Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Pisar em prego enferrujado causa tétano?

Enviado por Habbas Gazan
pisar-em-prego-enferrujado-causa-tetano-

    Um dos medos que nossos pais se encarregam de integrar apaixonadamente em nossa infância, junto ao de não tomar banho após comer sob pena de sofrer uma congestão, é que se pisarmos em um prego enferrujado, então provavelmente contrairemos o tétano. Na verdade, nunca sabíamos exatamente o que era o tétano. A única coisa que estávamos seguros é que contrair o tétano significava morrer em poucos dias, a não ser que um fosse célere ao médico para tomar o soro ou/e a vacina.

     Mas que há de verdadeiro nesta ideia tão difundida? Realmente um ferro oxidado pode levar-nos a contrair o tétano? Que tem o óxido de tão especial? Ou talvez tudo isto não seja mais que um mito totalmente injustificado? A resposta: não é exatamente um mito, mas sim que é uma pista falsa e é uma ideia perigosa porque as coisas não funcionam exatamente assim.

     O termo "tétano" soa-nos a tétrico, a mortal, à morte com foice (enferrujada), mas em realidade deriva do grego e significa "tirante, tenso", porque a infecção conduz a uma série de contrações musculares por todo o corpo (primeiro a mandíbula, por isso em inglês a doença é conhecida como "lockjaw" ou mandíbula travada).

     No entanto, as feridas causadas por pregos enferrujados não originam necessariamente o tétano. Porque não importa se o prego está oxidado ou não. Nem sequer importa que seja um prego. O que pode causar o tétano é qualquer objeto pungente. E só nos contagiará se o objeto conter Clostridium tetani, um bacilo que sobrevive ao ar livre em forma de diminutos esporos. Tal e qual explica Ken Jennings em seu livro "Because I Said So!":

     " - Estes esporos são encontrados por todas partes, pelo que qualquer tipo de ferida, desde um arranhão profundo ou uma mordedura ou picada de animal, podem, potencialmente, transmitir o tétano. Não há nada mágico no prego enferrujado, salvo que os pregos oxidados costumam estar sujos, e a sujeira pode estar cheia de esporos de tétano. Exagerar a importância dos pregos enferrujados pode ser contraproducente, porque dá aos pais uma falsa sensação de segurança se vêem que seus filhos brincam com algo que não está oxidado, mas que de todas as formas pode estar contaminado com Clostridium tetani."

     Na atualidade o tétanos é algo infrequente nos países do primeiro mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, acontecem menos de 100 casos ao ano, geralmente em pessoas que não se vacinaram. Inclusive mesmo nesse caso, só 10% resulta fatal.

     Existem dados antigos desde o século V a. C. nos quais descrevem esta doença. Hipócrates foi o primeiro que descreveu os sintomas do tétano em um marinheiro. A toxina do tétanos foi descoberta por Knud Faber em 1899, condição prévia para o sucesso do desenvolvimento da vacina. A imunização passiva contra o tétano foi realizada em massa pela primeira vez durante a Primeira Guerra Mundial.

     De qualquer forma é bom se proteger contra a doença e há 3 regrinhas básicas do que fazer se por acaso sofrer algum ferimento de um objeto pungente, independente se for prego enferrujado ou não. São elas:

     Se você não lembra se tomou as 3 doses e nem há quanto tempo: deverá tomar o soro e a vacina;
     Se tomou as 3 doses e a última foi a menos de cinco anos: não precisa tomar o soro e nem a vacina;
     Se tomou as 3 doses e a última foi entre cinco e dez anos: não precisa tomar o soro, mas sim a vacina;

     Ou seja, para estar livre da doença é bom saber o histórico de vacinação e vacinar periodicamente.
 

     Fonte: LuisãoCS/negóciodigital

 

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Passear no shopping, caminhar na praia ou com o cachorro, andar pela casa... para você, caminhada é tudo igual? Pode até parecer a mesma coisa, mas o resultado é completamente diferente quando se trata de uma caminhada seca gordura. O segredo? "Ela queima gordura e detona muitas calorias precisa por atingir uma faixa de frequência cardíaca...   (continua)


  •    Uma simples caminhada rápida nos arredores de casa pode ter um papel importante no combate à depressão, segundo pesquisadores de uma universidade na Escócia. Estudos anteriores já haviam demonstrado que exercícios vigorosos aliviam os sintomas da depressão, mas o efeito de atividades menos árduas ainda não foi analisado em profundidade.   (continua)


  •    Dois artistas populares no Brasil tiveram problemas graves de coração recentemente, apesar de serem adeptos de check-up regulares. O ator José Wilker faleceu por causa de um infarto no dia 5 de abril de 2014, aos 69 anos. Amigos próximos relataram que ele havia se submetido a exames recentemente.   (continua)


  •      Segundo o Ministério da Saúde, 51% da população brasileira acima de 18 anos está acima do peso ideal. Se você está nesse grupo de pessoas, então tem alguns quilinhos de gordura para perder. E talvez você fique mais motivado ao ver meio quilo de gordura humana - você precisa eliminá-la do seu corpo agora mesmo. No entanto, ainda há muitas concepções incorretas sobre a gordura — e alguns desses enganos podem atrapalhar seu esforço para perder peso. Então vamos nos livrar dessa desinformação ingerindo um pouco de conhecimento.   (continua)


  •    Algumas regras e conselhos médicos são bastante conhecidos. Fazer exercícios, controlar o estresse, maneirar no sal, alimentação balanceada, álcool sob controle, cigarro à distância, boas horas de sono... estas você já sabe ou deveria saber, de tanto que os médicos repetem. No entanto,  há muitos outros bons hábitos e fatores externos que são fundamentais para se chegar a uma “melhor idade” digna do...   (continua)


  •    O ser humano se condiciona a determinados hábitos para facilitar a sua vida diária na sociedade. Criamos rotinas, processos e conceitos sociais para vivermos de forma harmoniosa entre nossos pares e para usufruir de um convívio pacífico e prazeroso. Muito do que fazemos são heranças atávicas de como os nossos pais nos criaram e dos...   (continua)


  •    Nesta época do ano, em especial, escuta-se muita gente contando suas loucuras para perder peso ou manter-se nele. Quem aqui não conhece uma amiga que só come gelatina ou passa o dia com apenas um miojo?! Sem entrar no mérito nutricional desses alimentos, ficar horas sem comer impede sim o organismo de perder peso e ainda cria...   (continua)


  •    Serviço de saúde inaugurado na Zona Leste tem o objetivo de dar conforto a pequenos pacientes sem chance de cura que não precisam mais ficar em um hospital. Em janeiro de 2012, Paulo Ricardo Ferreira de Almeida, então com 2 anos, chegou ao Hospital Santa Marcelina, em Itaquera, com febre e dificuldade de comer. Os exames indicaram um tipo de leucemia grave. Paulo foi submetido a quimioterapia, e o tratamento não surtiu efeito.   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília