Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

O mundo é um palco

Enviado por Gilberto Godoy
o-mundo-e-um-palco

   No último dia 12 de julho, a livraria Travessa do Leblon recebeu o evento de lançamento do livro “O Mundo é Um Palco”, organizado pela equipe de Liana Leão, professora do Departamento de Letras da UFPR. O volume faz parte das celebrações dos 400 anos da morte de William Shakespeare e, reunindo artigos de diversos autores, se propõe a mostrar um olhar brasileiro sobre a obra do inglês.

   Além da pesquisadora, que desde 2012 coordena o projeto Shakespeare Digital junto do assessor de Comunicação da UFPR, Carlos Rocha, os capítulos têm como autores a atriz Fernanda Montenegro, o economista Gustavo Franco, o jurista Joaquim Falcão, o psicólogo e administrador José Ernesto Bologna, o jurista José Roberto de Castro Neves, o grande escritor cearense-inglês, Theófilo Silva e prefácio do jornalista Pedro Bial.

   “O livro foi lançado na Flip [Feira Literária de Paraty] com bastante sucesso e em dois lugares: na programação geral e na Casa Shakespeare, que abrigou atividades relacionadas ao bardo”, conta a professora, acrescentando que já estão programados novos eventos para Curitiba relacionados à efeméride, quando o livro será oficialmente lançado em Curitiba.

   Apesar do ritmo puxado que está levando ao longo deste ano de comemorações, Leão acredita que a correria é uma coisa boa. “Acho que a gente tem que aproveitar o momento em que as pessoas estão pensando em Shakespeare”, comenta.

   Shakespeare Digital 

   Criado em parceria com a UFPR TV na comemoração dos 450 anos do nascimento do bardo, o Shakespeare Brasil tem a proposta de ser o mais completo portal sobre o universo do autor no país. A iniciativa reúne, em um único endereço, textos, podcasts e vídeos com comentários, depoimentos e leituras de trechos das obras, conteúdo que pode ser usado livremente para fins educacionais ou recreativos.

   Entre os intérpretes de textos estão Fernanda Montenegro, Diogo Vilela, Gustavo Gasparini, Thiago Lacerda e Maitê Proença. Outras categorias de vídeos trazem, ainda, depoimentos de professores e diretores comentando aspectos da obra e de Shakespeare em diálogo com outros escritores e relatos de alunos que estão realizando trabalhos sobre a obra.

   Conheça a plataforma em www.shakespearedigitalbrasil.com.br.

Comentários

  • por: Theófilo Silva em segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

    Não tinha visto essa matéria. Obrigado por dizer que este autor é cearense/inglês. Rsssssssss

Também recomendo

  •    Conhecida como 'A Nostradamus do Marketing', a nova-iorquina Faith Popcorn analisa neste livro o comportamento do consumidor e suas influências no mercado de consumo. Especialista em fazer previsões de marketing, Popcorn, através de pesquisas permanentes, consegue prever tendências de comportamento, produtos que podem virar sucesso, e como as empresas devem se comportar no mercado.   (continua)


  •    Seis escritorores consagrados que não enxergavam direito: 1)Homero
       O autor grego dos poemas épicos Ilíada e Odisseia é muito controverso. Nem mesmo o século de seu nascimento é muito preciso. O século 8 a.C. é conhecido como a “data de Homero”, a época em que supostamente os poemas...   (continua)


  •    Sapiens fez 10 anos em 2022 e é um livro impactante. De fato, questiona nossas ideias preconcebidas a respeito do universo. Um relato eletrizante sobre a aventura de nossa extraordinária espécie – de primatas insignificantes a senhores do mundo. O que possibilitou ao Homo sapiens dominar as demais espécies?   (continua)


  •    O site espanhol Que Leer disponibilizou uma matéria associando os principais livros lançados entre 1911 e 1999 à suas respectivas datas de publicação. Como a internet faz estas matérias viajarem sem fronteiras, o Homo Literatus traz a lista de títulos já lançados no Brasil, em português e poucos ainda não...   (continua)


  •    "Raimund Gregorius é um homem culto, professor de línguas clássicas. Um dia se levanta durante uma aula e sai da sala. Assustado com a súbita consciência do tempo que se esvai, deixa para trás sua rotina bem organizada e pega o trem noturno para Lisboa. Na bagagem, leva um livro do português...   (continua)


  •    Os 100 melhores livros da literatura mundial, em todos os gêneros e de todos os tempos. As obras foram escolhidas a partir da importância para a humanidade e para a literatura mundial. Muitas, de semelhante valor literário e histórico, foram deixadas de lado neste momento mas serão contempladas...   (continua)


  •    Sabe-se muito pouco sobre a vida de Shakespeare, e ninguém pode dizer ao certo o que é verdade ou invenção no pouco que se sabe. Encontrei o livro numa livraria de língua inglesa em Munich. O título era irresistível: “Nabokov’s Shakespeare”. O William Shakespeare de Vladimir Nabokov!   (continua)


  •    O livro Todos os homens são mortais, de Simone de Beauvoir, conta a história de Fosca, rei de Carmona, personagem nascido no ano de 1279 (séc. XIII), que em uma situação de angustia - seu reino estava sendo ameaçado pelos genoveses - bebe o remédio da imortalidade, que, ao contrário do que...   (continua)


Copyright 2011-2026
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília