Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Desamparo aprendido

Enviado por Gilberto Godoy
desamparo-aprendido


      O modelo do desamparo aprendido foi proposto por Seligman em 1975. Alunos do curso de psicologia devem dar atenção especial a este experimento pois sua relação com a vida cotidiana pode ser bem identificada.

     Uma coisa que às vezes poupa as pessoas de depressão ou impotência é um sentimento de controle sobre os seus imediatos ou a longo prazo circunstâncias. Ser capaz de andar longe de uma relação abusiva, por exemplo, ou sair voluntariamente um trabalho aversivo. A condição conhecida como desamparo aprendido, no entanto, pode causar uma pessoa a sentir-se completamente impotente para mudar a sua situação para melhor.

     Desamparo aprendido pode ser visto como um mecanismo algumas pessoas empregam para sobreviver difícil ou abusivos circunstâncias. Uma pessoa abusada ou cônjuge podem, eventualmente, aprender a permanecer passiva na contingência aversiva sem conseguir emitir comportamento de fuga/esquiva da situação, por causa do desamparo aprendido.

     A relação entre depressão e desamparo aprendido tem sido bem estabelecido na comunidade psicológica. Alguns especialistas sugerem desamparo aprendido pode ser transmitida através de observação, como no caso de uma filha assistindo passivamente obedeças mãe dela abusou do marido comandos. A filha pode começar a associar passividade e baixa auto-estima com o "normal" exige vida de casada, o que conduz a uma perpetuação do ciclo desamparo aprendido.

     Os resultados do experimento demonstraram que passividade e à perda de auto-estima podem ser resultados diretos do desamparo aprendido. Muitas pessoas que sofrem de depressão clínica podem ser beneficiadas por bons psicólogos que entendem e ajudam a modificar as contingências de vida do indivíduo.

   Saiba mais sobre este tema em:

Clínica Brasília de Psicologia    ou    Canal Gilberto Godoy no Youtube 

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Lista de duzentos filmes com temas e histórias relacionados a psicologia.
       10 horas até o Paraíso:
       O fisiculturista Dennis, de 38 anos, gostaria de encontrar o verdadeiro amor. Ele nunca teve uma namorada e vive sozinho com sua mãe em um subúrbio de Copenhagen. Quando seu tio casa com uma moça da Tailândia...   (continua)
      * Veja sobre Psicólogo Brasília na Clínica Brasília de Psicologia ou AQUI.


  •    Construímos o que chamamos de autoconceito baseados em uma aprendizagem social-familiar nem sempre muito "conscientes" e, geralmente, recheada de controle avesivo. A autopercepção negativa não é fácil ser mudada mas é preciso se comportar na direção de ampliar nosso conhecimento de nós mesmos e do mundo. Autoconhecimento é a chave da muitas portas, entre elas a da autonomia e da 'liberdade'.   (continua)


  •    Neste vídeo o Professor Gilberto Godoy fala a respeito da dificuldade da pessoa fazer o que gostaria porque não quer desagradar o outro. Algumas pessoas se preocupam muito com o que pensam a respeito delas. 

    Confira no vídeo do Canal Gilberto Godoy no Youtube AQUI

    https://www.youtube.com/watch?v=u7VL5b6Pmu4


  •    A Clínica Brasília de Psicologia tem compromisso com a saúde integral do indivíduo e o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Realizamos atendimentos psicológicos individuais, atendimentos em domicílio, terapia de casal, cursos diversos na área de psicologia e cultura, avaliação neuropsicológica, assessoria em psicologia, encontros científicos e mais. Conheça nossos serviços e nossa política de qualidade:  www.cbrasilia.com.br


  •    Esta é uma lista de 50 documentários e vídeos de Psicologia, online e gratuitos disponíveis na internet, com um pequeno resumo de cada um deles. São documentários que tratam temas importantes da psicologia com alguns dos principais autores e teorias. Vale a pena conferir.   (continua)


  • O professor Gilberto Godoy fala sobre Terapia Comportamental com Idosos, dando dados e possibilidade para ajudar os idosos e quem pode ajudá-los profissionalmente. Todos os anos no segundo semestre realizamos um curso sobre Idosos.   (continua)


  •      São tantas as possibilidades da sexualidade humana e as dúvidas, que resolvemos reproduzir um glossário importante para entender melhor o universo Trans, organizado pelo Correio Braziliense, com a ajuda da psicóloga Isabel Amora do Hospital Universitário de Brasília, HUB.   (continua)


  •    Terapia comportamental pode ajudar pessoas em momentos especiais em que estão sentindo necessidade de solucionar problemas ou questões pessoais, e tem a necessidade de ajuda profissional efetiva.  Geralmente procuram o profissional por meio de indicações de amigos, colegas ou parentes. A procura na internet hoje também é muito comum.   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília