Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Manual de comportamento de 1530

Enviado por Gilberto Godoy
manual-de-comportamento-de-1530

     O Renascimento marcou um ponto de inflexão nas artes, nas ciências e na cultura em geral. Foi uma época de luz em frente ao obscurantismo da Idade Média. Um dos membros destacados desta época foi o filósofo e humanista Erasmo Rotterdam que publicou em 1530 o "De civilitate morum puerilium", um manual de comportamento para as crianças que foi editado até o século XVIII.
      Erasmo Rotterdam realizou os votos monásticos aos 25 anos, sendo inclusive um grande crítico da vida monástica e das características que julgava negativas dentro da Igreja Católica.
      A popularidade extraordinária dos seus livros fica patente pelo número de edições e traduções que surgiram desde o século XVI, e no interesse permanente que é suscitado pela sua personalidade esquiva, porém fascinante na luta por uma sociedade mais humanizada onde o ser humano pudesse se desenvolver ao máximo.
      Estas são algumas se suas pérolas, lembrando evidentemente o ano de sua publicação (1530):
 •Se não conseguir engolir um naco de comida, vire-se discretamente e jogue em alguma parte.
 •Segure as ventosidades comprimindo o ventre.
 •Você não deve oferecer seu lenço a ninguém a não ser que esteja recém-lavado. Também não é correto, após limpar o nariz, estender o lenço e contemplá-lo, como se de seu nariz se tivessem desprendido pérolas e rubis.
 •É inadequado chupar os dedos cheios de gordura ou limpar-los na jaqueta. Aconselha-se utilizar o guardanapo.
 •Certas pessoas colocam as mãos nos pratos mal se sentam. Isso é próprio de lobos.
 
      Estas pérolas dão-nos uma ideia do que se fazia habitualmente naquela época , além de que a gente percebe que algumas coisas continuam como antes no quartel de Abrantes.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Quem viveu, sabe. Os anos 80 foram incomparáveis. Como é bom rever e lembrar com saudade dos objetos, das músicas, enfim, do tempo que não volta mais... parecia que o clima era mais agradável. Ainda bem que hoje temos a internet para fazer o tempo "voltar" de alguma forma.


  •    O barulho que ouvimos quando colocamos uma concha junto ao nosso ouvido não é o oceano, mas sim o som do sangue correndo nas veias da orelha;  - O ouro é o único metal que não enferruja, mesmo estando enterrado no solo por milhares de anos; A língua é o único músculo do corpo que está ligado apenas a uma extremidade...   (continua)


  •    As crianças são sumamente sensíveis e podem captar (discriminar) coisas que os adultos não, porque seu leque de sensações ainda não experimentou o bastante para que possa confundi-los. A conexão maior eles têm com suas mães. Reconhecem seus modos, seu cheiro e talvez haja...   (continua)


  •    Uma das aplicações mais curiosas dos vídeos 360° é a de mostrar como são realmente alguns lugares com um realismo enorme: como se estivesses ali. Neste exemplo podemos ver um dos datacenters do Google, situado em Dalles, Oregon.   (continua)


  •    Trava-Línguas são um tipo de parlenda, jogo de palavras que faz parte da literatura popular. O trava-língua é uma frase difícil de recitar em decorrência da semelhança sonora das suas sílabas. Veja abaixo 50 trava-línguas super difíceis. Tente dizer rapidamente e sem a língua travar!   (continua)


  •      Acham que ele tem pouco mais de 40 e vive no estado de Rondônia. Ninguém sabe seu nome, mas é conhecido como "homem do buraco". É o último sobrevivente de uma tribo desconhecida e seu primeiro avistamento data de 1996. Onze anos depois, a Funai decretou que ninguém se aproximasse a menos de 31 quilômetros dele.   (continua)


  •      Cleópatra viveu mais perto da construção da primeira Pizza Hut do que das pirâmides. A Grande Pirâmide foi construída em meados de 2.560 aC, enquanto Cleópatra viveu por volta de 30 aC. A primeira Pizza Hut abriu em 1958, cerca de 500 anos mais próximos.   (continua) 


  •    Em que momento da evolução aprendemos a cozinhar nossa refeição e deixar de comer carne crua? Segundo um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA), a capacidade de cozinhar e processar alimentos permitiu ao Homo erectus, ao Neandertal e ao Homo sapiens realizar um grande salto evolutivo que lhes diferenciou de outros chimpanzés e primatas. O Paleontólogo Frederick Kyalo apresentou...   (continua)


Copyright 2011-2022
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília