O relatório da Associação Americana do Coração publicado nesta semana indica que o consumo de café pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver uma insuficiência cardíaca ou de ter um acidente cerebrovascular. Este efeito foi demonstrado por um estudo preliminar apresentado na sessão científica da organização deste ano.
Os cientistas descobriram que uma caneca de café à semana diminui o risco de infarto em 7% e de sofrer um acidente cerebrovascular um 8% em relação com aqueles que não tomam café.
Os especialistas chegaram a esta conclusão baseando se nos resultados do estudo de Framingham, realizado em 1948 para analisar a alimentação e o estado do sistema cardiovascular de um grupo de residentes desta cidade do estado de Massachusetts.
Os cientistas usaram o método de aprendizagem de máquinas para buscar relações nos dados recolhidos por Framingham de maneira muito similar à que os sites de compra on-line predizem os produtos que um usuário pode preferir baseando se em seu histórico de compras.
Depois compararam os resultados da pesquisa automática com os resultados de pesquisas tradicionais e descobriram uma relação entre o consumo do café e o baixo risco de padecer os mencionados problemas de saúde. O comunicado da organização sublinha que se trata de um estudo que dá conta de uma relação observada, mas não demonstra causa e efeito.
Fonte: EurekAlert