, confirmar a presença é um gesto de delicadeza e educação. Passado o casamento os noivos ficam sabendo de cada detalhe e sabem quem fez o quê.

13. Não ir à igreja, só à festa ou chegar atrasado
   "Um convidado com esse perfil merece que se corte a gravata, passe sapato, peça presente caro, porque é tão mal-educado quanto", comentou a consultora de etiqueta. Se tiver um compromisso de trabalho no horário da cerimônia, por exemplo, avise os noivos antes e pergunte se eles se incomodam que passe apenas na festa para dar um abraço neles.

14. Levar para casa doces e arranjos de flor 
   Só se leva doce para casa quando faz parte da lembrança, como é o caso do bem-casado. E não pense que as pessoas não estão de olho na quantidade desses que você está pegando. Hoje, devido ao histórico de educação do nosso povo, quando se libera a mesa para este fim, há pessoas do cerimonial de olho e tem casamentos que se colocam até câmeras para que os noivos possam rir depois. Portanto, cuidado!!  Sobre arranjos de flor, lembre-se de que não tem o direito de desmontar a festa dos outros.

     Fonte: Célia Leão/mulher.terra.com.br 

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •      É melhor procurar ser feliz que não sê-lo? Provavelmente sim, ao menos enquanto não se transformar em um imperativo e ao mais quando, como essas flores que nascem nos lugares menos inesperados, a vontade surge espontânea e autenticamente, um fruto imprevisto e por isso ainda mais valioso. A seguir compartilhamos uma breve lista de coisas que podemos fazer para melhorar nossas vidas...   (continua)


  •     Alexandre Matias - O Estadao.com.br
       Wando morreu. E eis que, no dia de sua morte, em meio ao luto súbito e homenagens póstumas de toda ordem (desde versões ilustradas para o hit “Fogo e Paixão” até piadas sobre um dos temas favoritos do cantor, as calcinhas), o blog Não-Salvo – um dos maiores blogs de humor do Brasil – postou uma foto do Sidney Magal em sua página no Facebbok.   (continua)


  •        Olívia Florência da Uol/Folha.com
          O desenvolvedor de software Fabrício Buzeto, 27, conseguiu encontrar um método de gerenciamento de tempo para chamar de seu. Bastou descobrir uma técnica que fracionou seu dia de trabalho em vários períodos de concentração total.   (continua)


  •    Tem gente que parece mesmo disposto a queimar dinheiro em questões amorosas, senão como explicar que um sujeito possa contratar um especialista nas artes da sedução para diretamente flertar e seduzir a própria mulher, a fim de provar a sua traição? Não lhe parece que literalmente está procurando chifre em cabeça de jumento? Pois é, tem gente que gasta dinheiro com isso.   (continua)


  •    Manter uma relação a distância é difícil, ainda que graças as novas tecnologias possamos nos sentir bem perto da pessoa amada. E-mails, webcams, celulares... o contato intelectual pode ser constante e muito reconfortante. Mas e a necessidade de contato físico? Em uma universidade fizeram um teste com um macaquinho órfão. Colocaram dois robôs que...   (continua)


  •    Certa tarde, um famoso banqueiro ia para casa em sua "limusine" quando viu dois homens à beira da estrada, comendo grama. Ordenou ao seu motorista que parasse e, saindo, perguntou a um deles: " - Por quê vocês estão comendo grama...? - Não temos dinheiro para comida.., disse o pobre homem, Por isso temos que comer grama. - Bem, então venham à minha casa e eu lhes darei de comer - disse o banqueiro.   (continua)


  •    A maior de todas as técnicas é o amor! Mas se algumas técnicas que se forem bem aprendidas e utilizadas poderão produzir grandes contingências. As vossas companheiras poderão ir às nuvens, ver estrelas e flutuar por horas. O amor merece. Confira!   (continua)


  •    Damien Preston-Booth é, provavelmente, o mais inteligente e engenhoso mendigo do mundo. Toda semana, o homem de 37 anos, de Preston, em Lancashire, viaja até Mayfair, em Londres, para mendigar doações de turistas ricos, via cartão de débito ou crédito. Ele, na verdade, leva um leitor de cartões para se certificar de que...   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília