Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Como formar bons leitores - Suely Braga

Enviado por Suely Braga
como-formar-bons-leitores----suely-braga

   Desde o primeiro aninho, ainda no colo da mãe, a criança deve entrar em contato com o livro. É preciso que a criança toque no livro, folheio-o, cheire-o. Atualmente há milhares de livros maravilhosos, atraentes, encantadores bem ao gosto de cada etapa infantil. Estão se multiplicando também  os escritores de literatura infantil.

   A mãe ou o pai deve contar histórias ,colocar CDS com historinhas que são uma imensa variedade.Sabe-se que isto não é fácil para os pais sempre muito ocupados, com o corre-corre do dia a dia, para a própria sobrevivência.Há muitos casos em que a família se encontra só à noite.Os pais retornam já cansados por um dia estafante de trabalho.Muitas vezes os filhos ficam à mercê da babá eletrônica,a televisão, que já vai formando pequenos consumistas.

    Na escolinha ,é imprescindível que a professora coloque,entre as atividades infantis, a contação de histórias,o manuseio do livro e a visita à biblioteca para a”hora do conto “.As crianças devem interpretar o livro,através das gravuras,desenhos,pinturas,contando-as oralmente.

  Na alfabetização  ,quando o aluno já sabem ler devemos levá-los à pequenas leituras interpretando-as oralmente e até escrevendo algo sobre a história.

 

 

 

Para formarmos pequenos leitores ,na escola,devemos incentivá-los e motivá-los a entrarem em contato com a literatura e a poesia.

Apesar do progresso e o desenvolvimento acelerado da tecnologia,pois as crianças hoje,desde a tenrra idade já manuseiam com certa habilidade celulares,entrar no computador e até na internet,que abre as portas do mundo para elas. Isto é algo maravilhoso ,mas não basta.O livro se faz importante para cultivar e desenvolver a imaginação e a emoção infantil.O ato de ler ou escrever um livro é um ato solitário,onde o leitor cria as suas próprias imagens e passeia com os personagens.

  A poesia não deve faltar na sala de aula,lida interpretada oralmente,declamada ,interpretada com desenhos,pinturas pois desenvolve a sensibilidade,estimula os tímidos e se descobre talentos.Sei de casos de alunos rebeldes,desinteressados, que na sala de aula descobriu-se  seu talento e foi recuperado.

  O livro para se tornar interessante ,deve respeitar  a faixa etária do aluno e os seus interesses.

    Quando lecionava nas primeiras séries e no fundamental   Língua portuguesa e Literatura no ensino médio sempre trabalhei muito com textos e o livro na sala de  aula.Não tínhamos ainda os recursos da internet,mas tínhamos uma biblioteca muito rica,que era visitada semanalmente pelos alunos com a bibliotecária orientando-os.Eu interagia com as outras artes: música,teatro,dança.

 

 

 

 

 Não me prendia aos livros didáticos.

 Hoje os professores dispõem dos recursos da internet ,bastante usados.No entanto,muitos professores,por comodismo se abstêm de usar estas ferramentas que se encontram à sua disposição.É muito comum usarem as famosas fichas de leitura,que podem levar  o jovem a não ler ,mas

simplesmente usar a resenha do livro ,ou copiar da internet.Isto é muito comum quando o professor pede uma dissertação.

    Tive um caso na família, de um aluno , que até a terceira série do fundamental adorava ler e escrevia muito bem  .Por causa de uma ficha de leitura , que a professora da quarta série pediu e não valorizou o seu trabalho,isto criou uma barreira intransponível, com a leitura.Depois de jovem e adulto,detestou literatura.

  O que pode fazer uma professora sem tato e sensibilidade com um aluno.

  O ensino está muito desqualificado.Os professores saem das Faculdades mal preparados.É urgente que os professores recebam boa formação , conhecimento também psicológico e tenham sensibilidade para trabalharem coma literatura e ajudar a formar bons leitores e escritores.Quem não lê muito, não aprende a escrever.

 

 

 

 

 

Há vários tipos de leitura,segundo as motivações e os desejos dos leitores, ou dos objetivos atribuídos à leitura  pela escola. Todos os professores das disciplinas devem interagir com o professor de Língua Portuguesa e Literatura..Todas a disciplinas do currículo devem levar os alunos a lerem textos descritivos,narrativos e dissertativos afim de ajudar o aluno na compreensão de aspectos relacionados a dois grupos conceituais linguísticos importantes qual sejam: coerência e a coesão textuais presentes em todos os textos bem estruturados linguísticamente.

Ler textos informativos,opinativos,divulgados nos meios de comunicação social :jornais,revistas, textos políticos,divulgação científica.

   Se os professores tivessem uma formação contínua e usassem adequadamente as ferramentas da tecnologia, que têm a seu dispor e da criatividade,não teríamos tanto fracasso dos alunos em Língua Portuguesa.

  Não podemos desconhecer a safra de escritores e poetas jovens muito bons.Certamente em sua jornada escolar tiveram alguém, que os incentivou e os ajudou a se tornarem bons leitores e bons escritores.

 

          SUELY BRAGA

Professora de Língua Portuguesa, Literatura,Orientadora Educacional e escritora.  Osório RS, 03/03/2011.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    O homem nasce para atingir a vida, mas tudo depende dele. Ele pode perdê-la. Ele pode seguir respirando, ele pode seguir comendo, ele pode seguir envelhecendo, ele pode seguir se movendo em direção ao túmulo - mas isso não é vida. Isso é...   (continua)


  •    Incivilizado, bárbaro, órfão de sensibilidade e pobre de palavra, ignorante e grave, alheio à paixão e ao erotismo - um mundo sem literatura teria como traço principal o conformismo, a submissão dos seres humanos ao estabelecido. Seria um mundo animal. Muitas vezes me ocorre...   (continua)


  •    "Na vida de cada homem existem duas faces: a vida pessoal, que é tanto mais livre quanto mais abstratos forem seus interesses, e a vida geral, social, na qual o homem obedece, inevitavelmente, as leis que lhe são prescritas. Por si próprio, o homem...   (continua)


  •    "Sentia-me à vontade em tudo, isso é verdade, mas ao mesmo tempo nada me satisfazia. Cada alegria fazia-me desejar outra. Ia de festa em festa. Acontecia-me dançar noites a fio, cada vez mais louco com os seres e com a vida. Por vezes, já bastante tarde, nessas noites...   (continua)


  •    "A Insustentável Leveza do Ser " é um livro publicado em 1984 por Milan Kundera. O romance se passa na cidade de Praga em 1968 [lindo ano]  e atravessa algumas décadas. Narra os amores e os desamores de quatro pessoas: Tomás, Teresa, Sabina e Franz. É permeada pela...   (continua)


  •    Algumas práticas humanas se modificaram e outras sobreviveram ao longo da história. Talvez guiados pelo mesmo padrão que garantiu a evolução das espécies, segundo Darwin, nossa decisão está sempre pautada em assegurar perpetuidade. A educação, baseada nas trocas entre humanos...   (continua)


  •    Hamlet é uma tragédia de William Shakespeare, escrita entre 1599 e 1601. A peça, situada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai Hamlet, o rei, executando seu tio Cláudio, que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com...   (continua)


  •    É um dos dois maiores épicos clássicos da Índia, juntamente com o Ramáiana. Já foi traduzido em vários Idiomas.Transformou-se em livros, peças teatrais e em filme . Sua fantástica história ainda é, contudo, pouco conhecida . Trazemos aqui um resumo dos seus principais acontecimentos...   (continua)


Copyright 2011-2025
Todos os direitos reservados

Até o momento,  114015830 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília